RELATÓRIO SEMANAL
10 de agosto de 2024
O
encontro especial de abertura do semestre contou com mais de 150 pessoas na
sede da Associação Hamburgada do Bem e reuniu aprendizes e familiares das
quatro diferentes turmas.
A
aula inaugural aconteceu sob um clima de muito entusiasmo e alegria,
principalmente tendo os aprendizes veteranos (do semestre passado) acolhendo os
recém-chegados.
Tivemos
uma abstenção de cerca de 20% dos selecionados e como a presença no
primeiro encontro era parte do processo de seleção, aprendizes da lista de
espera já foram convocados para ocupar o lugar dos faltosos desistentes,
salvaguarda os que justificaram a ausência.
Apresentamos
a equipe de trabalho aos presentes (professores, coordenação, apoio e direção)
e dialogamos para a compreensão da importância de um projeto como esse, bem
como explicamos sua metodologia, histórico, objetivos, avaliação e regras.
Nesse diálogo pudemos apresentar também os patrocinadores do projeto.
A
proposta desse evento que marcou a largada para uma nova fase do projeto foi justamente
explicar cada um dos itens do nosso código de ética, abrir o microfone para
todas as dúvidas que surgissem, efetivar a matrícula das crianças e
adolescentes, assinar o termo de direito de imagem e integrar as turmas.
Dentre
os tópicos discutidos com os pais e responsáveis estavam:
Código de Ética
Esse projeto é
idealizado e coordenado a partir de um sólido compromisso com os princípios da Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948),
da Constituição Brasileira (1988), da Convenção sobre os Direitos da Criança
(1989), do Estatuto da Criança e do Adolescente (1990) e do Estatuto da
Juventude (2013), promovendo o respeito pelos direitos das crianças,
adolescentes e jovens e assegurando a implementação dessas diretrizes.
Sobre disciplina:
*
A prática artística exige rigor disciplinar para o bom desenvolvimento
dos aprendizes.
*
Por ser uma produção cultural essencialmente coletiva, todo participante e seus
responsáveis devem ter ciência de que cada ação individual impacta no grupo
como um todo, nesse sentido, fica pactuado o seguinte acordo:
*
Para o melhor aproveitamento da experiência teatral, atrasos não são tolerados.
As aulas iniciam pontualmente no horário estabelecido. Os responsáveis devem
levar/buscar as crianças/adolescentes no horário combinado.
*
Faltas só serão abonadas com atestado médico ou justificativa plausível.
*
O aluno que faltar três vezes sem justificativa perderá a vaga e será
convocada a próxima pessoa da lista de espera.
*
Conflitos pessoais de qualquer natureza devem ser comunicados
imediatamente ao educador da oficina.
*
Qualquer conflito vivenciado ou presenciado será mediado pelo educador a
fim de promover uma comunicação não violenta.
*
Caso seja necessário, os pais ou responsáveis poderão ser convocados para
participarem dessa mediação.
* A oficina tem duração de 4
meses e somente será oferecido certificado aos aprendizes que tiverem pelo
menos 70% de presença.
Sobre inclusão:
*
Temos uma proposta pedagógica inclusiva, assim após avaliação do
educador o conteúdo poderá ser adaptado.
*
É dever dos responsáveis comunicar, no primeiro dia de aula, quaisquer
outras necessidades especiais.
*
Não serão tolerados tratamentos discriminatórios de nenhuma natureza, falas
preconceituosas ou bullying, tanto no espaço de aula, quanto no espaço virtual.
Sobre comunicação:
*
Há um grupo de whatsapp referente a essa turma com o objetivo de agilizar a
comunicação entre o professor e os aprendizes. O grupo é exclusivamente
para assuntos pertinentes à formação artística e cultural.
* Há um número de WhatsApp
exclusivo do projeto que pode ser acionado sempre que preciso: (11) 99245-1421
*
É dever do aprendiz (e no caso de menor, dos responsáveis)
acompanhar a agenda de anotações, o grupo de WhatsApp e as redes sociais do
projeto para estar ciente dos comunicados semanais.
*
Não há restrição temática no processo de criação artística, todavia as
produções serão baseadas em classificação etária.
*
Há constante registro de imagem dos participantes em atividades da
oficina com o propósito de divulgação do projeto.
* É muito importante
que os aprendizes e seus familiares interajam nas redes sociais do
projeto: @hamburgadadobem e @trupeortaetica essa atitude valoriza o projeto e o
esforço de cada um dos aprendizes.
*
Quando houver atividades externas de pesquisa e difusão cultural. As
mesmas serão comunicadas previamente para autorização dos responsáveis.
Sobre organização e vestimentas:
*
Importante o estudante trazer um bloco de anotações, uma caneta,
garrafinha d`água e toalha de rosto.
* Atenção para roupas
inadequadas para prática teatral: calça jeans, macacão, saias, mini-blusas
ou qualquer vestimenta que impossibilite ou prejudique a mobilidade do corpo.
Adequados: moletom, shorts, camiseta, legging, etc.
* Haverá reuniões de pais
bimestrais para tratar dos avanços e desafios das aprendizagens.
*
Semanalmente um dos estudantes levará para casa o “LIVRO DE MEMÓRIAS DAIKI”
onde ele deverá registrar livremente suas impressões do encontro anterior. O
livro deverá ser entregue impreterivelmente no encontro seguinte.
Sobre alimentação:
*
Oferecemos alimentação gratuita durante a oficina para ser consumida somente
durante o intervalo das aulas.
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Foi
destacado ainda que o não cumprimento de qualquer dos tópicos acordados nesse
documento inviabiliza o prosseguimento no projeto.
Após
a leitura de todos os tópicos acima, aprendizes e seus familiares puderam
expressar suas considerações, dúvidas, críticas, elogios e sugestões.
Em
seguida exibimos o documentário “Fala Jovem” produzido no primeiro
semestre com depoimentos dos aprendizes sobre o processo de criação artística e
a transformação que o teatro tem causado na vida deles.
Realizamos
a “dinâmica do papel amassado” com todos os presentes, inclusive com a
participação dos pais e responsáveis, na perspectiva de que se atentem para a
potencialidade da criança ser ouvida a partir de uma escuta-ativa, de ser
inserida em contextos respeitosos e que privilegiem a empatia, a criatividade.
A proposta da dinâmica também consistiu em alertar para a permanente vigilância
de evitar comunicações violentas no nosso cotidiano.
Na
etapa final do encontro houve sorteios de diversos presentes, dentre eles
livros, bonés, camisetas, copos e agendas personalizadas. Foi servido um café
da tarde à todas e todos.
Ø TURMA DE
TEATRO INFANTOJUVENIL
Essa
grande turma tem aproximadamente 70 crianças e adolescentes e devido ao enorme
contingente, a mesma será distribuída em dois núcleos teatrais, para melhor
acompanhamento dos aprendizes, sendo um núcleo de veteranos (que protagonizará
o espetáculo de natal e encenará esquete de humor como atividade complementar) e
o outro, núcleo de novos aprendizes (que fará a iniciação teatral, criará esquete
e fará participação no espetáculo de natal).
Ø TURMA DE
DANÇA INFANTOJUVENIL
Essa
turma é caracterizada por ser responsável em criar as coreografias do
espetáculo de natal que será apresentado em dezembro.
Ø TURMA DE
TEATRO ADULTO
Essa
turma é bastante diversa com jovens, adultos e idosos. A ideia é que a turma
produza um espetáculo-reflexão social sobre a violações de direitos das
crianças e adolescentes.
Tiago Ortaet
Arte/educador, pós-graduado em linguagens
da arte pela USP
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