Rua do Centro passa a ser denominada Doutor Luiz Gama em reparação histórica
Em reconhecimento à trajetória e à atuação do líder abolicionista negro Luiz Gama na libertação de mais de 500 escravizados no século 19, a Prefeitura substituiu as placas da rua com seu nome, no Centro de Guarulhos, que passou a ser denominada Doutor Luiz Gama. O decreto de alteração do nome da via, localizada entre as ruas Dom Pedro II e Oswaldo Cruz, foi assinado pelo prefeito Guti no último dia 3 de março.
“Esta é mais uma ação na agenda da Prefeitura de Guarulhos na caminhada em direção à construção de uma cidade antirracista e em que tenhamos igualdade e justiça. Doutor Luiz Gama é uma inspiração para a identidade dos jovens negros, pois ele rompeu com a ideia de que a abolição é um ato benemérito da princesa Isabel, trazendo o protagonismo negro para a abolição. A substituição da placa é importante para toda a cidade, mas principalmente para os 45% de negros que a habitam”, afirmou a membro do Conselho de Promoção da Igualdade Racial (Compir), a assistente social especialista em gestão pública Greice Cristina de Oliveira, da equipe técnica responsável pelas formações em relações étnico-raciais da Subsecretaria da Igualdade Racial, que integra a Secretaria de Direitos Humanos de Guarulhos.
A ação vai ao encontro da reparação histórica realizada pela Universidade de São Paulo (USP), que outorgou ao poeta, jornalista e rábula (advogado sem formação acadêmica) Luiz Gama o título de doutor honoris causa póstumo no ano passado. Em 2015 ele foi oficialmente reconhecido como advogado pela Ordem dos Advogados do Brasil por sua atuação nos tribunais.
Vale destacar que a rua Doutor Luiz Gama faz parte do roteiro de passagem da tradicional Marcha da Consciência Negra, que ocorre anualmente no dia 20 de novembro.
Comentários