ROTEIRO DE ESTUDOS ESTÉTICOS - BRASA RUBOR - PROFESSOR TIAGO ORTAET
1)
Quais são as primeiras 10 palavras que vem à
sua mente ao pensar na palavra: VERMELHO?
2)
Acesse o blog e leia o texto de referência
teórica “A cor vermelha na história e na arte”
3)
Observe atentamente em quais peças
publicitárias a cor vermelha é predominante. Escreva o que mais lhe chamou
atenção nas propagandas dessas marcas.
4)
Traga urucum (coloral) para a sala de aula e
experimente criar imagens em seu caderno.
5)
A cortina de veludo de grandes teatros pelo
mundo, o símbolo de emergência, a tonalidade da pele ao estado febril, a brasa
do carvão, o “pare” do semáforo, a réstia do por do sol ou a pintura pele do
índio; há muito vermelho no nosso cotidiano. Crie uma lista com diferentes
situações onde há a presença da cor vermelha. Liste cada uma das colunas abaixo
com suas experiências com a cor vermelha:
OBJETOS
|
SENSAÇÕES/SENTIMENTOS
|
PAISAGENS
|
LUGARES
|
CULTURA
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
6)
Recorte imagens de jornais e revistas que
representem os tópicos acima.
7)
Construindo a poética de uma obra de arte:
8)
Esboçar um grafite em seu caderno; com o
título do projeto de pesquisa “BRASA RUBOR” explorando tons de vermelho. Escolheremos
juntos os trabalhos que poderão ser grafitados numa das paredes da escola.
9)
Trazer linhas e um pedaço de tecido de
qualquer tonalidade vermelha para a composição de um grande manto de retalhos
para a cena que criaremos em sala de aula.
10)
Crie um projeto de arte gráfica em que você
substitua o vermelho de alguma imagem tradicional por qualquer outra cor.
11)
A instalação de arte contemporânea “Desvio
para o vermelho” do artista brasileiro Cildo Meireles pode ser encontrada
facilmente em registros na internet. Descreva as suas impressões ao ver a obra.
12) “O
antes da matéria, o amor fecundo, o néctar que corre na artéria, óvulo do
mundo, casa-abrigo do meu instinto, rubor de vinho tinto, interior de artista,
olhar faminto, aquele estandarte e capa de revista com a manchete que não
desminto, foco e mente ativista, desse meu coração labirinto...
Somos todos perecíveis, suspiros e
hemoglobina, somos átomos, células e a vida que se esvai como o derreter da
parafina... Me encontro em sonhos e no meu avesso que me reconheço... Sou tons
de vermelho, poesia e conselho... Sou um derramar de tintas; um suspirar com cem ajudas de aparelhos e o
rubor da minha alma que aparece no espelho” trecho do livro “BRASA RUBOR” de Tiago Ortaet, 2019. Do mesmo modo
que me descrevi poeticamente utilizando metáforas a partir de referências da
cor vermelha, construa um texto em que você se apresente tendo como base
experiências com a cor em seu dia a dia.
13)
A tonalidade do cabelo da garota ruiva, o
ferrugem da geladeira, o rosa do estereótipo feminino ou o magenta das artes
gráficas; explore as derivações do vermelho em sua complexidade... Crie um
desenho que represente essa diversidade...
14)
Responda a enquete virtual que se encontra
no blog para que tenhamos uma amostragem estatística sobre a influência das
cores no nosso cotidiano.
15)
Conheça a exposição homônima ao nosso
projeto artístico que está em cartaz no Instituto Tomie Ohtake.
Comentários