PESQUISAS EM ARTE/EDUCAÇÃO by PROF. TIAGO ORTAET - ENSINO MÉDIO


    1) Crie a árvore genealógica de sua família, em seu caderno de artes, considerando o (espaço/tempo) de cada um de seus antepassados, com nome, década, cidade, estado e país de nascimento. Para cada uma das épocas, pesquise alguma manifestação artística e/ou cultural daquela região.

2)      Em nossa vida, diversas vezes julgamos as pessoas perante nossas convicções e também somos julgados. Somos julgados o tempo todo, as vezes até em nossa própria família; somos julgados pela roupa que vestimos, pelas nossas escolhas e vários outros aspectos. Relate em seu caderno alguma situação em que você tenha sido julgado sob pré-conceitos e isso tenha lhe incomodado.

3)      A partir do desenho registrado, crie uma escultura de sua árvore genealógica utilizando qualquer tipo de material (exemplos: papel, papelão, gesso, argila, sucata, alumínio, galhos de árvore, etc)

4)      Panorama de palavras associadas ao tema: RUA (transitório, buracos, cachorro, moradores de rua, cultura, violência, lixo, carro, carnaval, pessoas, imprensa, manifestações...)

5)      Assistir o longa metragem brasileiro “O contador de histórias”

6)      Leia a Declaração Universal dos Direitos Humanos e resuma o conhecimento que adquiriu em 5 linhas.

7)      Conheça as criações do artista inglês “Bansky” escolha a obra que você mais gostou, imprime-a e cole-a em seu caderno.

8)      Em seu trajeto de casa até a escola perceba em quais muros há pichações e em quais deles há grafitti. Disserte sobre as diferenças e semelhanças sobre ambas as ações estéticas.

9)      Em grupo crie a “Caixa de Humanidades” com ideias que possam reparar injustiças sociais históricas de nosso país.

10)   Com o tema “Réu da Rua” crie uma poesia considerando o panorama de palavras criado coletivamente em sala de aula; associadas ao tema.

11)   Escolha uma música que pra você represente “Liberdade” transcreva em seu caderno.

12)   A partir de sua árvore genealógica escolha um período e analise o contexto histórico do país. O que mudou? O que permanece?

13)   Qual seu conceito de rua? Defina em poucas palavras.

14)   Em uma tela crie a cartografia de seu caminho de casa até a escola utilizando como linguagem a pintura ou assemblage. Não se apegue necessariamente à uma criação figurativa, realista; pode abstrair; compor algo estilizado.

15)   Crie um vídeo poético de até 1 minuto em que você simbolize um dos artigos da declaração universal dos direitos humanos.

16)   Você já ouviu falar em plano diretor do município? Pesquise na internet.

17)   Pesquise obras do artista brasileiro “Kobra”

18)   Planeje em grupo uma intervenção urbana, na rua da escola, pense no tema, no suporte, materiais, etc.

19)   Faça a revisão do seu texto poético sobre a “RUA” e envie para ortaetcultura@gmail.com

Comentários

MAIS LIDAS

PEÇA TEATRAL SOBRE A CONSCIÊNCIA NEGRA - Professores: Mirian (Português) e Tiago (Arte)

O QUE É E PRA QUE SERVE UM CONSELHO ESCOLAR???

TEXTO "Tráfico Negreiro e Escravismo no Brasil I e II" da PROFESSORA ROSNEY ÀS 6ªs e 7ªs séries INTERDISCIPLINAR com ARTES