A VIDA É UM FILME - POESIA DE TIAGO ORTAET
A VIDA É UM FILME
O paladar pedagógico de todo educador vem daquilo que tempera seus sonhos por um mundo melhor, um anseio que não espera, mas supera o que está ao seu redor.
Um amor que vence burocracias, suplanta as dores do dia a dia, de uma luta que sabemos muito bem de cór. Indicar caminhos é o que temos de melhor!
Educador é aquele que alarga horizontes, que professa aos “Quem me dera?” para “Eu me dou” de uma fonte inesgotável que se lança por uma nova atmosfera diante desse ar rarefeito, que para muitos se acabou. Digam todos “Eu me dou o direito de estudar!” O direito de ser livre! Por que Educação liberta, já estupidez aprisiona! Numa época de fanatismos, ser roteiristas de nossas próprias histórias, é libertador!
Cada pai, cada mãe, também é um educador! Inspiração professor!
Somos muitos! Somos sabores espalhados em cada canto desse país. Convidando que provem dessa essência exuberante que é APRENDER...
Essa é a melhor prova da educação: a prática, a experiência, da cantiga à ciência, da arte e de todo tema, inclusive desse ato de cinema. Aprender é compromisso! Eles precisam saber disso!
Somos mais do que a lógica da soma! Somos Nós em rizoma! Somos ecossistema desse bioma, principalmente quando o assunto é lutar, por que somos ímpeto de amor para gerar transformação, repudiar segregação, gestar o futuro com livros na mão e salivar pelo aprendizado que se anseia... Nosso olhar, se não for pedir muito, peço que leia.
Seguimos de cabeça erguida para alçar os horizontes desse país que é nosso; quando eu digo que quero eu vou dizer que posso... Todo professor raiz, conhece bem a história excludente desse país, nesse país profundo que nosso ato docente faz germinar novas sementes!
Quando um professor dá voz à um estudante, sua voz ecoa muito distante e faz uma revolução retumbante! Como diz nosso patrono da educação brasileira Paulo Freire, “a educação não muda o mundo, a educação muda as pessoas e as pessoas mudam o mundo”
Sou devoto da Educação que vence o ódio, o preconceito e a ignorância, educador que escreve o presente com sorrisos de esperança. Somos matriculados na escola que vence a exclusão, através da arte, de antemão.
Tiago Ortaet é educador, diretor de teatro e escritor; atualmente está diretor de direitos humanos da cidade de Guarulhos e professor universitário. @tiagoortaet
Comentários