Aula da Professora Mirian Meliane - REVISÃO DE APONTAMENTOS PARA PRODUÇÃO DE CONTEÚDO NOTICIOSO DIGITAL
* Títulos longos são muito utilizados, pois são capazes de levar o leitor uma boa parte da notícia.
HIPER-TEXTO= NÃO LINEAR ( o poder de decisão está nas mãos do leitor)
Hipertexto é usado em grandes reportagens, muito comum no jornalismo online, mas Piery Levy, na década de 90 já tratava desse assunto abordando a Cibercultura.
O ecossistema digital é muito maior do que a própria internet. É um conceito para dar a dimensão da ubiquidade dos novos tempos.
A ideia de hipertexto foi criada a partir da internet. O hipertexto é o CONTEÚDO apresentado, mas não em linha reta.
Os algoritmos vão direcionar os conteúdos que acessamos na rede mundial de computadores:
CIBERESPAÇO = local
CIBERCULTURA = relação
HIPERTEXTO = conteúdo
Um bom exemplo de hipertexto é o TWITTER.
A Wikipedia é um grande exemplo de hipertexto. É a grande utopia da internet, construída através do pensamento colaborativo.
As partes do hipertexto devem fazer sentido individualmente.
O jornalismo online está sempre baseado na revolução tecnológica, portanto são tendências mutáveis.
NO PRIMEIRO MOMENTO DA INTERNET ERA APENAS TEXTO CURTO E SUPERFICIALIDADE, SEM PROFUNDIDADE. CONFORME A INTERNET FOI AVANÇANDO, DEMOCRATIZANDO E O JORNALISMO ONLINE SE DESENVOLVENDO VÁRIOS PROJETOS FORAM APRESENTANDO INOVAÇÕES, DENTRE ELES:
* AGÊNCIA PÚBLICA DE JORNALISMO INVESTIGATIVO
* REPÓRTER BRASIL - VIDA DE GADO (Um verdadeiro Dossiê sobre a carne no país. Projeto de Leonardo Sakamoto)
O intertítulo divide o texto jornalístico em temáticas.
Comentários