#CulturaGeraFuturo: campanha do MinC aborda economia criativa


 
 
16.1.2018 - 21:45  
O ministro Sérgio Sá Leitão lançou a campanha Cultura Gera Futuro, que apresenta a Cultura como ativo de imenso potencial para o desenvolvimento do País (Foto: Acácio Pinheiro/Ascom MinC)
 
 
Um País vocacionado para as atividades criativas. Esse é o Brasil retratado na campanha Cultura gera Futuro, lançada nesta terça-feira (16) pelo ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, em São Paulo e no Rio de Janeiro. Por meio de diferentes meios de comunicação, o Ministério da Cultura (MinC) pretende mobilizar a sociedade em torno do tema, que apresenta a Cultura como ativo de imenso potencial: gera emprego, renda e inclusão social, e tem papel fundamental na promoção de um desenvolvimento mais justo e sustentável. A campanha começa a ser exibida nesta quarta-feira (17).
 
Na ocasião do lançamento, em São Paulo, o ministro afirmou que a campanha pretende gerar uma grande mobilização, integrando aqueles que fazem, que vivem e que apreciam a cultura. "Toda a produtividade do setor cultural, de agentes, produtores, artistas, executivos, museus, que tenha relação com a economia criativa, terá lugar nessa campanha", disse. 
 
Para o ministro, é fundamental que produtores e empreendedores culturais exerçam um papel de multiplicadores do conceito "Cultura gera Futuro". No Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, Sá Leitão anunciou parceria firmada com a rede de cinemas associada à Associação Brasileira das Empresas Exibidoras Cinematográficas Operadoras de Multiplex (Abraplex). A rede, que reúne cerca de 2.300 salas no País, pretende exibir filmes da campanha nas sessões de cinema. "É fundamental que o setor cultural se engaje nessa campanha e seja um multiplicador dela, porque o objetivo é valorizar a cultura, o setor cultural e a sua contribuição para a sociedade, para o País e para o nosso desenvolvimento", argumentou.
 
Culturagerafuturo.com
 
A campanha conta com três filmes de 30 segundos: o primeiro apresenta o conceito Cultura Gera Futuro, o segundo aborda as atividades criativas e o terceiro trata da Lei Rouanet – principal instrumento de fomento do segmento cultural no País. Também foram produzidos conteúdos para rádio e redes sociais. Nesta quarta-feira, entram no ar as peças de internet, mídias sociais e rádio. A partir de sexta-feira, a campanha pode ser conferida pela TV e em DOOH (mensagens nas telas dos principais aeroportos).
 
Outro grande destaque da campanha é o site www.culturagerafuturo.com, que será um portal sobre economia criativa no Brasil, com notícias, histórias de quem faz cultura no Brasil, agenda de eventos e cursos. As pessoas também vão poder acompanhar a campanha por meio de perfis no Facebook e Twitter. 
 
Cultura e Economia Criativa
 
Vocação do país, o setor cultural e criativo tem hoje um impacto significativo na economia e grande potencial de contribuir ainda mais para o desenvolvimento socioeconômico brasileiro. As atividades criativas respondem por 2,64% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, colocando-se entre os dez maiores setores econômicos do país, superando indústrias tradicionais. Com 200 mil empresas e instituições, o setor gera cerca de um milhão de empregos diretos e paga R$ 10,5 milhões de impostos por ano.
 
Estudos apontam um crescimento médio das atividades criativas de 4,6% ao ano – mais do que o dobro da previsão de crescimento da economia brasileira. O setor deve chegar a US$ 43,7 bilhões no país em 2021, segundo a consultoria PriceWaterhouseCoopers. Nesse contexto, os mecanismos de fomento do setor cultural, especialmente a Lei Rouanet e a Lei do Audiovisual, assumem papel estratégico não apenas como propulsores do segmento criativo, mas como instrumentos de desenvolvimento econômico do país.
 
Assessoria de Comunicação
Ministério da Cultura

Comentários

MAIS LIDAS

PEÇA TEATRAL SOBRE A CONSCIÊNCIA NEGRA - Professores: Mirian (Português) e Tiago (Arte)

O QUE É E PRA QUE SERVE UM CONSELHO ESCOLAR???

TEXTO "Tráfico Negreiro e Escravismo no Brasil I e II" da PROFESSORA ROSNEY ÀS 6ªs e 7ªs séries INTERDISCIPLINAR com ARTES