Professores da rede municipal visitam Museu Afro Brasil


A Prefeitura de Guarulhos, por meio da subsecretaria de Igualdade Racial (SIR), vinculada a secretaria de Assuntos Difusos, encerrou o curso Diálogos sobre Práticas Pedagógicas para Promoção da Igualdade Racial, no dia 16 de dezembro, com uma visita monitorada ao Museu Afro Brasil, localizado no Parque do Ibirapuera, na cidade de São Paulo.
O acervo do museu conta com mais de 6 mil obras entre pinturas, esculturas, gravuras, fotografias, documentos e peças etnológicas de autores brasileiros e estrangeiros, produzidas desde o século XVIII até os dias de hoje. Entre as obras apresentadas estão peças de arte, personalidades negras, como também ferramentas da época da escravidão que ilustram a tecnologia dos africanos usada a serviço dos portugueses.
Os professores que participaram do curso, em sua maioria, visitavam o museu pela primeira vez e ficaram surpresos com a quantidade de material, sobretudo com a história não contada nos livros didáticos que podem influenciar na construção positiva da identidade de crianças negras e no combate ao racismo.
O curso, que teve carga horária de 30 horas, é uma parceria da subsecretaria de Igualdade Racial com a Secretaria de Educação, por meio do Departamento de Orientações Educacionais e Pedagógicas – DOEP. Esse trabalho conjunto visa oferecer formação aos professores, introduzindo conhecimentos da história africana, afro-brasileira e indígena no currículo escolar.
Para 2018, estão previstas novas edições do curso, para a superação do racismo e promoção da igualdade racial.
Imagens: Divulgação 

Comentários

MAIS LIDAS

PEÇA TEATRAL SOBRE A CONSCIÊNCIA NEGRA - Professores: Mirian (Português) e Tiago (Arte)

O QUE É E PRA QUE SERVE UM CONSELHO ESCOLAR???

TEXTO "Tráfico Negreiro e Escravismo no Brasil I e II" da PROFESSORA ROSNEY ÀS 6ªs e 7ªs séries INTERDISCIPLINAR com ARTES