Registros da solenidade de 20 anos da Ortaética no plenário da Câmara Municipal

TRUPE ORTAÉTICA CELEBRA SEUS 20 ANOS DE ATIVIDADES COM REENCONTRO DE EX-PARTICIPANTES

Cerca de 90 ex-participantes da Trupe Ortaética de Teatro Comunitário e mais o atual elenco do coletivo guarulhense, estiveram presentes na Câmara Municipal de Guarulhos, na noite da última sexta-feira, 04 de agosto, para a solenidade oficial que celebrou os 20 anos do projeto. 

O projeto, que nasceu numa escola pública da periferia como uma provocação às gestões públicas, tráz em sua missão a democratização do acesso ao teatro. A Ortaética já foi palco de milhares de pessoas, de todas as idades, como o primeiro contato com o fazer teatral. 

Artistas, ativistas e pessoas de diversas áreas prestigiaram a solenidade de muitos reencontros, de nostalgia de um passado eloquente, de muitos espetáculos, intervenções e mostras realizadas, além de vislumbrarem também olhares para o futuro.

A abertura do evento teve apresentação de percussão com o artista Pepe Rodrigues e o músico e pessoa com deficiência, Luiz Fernando Fragoso, que apresentou uma performance ao teclado, ambos artistas integrantes do atual elenco do grupo.

O mestre de cerimônia da solenidade foi o advogado e artista guarulhense, Allan Douglas, que rememorou seus anos de contribuição ao projeto e trouxe importantes intervenções ao evento. 

A composição da mesa solene se deu com as presenças do fundador da Ortaética, Professor Tiago Ortaet,  a vice-presidente da nova instituição anunciada no evento, Vanessa Monteiro, também compôs a mesa solene mais uma importante mulher, símbolo da resistência do projeto, sendo a artista mais longeva em atividades no projeto, Cleta Almeida, o ex-integrante da Trupe durante os anos de 2008 à 2022, Anderson Rocha, o professor universitário, Dr. Renato Romão, o ator-mirim da Ortaética, Arthur Ortaet e o vereador do PSB, Wesley Casaforte.

O vereador Wesley Casaforte enalteceu o legado da Trupe e a atuação de seu fundador, Professor Tiago Ortaet. O parlamentar concedeu a honraria de Mérito Cultural ao educador por sua contribuição para a cultura e educação da cidade de Guarulhos nessas duas décadas de atividades ininterruptas.

Outro momento de muita comoção foi o pronunciamento do advogado, Dr. Renato Romão, que ao utilizar o púlpito anunciou "Esse belíssimo projeto está se tornando uma associação, fundamos juntos a Associação Ortaética de Arte e Humanidades para ampliar ainda mais o alcance do projeto" enfatizou.

Foi exibido um vídeo documentário com abordagens de ex-participantes sobre as diferentes fases da Ortaética e toda sua potencialidade.

Uma noite de muitos reencontros, de afetos e histórias de arte, relembrando a morada do projeto em cada uma de suas fases, seja em praças públicas, associações, universidades, escolas públicas, sindicatos ou centros culturais, resistindo e fazendo acontecer, criando intercâmbios e valorizando a cultura brasileira. 

Ao final da cerimônia, os presentes participaram de um coquetel para festejar o encontro. 

















 

Comentários

MAIS LIDAS

PEÇA TEATRAL SOBRE A CONSCIÊNCIA NEGRA - Professores: Mirian (Português) e Tiago (Arte)

O QUE É E PRA QUE SERVE UM CONSELHO ESCOLAR???

TEXTO "Tráfico Negreiro e Escravismo no Brasil I e II" da PROFESSORA ROSNEY ÀS 6ªs e 7ªs séries INTERDISCIPLINAR com ARTES