ESTUDOS CULTURAIS/ARTÍSTICOS


Mangueira - Samba-Enredo 2020

[Enredo: A Verdade Vos Fará Livre]
Senhor, tenha piedade, olhai para a terra veja quanta maldade (2x)

Mangueira samba, teu samba é uma reza pela força que ele tem
Mangueira vão te inventar mil pecados mas eu estou do seu lado
E do lado do samba também...
Eu sou da Estação Primeira de Nazaré, rosto negro, sangue índio, corpo de mulher; moleque pelintra no buraco quente, meu nome é Jesus da Gente
Nasci de peito aberto, de punho cerrado; meu pai carpinteiro, desempregado, minha mãe é Maria das Dores Brasil
Enxugo o suor de quem desce e sobe ladeira, me encontro no amor que não encontra fronteira; procura por mim nas fileiras contra a opressão e no olhar da porta-bandeira pro seu pavilhão.

Eu tô que tô dependurado em cordéis e corcovados, mas será que todo povo entendeu o meu recado? Porque, de novo, cravejaram o meu corpo.
Os profetas da intolerância sem saber que a esperança brilha mais na escuridão.
Favela, pega a visão não tem futuro sem partilha nem messias de arma na mão. Favela, pega a visão, eu faço fé na minha gente que é semente do seu chão...
Do céu deu pra ouvir o desabafo sincopado da cidade
Quarei tambor, da cruz fiz esplendor e ressurgi pro cordão da liberdade

Comentários

MAIS LIDAS

PEÇA TEATRAL SOBRE A CONSCIÊNCIA NEGRA - Professores: Mirian (Português) e Tiago (Arte)

O QUE É E PRA QUE SERVE UM CONSELHO ESCOLAR???

TEXTO "Tráfico Negreiro e Escravismo no Brasil I e II" da PROFESSORA ROSNEY ÀS 6ªs e 7ªs séries INTERDISCIPLINAR com ARTES