Professor Tiago Ortaet convida o artista Yago Dionísio e o espetáculo inclusivo "BODAS DE SANGUE" para apresentação para estudantes guarulhenses
Em comemoração aos 20 anos do nosso coletivo cultural TRUPE ORTAÉTICA, firmamos uma parceria com o artista guarulhense, Yago Dionísio para apresentações do projeto “LEITURAS ÀS CEGAS” com o espetáculo “BODAS DE SANGUE” totalmente gratuito para a população, graças ao fomento público do edital do PROAC 2023 em que o artista foi contemplado.
Yago Dionísio iniciou estudos teatrais ainda adolescente, quando estudante de escola pública e aluno do Professor Tiago Ortaet em projeto da Trupe Ortaética. De lá pra cá o artista se formou em jornalismo e artes cênicas e também por ser pessoa com deficiência tem muita propriedade para realizar uma obra artística inclusiva em consonância com as políticas em Direitos Humanos.
As apresentações de "BODAS DE SANGUE" acontecerão no ANFITEATRO PEDRO DIAS GONÇALVES – (auditório da Biblioteca Monteiro Lobato) nos dias 03 e 04 de outubro de 2023, às 10h e às 15h. A classificação é 14 anos.
Sobre o projeto:
O projeto Leitura às Cegas, foi escrito e desenvolvido por Yago Dionizio, ator e pessoa com deficiência visual. O projeto nasceu a partir da necessidade em se fazer um espetáculo voltado ao público PcD (Pessoa com Deficiência) que, segundo algumas pesquisas, apontam falta de acessibilidade na cultura, o que acaba limitando ou tirando por total o acesso ao lazer e cultura.
Leitura às Cegos concebe a obra “Bodas de Sangue” de Garcia Lorca através do tato, audição e olfato, tornando-se, assim, uma leitura interativa e imagética.
O grande diferencial está na forma que contaremos e a história: não trabalharemos com o sentido visual.
Portanto, a elaboramos um uma leitura que aguçará os outros sentidos dos espectadores.Para inserir a PcD visual dentro do espetáculo, inserimos no projeto elementos cênicas que ficarão disponíveis para que a pessoa com deficiência possa compreender e imaginar as formas e texturas das roupas e instrumentos, por exemplo.
Além disso, teremos cheiros para sinalizar o ambiente de cada cena. Haverá muita música, sons que ambientará as cenas e, também, daremos a oportunidade da PcD (Ou não) de tocar algum instrumento durante a leitura (Com auxílio do elenco). Aos espectadores quem enxergam ou que possui baixa visão, recurso uma venda que causará a ausência total da visão a fim de proporcionar aos mesmos uma experiência total e imersiva da leitura.
Sobre a peça:
Da obra de Federico Garcia Lorca, o maior dramaturgo espanhol do século XX, "Bodas
de Sangue" conta a história de uma noiva que, apesar de
prometida a outro homem, foge com seu antigo amor. O casamento
arranjado desencadeia uma série de eventos trágicos, envolvendo
paixão proibida, rivalidade e consequências devastadoras. A peça
aborda temas como tradição, liberdade e as consequências do amor
proibido.
Comentários