Cineclube do Adamastor trata de temáticas infantis e de Direitos Humanos

Nesta quarta-feira (26) e no próximo dia 4 (quinta-feira), a partir das 14 horas, o Cineclube do Adamastor Centro apresenta uma série de curtas-metragens da Associação Cultural Kinoforum, produtora que em parceria com a Prefeitura de Guarulhos oferece um panorama de obras com temáticas infantis e sobre Direitos Humanos. A exibição dos curtas tem entrada gratuita e classificação livre.
Na quarta-feira, durante cerca de 60 minutos, curtas-metragens como “O fim do recreio”, “Gigante” e “Cores” estão entre as obras que têm como foco crianças de todas as idades e suas diversas realidades. Os direitos da criança norteiam esse programa com assuntos importantes e questões dos dias de hoje, vividos e construídos em filmes curtos realizados para e por crianças para todos os públicos.
Já no dia 4 de outubro, os curtas-metragens têm cerca de 80 minutos de duração e objetivam relembrar e comemorar os 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, cuja existência tornou ilegal a opressão e a privação de direitos. Nesses 70 anos, o que mudou? E o que mudou no Brasil? Essa pequena amostra de filmes revela que apesar de muitos desses direitos ainda serem desrespeitados, sabemos que eles nos pertencem, são universais, nos unem e nos deixam mais fortes para lutar por eles.
Programação
Dia 26 de setembro – 14 horas
Programação Infantil (60 minutos de duração)
1. O fim do recreio (7 min., Brasil/PR, 2012, ficção)
Sinopse: No Congresso Nacional, um projeto de lei pretende acabar com o recreio escolar. Ao mesmo tempo, em uma escola de Curitiba, um grupo de crianças pode mudar toda essa história. Recheado de vibrantes brincadeiras infantis!
2. O dragão e a música (8 min., Suíça, 2015, ficção/animação)
Sinopse: Uma garotinha fica amiga de um dragão na floresta. Eles começam a tocar músicas juntos, mas correm perigo, pois o rei obstinado autoriza apenas marchas militares.
3. Tum Tum - som de batuque (3 min., Brasil/SP, 2014, documentário)
Sinopse: Um jovem músico toca percussão em uma banda na cidade de Salvador, Bahia. A música tornou-se fundamental em sua vida e agora ele quer viver disso.
4. Gigante (15 min., Alemanha, 2017, animação)
Sinopse: Sentada bem no alto da cidade, Ola observa o mar e vê uma gigante tomando banho na baía. Os barcos deslizam pelas ondas como patinhos de borracha. Por meio de piscadas e caretas, elas conseguem se comunicar.
5. Jornal da criança (6 min., Brasil/SP, 2011, documentário)
Sinopse: Um divertido documentário com reportagens sobre reciclagem e meio ambiente, realizado por crianças de escolas municipais de Atibaia-SP, durante a oficina audiovisual Cinema & Cidadania.
6. Cores (6 min., Suíça, 2018, animação)
Sinopse: Em uma grande floresta onde vivem pássaros de uma só cor, todos encontraram seu lugar em uma árvore que se parece consigo. Mas o que acontece quando um pássaro tem duas cores?
7. O melhor som do mundo (13 min., Brasil/SP, ficção)
Sinopse: Vinicius não coleciona figurinhas, nem carrinhos, nem gibis. Ele coleciona sons. Mas será possível encontrar o melhor som do mundo?
Dia 4 de outubro – 14 horas
70 ANOS DA DECLARAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS (76 minutos de duração)
1. Palíndromo (11 min., Brasil/SP, 2001, ficção)
Sinopse: Um homem perde tudo que tem. Uma história simples contada de forma inusitada.
2. Maioria absoluta (23 min., Brasil/RJ, 1964, documentário)
Sinopse: O analfabetismo no Nordeste brasileiro e suas consequências na vida agrícola.
3. Uma família ilustre (18 min., Brasil/RJ, 2015, documentário)
Sinopse: Conversa entre Cláudio Guerra, ex-delegado da Polícia Civil que assassinou e incinerou militantes contrários à ditadura, e o professor Eduardo Passos, psicólogo clínico que trabalha com direitos humanos.
4. Fruto da terra (15 min., Brasil/RJ, 2008, documentário)
Sinopse: Uma saga de conquista de direitos humanos e superação de desigualdades através da luta social. Conta a história de Marcos Tiarajú, filho de Rose, dos filmes Terra para Rose e O Sonho de Rose, nascido no acampamento da Fazenda Annoni (RS), primeira ocupação do MST, em 1985
5. A pequena vendedora de fósforos (9 min., Brasil/RS, 2014, animação)
Sinopse: Adaptação do conto homônimo de Hans Christian Andersen para os dias de hoje, sobre a infância desassistida no abismo da sociedade dividida entre riqueza e pobreza.
Serviço
Exibição de curtas-metragens da Associação Cultural Kinoforum
Datas: quarta-feira, 26 de setembro; quinta-feira, 4 de outubro Horário: a partir das 14h
Local: Cineclube do Adamastor Centro
Av. Monteiro Lobato, 734 – Macedo – Guarulhos/SP
Entrada gratuita
Classificação livre

Comentários

MAIS LIDAS

PEÇA TEATRAL SOBRE A CONSCIÊNCIA NEGRA - Professores: Mirian (Português) e Tiago (Arte)

O QUE É E PRA QUE SERVE UM CONSELHO ESCOLAR???

TEXTO "Tráfico Negreiro e Escravismo no Brasil I e II" da PROFESSORA ROSNEY ÀS 6ªs e 7ªs séries INTERDISCIPLINAR com ARTES