ELETIVAS - CURSO DE PATRIMÔNIO HISTÓRICO, ARTÍSTICO E CULTURAL COM PROFESSOR TIAGO ORTAET
ELETIVA
|
|
Título
|
PATRIMÔNIO HISTÓRICO,
ARTÍSTICO E CULTURAL
|
Professor
|
Tiago Ortaet
|
Ementa
|
|
O curso
pretende aproximar os estudantes de instituições culturais públicas,
privadas, municipais, estaduais, nacionais, formais ou não formais, de
educação, cultura, arte e direitos humanos, na perspectiva de compreensão de
sua dimensão histórica, social, arquitetônica e dialógica na urbanidade
contemporânea. Entender o papel dos poderes públicos em relação a essas
instituições, sua administração direta ou indireta, mecanismos de
financiamento, programação cultural, grandes reformas ou restauros,
tombamentos nos três diferentes níveis de registro oficial e participação
popular são alguns dos quesitos pesquisados durante o curso.
Áreas de
formação profissional que dialogam com o curso: Arquitetura, Engenharia,
Artes, Gestão Pública, Turismo, História, Sociologia e Meio Ambiente.
|
|
Justificativa
|
|
A falta
de conhecimento, por parte da juventude, sobre entidades culturais, sua
simbologia e representatividade na historicidade afasta os jovens de um
contato fortuito com um aprendizado que privilegia a pesquisa de campo e a
expedição. Estar conectado com essa pesquisa oportuniza, sobretudo,
consciência histórica, artística e cultural frente aos desafios das gestões
públicas de desenvolverem planos diretores que respeitem os limítrofes entre
o desenvolvimento das cidades e a preservação do patrimônio histórico.
|
|
Objetivos
|
|
·
Criar roteiros
urbanos a partir da curiosidade dos estudantes nos primeiros encontros do
curso.
·
Mapear equipamentos
culturais da cidade e de interesse público.
·
Compreender as etapas
de tombamentos municipal, estadual e federal.
·
Produzir análise
qualitativa e quantitativa sobre os temas abordados
·
Visitar instituições
públicas e privadas de arte, cultura e direitos humanos
·
Criar registros em
fotos, vídeos e relatórios sobre as expedições realizadas
|
|
Habilidades
desenvolvidas
|
|
Competência específica 5 de Ciências Humanas
e Sociais Aplicadas
·
Identificar e
combater as diversas formas de injustiça, preconceito e violência, adotando
princípios éticos, democráticos, inclusivos e solidários, e respeitando os
Direitos Humanos.
·
EM13CHS502 - Analisar situações da vida cotidiana,
estilos de vida, valores, condutas etc., desnaturalizando e problematizando
formas de desigualdade, preconceito, intolerância e discriminação, e
identificar ações que promovam os Direitos Humanos, a solidariedade e o
respeito às diferenças e às liberdades individuais.
Competência específica 6 de Linguagens e
suas Tecnologias
·
Apreciar esteticamente
as mais diversas produções artísticas e culturais, considerando suas
características locais, regionais e globais, e mobilizar seus conhecimentos
sobre as linguagens artísticas para dar significado e (re)construir produções
autorais individuais e coletivas, exercendo protagonismo de maneira crítica e
criativa, com respeito à diversidade de saberes, identidades e culturas.
·
EM13LGG601 - Apropriar-se do
patrimônio artístico de diferentes tempos e lugares, compreendendo a sua
diversidade, bem como os processos de legitimação das manifestações
artísticas na sociedade, desenvolvendo visão crítica e histórica.
|
|
Eixos temáticos
|
|
( ) Investigação científica ( )
Processos criativos
|
|
(
X )
Mediação e intervenção sociocultural ( ) Empreendedorismo
|
|
Conteúdo programático
|
|
·
O que é um patrimônio?
·
Quais pastas das
gestões públicas tem o dever de zelar pelo patrimônio?
·
Qual a diferença
entre reforma e restauro?
·
Conhecendo o Conselho
do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural de Guarulhos
·
O que é o Condephaat?
·
O que é o IPHAN?
·
O que a especulação
imobiliária tem causado nas grandes cidades sobre a preservação dos
patrimônios históricos?
·
Quais e quantos são
os patrimônios tombados da cidade de Guarulhos?
Além das
instituições que serão selecionadas pelo grupo de pesquisa; algumas delas são
impreterivelmente listadas para ampliação de repertório pela sua
representatividade histórica:
1) MEMORIAL DA RESISTÊNCIA DE SÃO PAULO
2) SITIO ARQUEOLÓGICO CASA DA CANDINHA EM
GUARULHOS
3) CENTRO DA CULTURA JUDAICA
|
|
Metodologia
|
|
·
Embasado na obra
“INTERTERRITORIALIDADE” da pesquisadora brasileira e professora aposentada da
universidade de São Paulo – USP, Profª Drª Ana Mae Barbosa, propiciar uma
análise crítica aos estudantes quanto às ocupações urbanas no século XXI em
paralelo com outras épocas do processo de industrialização das cidades.
·
Composição de
matérias para blog estudantil
·
Pesquisas online
·
Consultas às atas de
reuniões de conselhos municipais e estaduais
·
Visitação às
instituições públicas e privadas
|
|
Recursos didáticos
|
|
·
Slides fotográficos
·
Computador, telão,
projetor e wifi
·
Livros específicos
·
Transporte para
visitas monitoradas
·
Catálogos de
exposições temporárias e permanentes
·
Máquina fotográfica
·
Aplicativos
específicos de cartografia, mapeamento, geo-localização e institucionais
·
Jornais locais e
nacionais
|
|
Culminância
|
|
Criação
de diários de bordos em formato documental poético-histórico das pesquisas e visitações
realizadas a fim de instigar outros estudantes a conhecerem esses
equipamentos culturais.
|
|
Avaliação
|
|
A
avaliação se dará prioritariamente através da participação dos estudantes em
todas as etapas da pesquisa de campo que compreende: Seleção dos espaços a
serem pesquisados, investigação histórica, planejamento da visitação,
vivência, consulta de acervo e materiais disponibilizados e relatório
coletivo pós-visitação.
|
|
Cronograma semestral
|
|
Março:
Encontro introdutório + Análise do material selecionado pelo professor +
Iniciação dos portifólios + Primeira visitação.
Abril:
Cumprimento de roteiro de visitações criado pelos estudantes + Estudos dos
temas de cada instituição.
Maio: Recepção
de especialista em patrimônio histórico na escola para palestra + novas
visitas técnicas + cumprimento de pesquisa.
Junho:
Sistematização das informações coletadas + finalização dos portifólios +
exposição das imagens registradas + Visita ao poder público para conhecer as
metas quanto aos temas pesquisados.
|
|
Referências
|
|
·
ABREU, I. O Descobrimento do Brasil. Rio de Janeiro, 1929.
·
ABREU, Regina; CHAGAS, Mário. Memória e patrimônio –
ensaios contemporâneos. Rio de Janeiro: UNI-RIO: FAPERJ: DP&A Editora,
2003.
·
ADORNO, T.W. Experiência e criação artística. Lisboa:
Edições 70, 2003.
·
AMARAL, Lilian; &
BARBOSA, Ana Mae (orgs.). Interterritorialidade: mídias, contextos e
educação. São Paulo: Editora Senac São Paulo: Edições SESC SP, 2008.
·
|
Comentários