PENSA NISSO - O ATOR (Relacionado com o trabalho da TrupeOrtaética)
Por mais que as cruentas e inglórias batalhas do cotidiano
Tornem um homem duro ou cínico o suficiente para fazê-lo indiferente
Às desgraças e alegrias coletivas, Sempre haverá no seu coração,
Por minúsculo que seja, Um recanto suave onde ele guarda ecos dos sons
De algum momento de amor já vivido.
Tornem um homem duro ou cínico o suficiente para fazê-lo indiferente
Às desgraças e alegrias coletivas, Sempre haverá no seu coração,
Por minúsculo que seja, Um recanto suave onde ele guarda ecos dos sons
De algum momento de amor já vivido.
Bendito seja quem souber dirigir-se a esse homem que se deixou endurecer,
De forma a atingi-lo no pequeno porém macio núcleo da sua sensibilidade.
De forma a atingi-lo no pequeno porém macio núcleo da sua sensibilidade.
E por aí despertá-lo, tirá-lo da apatia, essa grotesca forma de auto-destruição
A que por desencanto ou medo se sujeita.
E por aí inquietá-lo e comovê-lo para as lutas comuns da libertação.
A que por desencanto ou medo se sujeita.
E por aí inquietá-lo e comovê-lo para as lutas comuns da libertação.
O ator tem esse dom.
Ele tem o talento de atingir as pessoas nos pontos onde não existem defesas.
O ator, não o autor ou o diretor, tem esse dom.
Por isso o artista do teatro é o ator.
O público vai ao teatro por causa dele. O autor e o diretor só são bons na medida em que dão margem a grandes interpretações.
Mas o ator deve se conscientizar de que é um cristo da humanidade:
Seu talento é muito mais uma condenação do que uma dádiva.
Ele tem que saber que para ser um ator de verdade, vai ter que fazer mil e uma renúncias, mil e um sacrifícios.
Ele tem que saber que para ser um ator de verdade, vai ter que fazer mil e uma renúncias, mil e um sacrifícios.
É preciso coragem, muita humildade e, sobretudo, um transbordamento de amor fraterno para abdicar da própria personalidade em favor de seus personagens, com a única intenção de fazer a sociedade entender que o ser humano não tem instintos e sensibilidades padronizados, como pretendem os hipócritas com seus códigos de ética.
Amo o ator nas suas alucinantes variações de humor, nas suas crises de euforia ou depressão.
Amo o ator no desespero de sua insegurança, quando ele, como viajor solitário, sem a bússola da fé ou da ideologia, é obrigado a vagar pelos labirintos de sua mente procurando, no seu mais secreto íntimo, afinidades com as distorções de caráter de seu personagem.
Amo o ator mais ainda quando, depois de tantos martírios, surge no palco com segurança, oferecendo seu corpo, sua voz, sua alma, sua sensibilidade, para expor, sem nenhuma reserva, toda a fragilidade do ser humano reprimido, violentado.
Amo o ator por se emprestar inteiro para expor à platéia os aleijões da alma humana, com a única finalidade de que o público se compreenda, se fortaleça
e caminhe no rumo de um mundo melhor, a ser construído pela harmonia e pelo amor.
e caminhe no rumo de um mundo melhor, a ser construído pela harmonia e pelo amor.
Amo o ator consciente de que a recompensa possível não é o dinheiro, nem o aplauso, mas a esperança de poder rir todos os risos e chorar todos os prantos.
Amo o ator consciente de que, no palco, cada palavra e cada gesto são efêmeros, pois nada registra nem documenta sua grandeza.
Amo o ator e por ele amo o teatro. Sei que é por ele que o teatro é eterno e jamais será superado por qualquer arte que se valha da técnica mecânica.
Plínio Marcos
ESSE TEXTO, OU MELHOR, ESSE MANIFESTO DO TEATRO SOCIAL, FOI DEDICADO A NOSSA BANDEIRA DE LUTAS NA TRUPEORTAÉTICA NA NOITE DE HOJE PELO INTEGRANTE CARLOS KERMESSI. TODA TURMA REFLETIU, CHOROU E SE ABRAÇOU CONSCIENTES DO NOSSO PAPEL!
ALEHOP!!!
Comentários