AVALIAÇÃO - SESSÃO CINE TEATRO - ESTUDOS SOBRE ESTÉTICA

ESCOLA ESTADUAL PARQUE CONTINENTAL GLEBA I
Arte/Educação - 2010 - Professor Tiago Ortaet®

ESTUDOS SOBRE ESTÉTICA – AUDIOVISUAL
Avaliação sobre o longa metragem Francês

“O Fabuloso Destino de Amelie Poulain”

1) O filme possui uma narrativa bastante descritiva que nos contam detalhes da vida de cada um dos personagens e como esses detalhes acabam influenciando na história. Quais são os principais prazeres de Amelie Poulain? O que esse tema se assemelha com nosso ciclo de atividades “PRESENTE” do início do ano?


2) O personagem chamado de “O homem de vidro” que mora no mesmo prédio de Amelie é um senhor com graves problemas de saúde e não costuma sair de casa. Ele tinha o hábito de refazer obras de arte de um grande artista Francês. Qual o nome desse artista e de algumas de suas obras? Comente sobre esse personagem.

3) Pensando em Direção de Arte quais são as cores predominantes do longa metragem? Em que parte do filme você percebeu esses detalhes?

4) Qual a intenção de Amelie Poulain ao encontrar a caixa secreta escondida a mais de 40 anos em seu apartamento? Descreva a sensação de “BREDOTEAUX” ao reencontrar sua caixa?

5) O que você entende por impressionismo? O que esse movimento artístico tem a ver com o filme?

6) Na obra “O almoço dos barqueiros” de Renoir, o homem de vidro diz para Amelie que não consegue pintar a menina central do quadro por que a mesma expressa uma solidão muito grande através de seu olhar. Como Amelie se sentiu ao ouvir isso?
7) Amelie tinha uma mente imaginativa capaz de criar seu mundo particular. A menina teve uma infância solitária e durante a juventude se dedicou a ajudar as pessoas. Comente quais foram as principais causas da solidão e o que despertou nela o desejo de ajudar o próximo?

8) Lembrando do contexto histórico explicado em sala de aula; qual a principal diferença do cinema Europeu para o Americano?

9) Quais as lembranças que você quer deixar para as pessoas com suas atitudes? Como você imagina que as pessoas lembrarão de você na escola futuramente?

10) Comente sobre a experiência que tivemos na “aula especial” de experimentação de objetos e elementos inspirados nas obras da artista Brasileira Lygia Clark, que aguçam os 5 sentidos humanos. Baseado no Caderno do Aluno Volume 2.

Você pode utilizar o verso da folha para suas respostas, reflita sobre o que aprendemos. Bons Estudos! Prof. Tiago Ortaet

Comentários

Anônimo disse…
professor, peço desculpas pela minha correção, porém acho que devia; No último parágrafo, o senhor escreveu:
"Para o estudante que optar por RESPOSNDER as questões no próprio(...)" Não seria: responder?
Sei que foi erro de digitação, mas queira me desculpar por corrigir o senhor.

MAIS LIDAS

PEÇA TEATRAL SOBRE A CONSCIÊNCIA NEGRA - Professores: Mirian (Português) e Tiago (Arte)

O QUE É E PRA QUE SERVE UM CONSELHO ESCOLAR???

TEXTO "Tráfico Negreiro e Escravismo no Brasil I e II" da PROFESSORA ROSNEY ÀS 6ªs e 7ªs séries INTERDISCIPLINAR com ARTES