RELATÓRIO SEMANAL - OFICINAS ARTÍSTICAS
RELATÓRIO SEMANAL
15 e 17 de agosto de 2024
O primeiro encontro de prática teatral nesse semestre aconteceu com a estreia do nosso linóleo (piso emborrachado profissional para prática de dança e teatro) proporcionando maior conforto e segurança nas nossas aulas.Também ampliamos nossa identidade visual com mais um backdrop e banner. A parte da alimentação também foi reforçada para atender as quase 70 crianças da turma de sábado e a turma de adolescentes e adulto às quintas-feiras.
*
Desenvolver autoconfiança para dançarem em público;
*
Serem capazes de criar pequenas sequências coreográficas;
*
Melhorar o condicionamento físico de forma consciente.
*
Principais elementos: pivot torn, pequenos saltos, posições de pés e braços,
deslocamentos, piruettes, molinetes, movimentações de troncos e ondulações.
Obs. O objetivo do curso é que todos saiam entendendo o alinhamento correto onde com tempo amplitude e quantidade do movimento vai aumentando automaticamente.
Expressão Artística
*
Principais elementos: aprender e decorar sequências coreográficas conseguindo
colocar intenção nos movimentos, fazer com que entendam o motivo e a forma de
ligar as movimentações, criem em duplas, trios e individualmente sequências
curtas utilizando de movimentações que já conhecem.
Condicionamento Físico
* Principais
elementos: Fortalecimento e alongamento dos principais grupos musculares
(abdômen, braços, pernas e costas) protegendo as articulações de possíveis
lesões.
Toda a oficina será pensada para proporcionar maior desenvoltura no mundo da dança, propiciando cuidado com a saúde e objetivando que os alunos sejam:
“Capazes de expressar-se e de expressar seu mundo;
mas também ser capaz de agir, modificando esse mundo” Nidelcoff, Maria Teresa.
“Uma escola para o povo”
Isabelly Cristina
Batista de Freitas
Professora de Dança e
formanda em pedagogia pela USP
Ø
TURMA
DE TEATRO ADULTO
* desenvolvimento de
comunicabilidade e dinâmica de palco para se apresentar em público;
* improvisação de cenas curtas e
criatividade na composição;
*
Improvisação (método Augusto Boal)
*
Criação de personagens (método Stanilavisky)
*
Expressão Corporal (método Pina Baush e Rudolph Laban)
*
Contextualização artística (Método Proposta Triangular Ana Mae Barbosa)
* desenvolvimento de
comunicabilidade e dinâmica de palco para se apresentar em público;
* improvisação de cenas curtas e
criatividade na composição;
*
Improvisação (método Augusto Boal)
*
Expressão Corporal (método Pina Baush e Rudolph Laban)
*
Contextualização artística (Método Proposta Triangular Ana Mae Barbosa)
Nas quatro turmas recebemos aprendizes com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) em diferentes níveis de suporte, bem como crianças e adolescentes com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). A equipe está empenhada em não apenas acolher bem esses participantes, como incluí-los de forma ativa nas produções.
Em todas as turmas tivemos a presença do nosso diretor Tácio Watanabe, apresentando o projeto e acolhendo os novos participantes. Uma maneira de demonstrar nossa unidade pedagógica em prol do desenvolvimento de todos os aprendizes.
_______________
Tiago
Ortaet
Arte/educador,
especialista em linguagens da arte pela USP
Comentários