PESQUISAS EM ARTE/EDUCAÇÃO by PROF. TIAGO ORTAET - ENSINO MÉDIO
1) Crie a árvore genealógica de sua família, em seu
caderno de artes, considerando o (espaço/tempo) de cada um de seus
antepassados, com nome, década, cidade, estado e país de nascimento. Para cada
uma das épocas, pesquise alguma manifestação artística e/ou cultural daquela
região.
2)
Em nossa vida, diversas vezes julgamos as
pessoas perante nossas convicções e também somos julgados. Somos julgados o
tempo todo, as vezes até em nossa própria família; somos julgados pela roupa
que vestimos, pelas nossas escolhas e vários outros aspectos. Relate em seu
caderno alguma situação em que você tenha sido julgado sob pré-conceitos e isso
tenha lhe incomodado.
3)
A partir do desenho registrado, crie uma
escultura de sua árvore genealógica utilizando qualquer tipo de material
(exemplos: papel, papelão, gesso, argila, sucata, alumínio, galhos de árvore,
etc)
4)
Panorama de palavras associadas ao tema: RUA
(transitório, buracos, cachorro, moradores de rua, cultura, violência, lixo,
carro, carnaval, pessoas, imprensa, manifestações...)
5)
Assistir o longa metragem brasileiro “O contador
de histórias”
6)
Leia a Declaração Universal dos Direitos Humanos
e resuma o conhecimento que adquiriu em 5 linhas.
7)
Conheça as criações do artista inglês “Bansky”
escolha a obra que você mais gostou, imprime-a e cole-a em seu caderno.
8)
Em seu trajeto de casa até a escola perceba em
quais muros há pichações e em quais deles há grafitti. Disserte sobre as
diferenças e semelhanças sobre ambas as ações estéticas.
9)
Em grupo crie a “Caixa de Humanidades” com
ideias que possam reparar injustiças sociais históricas de nosso país.
10)
Com o tema “Réu da Rua” crie uma poesia
considerando o panorama de palavras criado coletivamente em sala de aula;
associadas ao tema.
11)
Escolha uma música que pra você represente
“Liberdade” transcreva em seu caderno.
12)
A partir de sua árvore genealógica escolha um
período e analise o contexto histórico do país. O que mudou? O que permanece?
13)
Qual seu conceito de rua? Defina em poucas
palavras.
14)
Em uma tela crie a cartografia de seu caminho de
casa até a escola utilizando como linguagem a pintura ou assemblage. Não se
apegue necessariamente à uma criação figurativa, realista; pode abstrair;
compor algo estilizado.
15)
Crie um vídeo poético de até 1 minuto em que
você simbolize um dos artigos da declaração universal dos direitos humanos.
16)
Você já ouviu falar em plano diretor do
município? Pesquise na internet.
17)
Pesquise obras do artista brasileiro “Kobra”
18)
Planeje em grupo uma intervenção urbana, na rua
da escola, pense no tema, no suporte, materiais, etc.
Comentários