VOCÊ SABE O QUE É O FUNDO SOCIAL DE SOLIDARIEDADE???

Fundo Social de Solidariedade

Vinculado à Chefia de Gabinete do Prefeito, o Fundo Social de Solidariedade  é um órgão da administração municipal que tem por finalidade formular, propor, articular e integrar as políticas e ações de promoção social, visando a implementação das Metas do Milênio, em especial a erradicação da pobreza extrema e da fome. O público beneficiário são pessoas em situação de vulnerabilidade social.




Programas, projetos e ações por eixo de atuação

Eixo I –  Inclusão Social

Capacitação e Qualificação Profissional e Geração de Trabalho e Renda
O Fundo Social de Solidariedade oferece diversos cursos nas áreas de alimentação, artesanato, beleza, costura, hotelaria e terapias naturais. Os pré-requisitos para participar dos cursos é ter 16 anos ou mais e ser morador da cidade. São três formações por ano com duração de três meses cada. Pessoas assistidas por programas sociais têm prioridade nas inscrições, que são atemporais e podem ser feitas o ano todo. As formaturas acontecem três vezes por ano e são entregues 900 certificados, em média, por evento. 
Cursos oferecidos: confeitaria, culinária para Buffet, garçom, kit festa, panificação, cozinha alternativa, técnicas de cozinha, formação de pizzaiolo, garçom e garçonete, pintura básica e avançada, cabeleireiro básico e avançado, manicure e pedicuro, costura industrial básica, modelagem, corte e costura, costura industrial avançada, camareira, terapia corporal, terapias orientais, reflexologia podal, anatomia e massoterapia.

Eixo II – Ações Solidárias

Galpão Solidário
O Galpão Solidário é responsável por receber as doações feitas por empresas e munícipes, fazer a triagem, limpeza e doar os objetos para entidades cadastradas no Fundo Social, pessoas assistidas por programas sociais, CRAS e Defesa Civil em casos de emergência como enchentes, desabamentos e incêndios. São recebidos objetos de todos os tipos no Galpão Os objetos mais doados são calçados e roupas. Alguns objetos também são destinados para venda no Bazar Solidário a preços populares. Ainda mantemos um estoque para casos de emergências. 

Casamento Comunitário
O Casamento Civil Coletivo, ou Casamento Comunitário, já casou quase 2.500 pessoas em quatro edições anteriores. No ano passado (2014), o Casamento Comunitário uniu 240casais com rendimentos até três salários mínimos, e os casais só tiveram que gastar com o par de alianças. O Fundo Social de Solidariedade cede o empréstimo de vestido de noiva, terno para noivos, daminhas e pajens, a festa de casamento, que será no Internacional Eventos (antiga Phillips), com sorteio de eletrodomésticos e viagens, o buquê de flores, SOS noivas com cabeleireiro e maquiagem no evento,e cada casal tem direito a 10 convidados no dia da festa, que também tem benção ecumênica.

Central do Voluntariado
A Central do Voluntariado de Guarulhos foi fundada em dezembro de 2009 e é um programa da Prefeitura que visa conciliar e integrar as pessoas que desejam ser voluntárias e os órgãos e instituições que desejam receber esses voluntários.
O objetivo da Central do Voluntariado é incentivar e fortalecer no município as ações de responsabilidade social através do trabalho voluntário responsável e digno. Após cadastrar interessados, a equipe da Central realiza entrevistas, identifica e visita as empresas e instituições que desenvolvem voluntariado empresarial e promove campanhas para motivar futuros voluntários.


Campanha do Agasalho
A Campanha do Agasalho é uma ação beneficente que acontece todos os anos na cidade de Guarulhos e tem por objetivo arrecadar roupas de frio em três meses de doação. Por mais que o Galpão Solidário receba doações o ano todo, a Campanha visa sensibilizar a população para escolher peças em bom estado para serem distribuídas nas mais de 140 entidades cadastradas no Fundo Social de Solidariedade.
As doações são encaminhadas ao Galpão Solidário, onde acontece a triagem, higienização e são montados kits para entrega nas entidades e também em comunidades carentes e Defesa Civil.

Campanha de Natal
A Campanha de Natal vai, este ano, para a 14a edição. Com três meses de duração, tem o objetivo de arrecadar brinquedos e livros infantis em bom estado. No ano passado, foram mais de 54 mil itens distribuídos entre as 140 entidades cadastradas pelo Fundo Social e as festas de natal da prefeitura.

Serviço:

SEDE DO FUNDO SOCIAL DE SOLIDARIEDADE
Alameda Tutoia, 534, Gopoúva – CEP: 07092-000
Telefone: 2472-5177
Cadastramento de entidades: 2472-5170

CENTRAL DO VOLUNTARIADO: 
Avenida Bom Clima, 91 - Jardim Bom Clima
Telefone: 2087-2441

GALPÃO SOLIDÁRIO & BAZAR SOLIDÁRIO
Avenida Salgado Filho, 302, Centro – CEP: 07115-000
Telefone: 2408-3153

Comentários

MAIS LIDAS

PEÇA TEATRAL SOBRE A CONSCIÊNCIA NEGRA - Professores: Mirian (Português) e Tiago (Arte)

O QUE É E PRA QUE SERVE UM CONSELHO ESCOLAR???

TEXTO "Tráfico Negreiro e Escravismo no Brasil I e II" da PROFESSORA ROSNEY ÀS 6ªs e 7ªs séries INTERDISCIPLINAR com ARTES