PATRIMÔNIO CULTURAL DE BUDAPESTE - CAFÉ NEW YORK
em uma tarde fria do verão Húngaro - Ana Mae Barbosa e Tiago Ortaet |
Sándor Steuer um membro de uma famosa família de café abriu a jóia da construção do "café mais bonito do mundo" em 23 de outubro de 1894.
O piso térreo-café se tornou a parte mais esplêndida do palácio imponente ao lado de suas janelas com 16 faunos - "El Ashmodai" a figura antiga de café e meditação - segurou a lanterna no bom estilo propagar a espiritualidade da New York Café desta forma também.
O majestoso edifício foi construído em estilo eclético influência da taliana renascentista e barroca; seus interiores ricamente decorados foram projetados no espírito do ecletismo histórico. Tudo foi feito de mármore, bronze, seda e veludo muitas com relação a construção do palácio do rei da Baviera Louis II. O teto era decorado com as pinturas do painel maravilhoso de Gusztáv Mannheimer e Eisenhut Ferenc na entrada uma fonte, lustres venezianos que recebem visitantes deslumbrados.
No Café ao lado da mulher e da sala de jogo em "águas profundas", uma sala de bilhar, também encontrou um lugar. De acordo com o rumor de pragas no dia de abertura um famoso escritor Ferenc Molnár, juntamente com seus amigos, jogou as chaves do Café no Danúbio para tê-lo aberto 24 horas por dia.
O Café ganhou a sua classificação literária quando os irmãos Harsányi assumiu a gestão. Nova York a partir da primeira década do século XX tornou-se conhecido como um verdadeiro café literário do centro da vida intelectual de Budapeste. Escritores e jornalistas tiveram seus Circle Home aqui e logo tabelas dos artistas foram formados. Pouco depois, o escritório editorial do periódico de maior padrão literário da época "Nyugat" ("West") encontrou a sua casa também. Gyula Krúdy, Ferenc Molnár, Zsigmond Móricz, Dezső Kosztolányi criaram seus primeiros escritos aqui. A partir da década de 1910 a nata do mundo do teatro e do cinema swarmed já estiveram sentados nessas cadeiras do café New York: Na verdade, este é o lugar onde Sir Alexander Korda - diretor de filmes como A Vida Privada de Henrique VIII e O Ladrão de Bagdá - começou por ganhar o prêmio mundial da carreira, apenas como Michael Curtis, diretor vencedor do Oscar Casablanca fez também. Pongrác Kacso encontrou inspiração na atmosfera do Café para compor sua famosa ópera João Hero assim como Imre Kálmán o compositor de operetas famoso ao criar várias de suas peças celebrada enquanto se encontra sentado no New York. Nova York foi um café de música: desde a música cigana, em seu princípio até as músicas de bronze no inverno.
... aguardando um belo e delicioso doce húngaro - Maria Helena Rossi e ana Mae Barbosa |
Saguão de entrada do Café New York |
o mais tradicional café húngaro da capital Budapest |
esplendor da arquitetura húngara com as decorações em bronze - Demais!!! |
utca principal do café |
Salão subterrâneo |
Meu deus quanta arte |
Comentários