PENSAR SOBRE CORPO, CONSUMISMO, MODA, REPRESENTAÇÃO, INDUSTRIA CULTURAL, EXISTENCIALISMO, DIREITOS HUMANOS, ARTE

ROTEIRO DE ESTUDOS ESTÉTICOS
“Manifestus – O que me habita”

o   Panorama de associações em sala de aula acerca do tema-disparador “SIMBOLOS”
o   Orientações do professor sobre semiótica. Ler texto de referência em www.continentalcultural.blogspot.com
o    Atividade em grupo de até 15 pessoas: Ação poética COR2(po) (construção do painel + desenhos + contornos)
o   Leitura coletiva em sala de aula “Eu, etiqueta” do poeta brasileiro Carlos Drummond de Andrade.
o   Debate em sala de aula sobre consumismo.
o   Participação no grupo de whatsApp do projeto. Responder o questionário online da nossa pesquisa de campo.
o   Ação poética COR2(po)  pinturas dos espaços + criação de texturas táteis e visuais.
o   Atividade em dupla: Trazer um cabide. Refletir sobre o que a imagem do cabide te sugestiona. Criar uma instalação de arte contemporânea em que aborde a corporeidade humana em diferentes contextos.
o   Criação de auto-poesia a partir da frase “EU SOU O LUGAR SOU EU” parte da instalação da exposição “E...ternos” do professor Tiago Ortaet realizada em Portugal.
o   Ouvir a canção “Vamos Celebrar” de Oswaldo Montenegro – transcrever em seu caderno grifando detalhes que se identifique com a sua personalidade.
o   A artista brasileira Nazareth Pacheco criou um vestido com centenas de lâminas cortantes. Veja imagens e dialogue com seus amigos quais temas ela quis debater com sua provocação.
o   Realizar em seu caderno a atividade “LIVRO-PESSOA” proposta pelo professor.
o   Reescrita de seu texto. Explore imagens, detalhes do cenário que tenha imaginado, objetos e rimas...
o   A partir do conteúdo do seu texto poético-biográfico transformar as palavras em materialidade. Numa caixa, com tampa. Seja criativo, personalize, crie! (pode utilizar qualquer material como suporte)
o   Refletir sobre a frase “Viver é isso: Ficar se equilibrando o tempo todo entre escolhas e conseqüências” Jean Paul Sartre. Você sabe quem é esse pensador? Pesquise!
o   Você já ouvir falar do “Museu da Pessoa” conheça!
o   Fazer uma análise crítica do videoclipe “Gita” de Raul Seixas, expoente do rock nacional dos anos 80.
o   Através da curadoria conjunta entre professor/estudantes, realizar a exposição “CAIXAS DO INCONTIDO”.  
o   Visitar uma redação de grande jornal para conhecer os editoriais de cultura.
o   Assistir o documentário “O Lixo Extraordinário” do artista brasileiro Vik Muniz
o   Os cartazes de filmes brasileiros que eram tradicionalmente expostos na Agência nacional de cinema – ANCINE foram retirados pelo governo federal. Em protesto, a atriz Mariana Ruy Barbosa, criou um vestido todo estampado com esses cartazes. Atribui-se essa ação à uma ação de arte política (que não tem absolutamente nada a ver com partidos políticos, mas uma arte engajada, que questione atos que atentem contra a liberdade de expressão, que é um direito constitucional, ou qualquer outro direito fundamental) Crie uma roupa pensando em arte-política, de modo que você proteste contra algo que lhe incomoda.
o   O artista “Arthur Bispo do Rosário” criou mantos incríveis. Faça uma pesquisa virtual sobre sua obra.
o   Preparativos para a 11ª edição da semana de moda estudantil “OHTAKE FASHION WEEK” 30 de Abril
o   Divulgação dos dados estatísticos referente à pesquisa de campo.
o   Visitar uma fábrica de roupas e tecidos para conhecermos a produção têxtil.
o   Criação da Capa do livro. Escolha por votação eletrônica.
o   Lançamento do Livro “MANIFESTUS – o que me habita” em solenidade especial.

Sequência didática by

Comentários

MAIS LIDAS

PEÇA TEATRAL SOBRE A CONSCIÊNCIA NEGRA - Professores: Mirian (Português) e Tiago (Arte)

O QUE É E PRA QUE SERVE UM CONSELHO ESCOLAR???

TEXTO "Tráfico Negreiro e Escravismo no Brasil I e II" da PROFESSORA ROSNEY ÀS 6ªs e 7ªs séries INTERDISCIPLINAR com ARTES