REVISÃO - AULA PROFESSORA EDILAINE FÉLIX

NOÇÕES TEÓRICAS DO JORNALISMO DIGITAL

* A internet surgiu a partir de pesquisas militares nos períodos da Guerra Fria 

* Os militares perceberam que poderiam comercializar a comunicação realizada pela internet

* A partir dos anos 90, com a chegada da internet no Brasil, foram inaugurados sites de jornais como o Folha Online

CARACTERÍSTICAS DA PRODUÇÃO DE NOTÍCIA NO AMBIENTE DIGITAL

* Textos mais curtos que o jornalismo impresso, mas mais profundos do que a TV e o Rádio

* Sentenças concisas, simples e diretas

* Texto vivo e alegre (com humor)

ALGUNS INDICADORES PARA UM TEXTO WEB, SEGUNDO O POYNTER INSTITUTE:

1) Conheça a sua audiência
2) Pense primeiro e diferente
3) Ajuste suas notícias de acordo com cada tema
4) Escreva de forma "viva"
5) Explique
6) Nunca "enterre o lide"
7) Não amontoe as informações sem dar sentido a elas
8) Divida um texto maior em textos menores

WEBJORNALISMO: 7 CARACTERÍSTICAS QUE MARCAM A DIFERENÇA:

* De maneira geral, há mais de uma década as tiragens e receitas publicitárias caem
(Para Ricardo Noblat, o modelo dos jornais está em xeque. Donos de jornal e jornalistas estão cansados de saber que os jornais devem:

+ renovar sua pauta de assuntos para ganhar mais leitores, principalmente mulheres e jovens
+ surpreender mais os leitores com informações que eles desconheçam
+ humanizar o noticiário e abordar os temas pela ótica dos leitores
+ conferir menos importância às notícias de ontem e ocupar-se em antecipar as que ainda estão por vir
+ dar mais tempo aos repórteres, por que são eles que diferenciam um jornal de outro
+ publicar textos que emocionem, comovam e inquietem
+ resistir a tentação de absorver prioridades tão características da televisão: superficialismo, entretenimento, versão, busca, de audiência a qualquer preço
+ investir pesado na qualificação dos seus profissionais

CONCEITO DE JORNAL LABORATÓRIO

* 1984 nasce o conceito - para que o estudante de jornalismo tenha acesso mais à prática
* Dirceu Fernandes Lopes (pesquisar +)

TEXTO JORNALÍSTICO

* Até meados do século XX (no Brasil por volta de 1950/1960), a estrutura do texto jornalístico começava pelo chamado "nariz de cera" era o texto introdutório, rebuscado e normalmente opinativo (subjetivo), antecedia a narrativa dos acontecimentos e procurava ambientar ao leitor. Dava ênfase a descrição sobre os fatos e personagens, usava uma linguagem cheia de preciosismos e pouco objetiva.

* Desafios do texto jornalístico: Fakenews - ter pessoas para fazer as matérias e publicar; identificar e confirmar a veracidade das fontes, entender os dados, ler planilhas, relatórios técnicos, redes sociais - públicos diversos que são consumidores e produtores de informação.

TRANSFORMAÇÕES

* Jornalismo de dados
* Infografia
* Midialidade 
* Interatividade
* Personalização
* Hipertextualidade
* Instantaneidade
* Exploração da base de dados
* Construção de narrativas hipermídia
* Experimentação de novos gêneros jornalísticos
* Visualização das informações

RELAÇÃO COM AS FONTES

"O jornalista não pode oferecer valores ou favores pessoais em troca da informação. Tampouco pode aceitar valores ou favores pessoais para publicar ou omitir uma notícia" (Folha, página 45) 

* Toda fonte deve ser tratada com polidez e transparência
* Tenha cuidado com a proximidade excessiva com as fontes
* Se a relação se deteriorar ou se estreitar, por qualquer motivo, informe a chefia
* Grave a conversa e faça anotações - segurança para o repórter e a fonte
* O sigilo da fonte é garantido pelo artigo 5º, inciso XVI, da Constituição Federal, mas a responsabilidade judicial sobre uma informação anônima é de quem a publica. O processo pode ter como alvo o jornalista, o jornal ou os dois.
* Considere a viabilidade, a relevância e a pluralidade das fontes para garantir uma abordagem equilibrada. FONTES SÃO OS PORTADORES DA INFORMAÇÃO.

PAUTA, APURAÇÃO E CHECAGEM

*Pesquisar o assunto
* Identificar possíveis fontes
* Planejar, como, onde e quando será a apuração
* Definir equipe (repórter, repórter fotográfico)
* Se possível, necessário, realizar primeiros contatos

PRODUÇÃO TEXTUAL NO GÊNERO INFORMATIVO FACTUAL

* Título
* Linha fina
* Lide
* Intertítulo
* Olho
* Box

Comentários

MAIS LIDAS

PEÇA TEATRAL SOBRE A CONSCIÊNCIA NEGRA - Professores: Mirian (Português) e Tiago (Arte)

O QUE É E PRA QUE SERVE UM CONSELHO ESCOLAR???

TEXTO "Tráfico Negreiro e Escravismo no Brasil I e II" da PROFESSORA ROSNEY ÀS 6ªs e 7ªs séries INTERDISCIPLINAR com ARTES