GUARULHOS É REPRESENTADA NO FESTIVAL DE CINEMA DE GRAMADO

A Prefeitura de Guarulhos, através da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer - SECEL foi convidada pela organização geral do Festival de Cinema de Gramado, a Gramadotur para a 45ª edição do mais importante evento de cinema do país.

Levando em consideração a crescente produção audiovisual de Guarulhos e compreendendo a importância do cinema como desenvolvimento sócio-econômico e cultural a SECEL convidou o importante cineasta guarulhense Tico Barreto (idealizador do projeto GRUCINE) para acompanhar o Diretor de Cultura da cidade, Tiago Ortaet para integrar os debates, fóruns, exibições e reuniões imprescindíveis para a indústria cinematográfica nacional; bem como atrair produções e investimentos para Guarulhos.

 Reunião com a Gisa, organizadora do evento



Na ocasião os representantes de Guarulhos tiveram um encontro muito produtivo com grandes nomes da história do cinema brasileiro como Luiz Carlos Barreto, Cacá Diegues, Rubens Ewald Filho, Miguel Rodrigues, Paulo Betti e Dira Paes; em que discutiram o interesse da gestão municipal em realizar um seminário do audiovisual; bem como a criação de um polo cinematográfico para atrair produções, formar profissionais e desenvolver o cinema local.

Dentre os indicados na premiação do festival estava o premiado longa metragem “O MATADOR” do  cineasta Marcelo Galvão; que contou com a atuação dos atores guarulhenses Igor Cotrim,  Thais Cabral e João Miller.

“No Brasil a indústria cinematográfica movimenta mais a economia do que setores como a indústria têxtil e farmacêutica, impacta na construção da identidade local e desenvolve o turismo da cidade; em Guarulhos é uma linguagem que já tem um circuito independente; movimentos e coletivos; mas ainda é uma área que carece de investimentos” destaca Tiago Ortaet  

A atriz revelação guarulhense Thais Cabral atualmente é aluna da oficina “CINEMA DO CORAÇÃO” realizada pela SECEL no Cineclube do Centro Municipal de Educação Adamastor.
Para o cineasta Tico Barreto “Guarulhos é uma cidade grande, cosmopolita e que possui grande potencial em sua diversidade cultural. Precisamos dar voz a esta vastidão cultural e o cinema funcionará como um instrumento. Queremos fortalecer a identidade de Guarulhos como uma cidade celeiro da cultura nacional” acrescenta.


Para Susi Martins, uma das mais importantes produtoras de eventos de Gramado, receber representantes de Guarulhos foi um produtivo intercâmbio de experiências na gestão de eventos “Temos vocação para acolher gestores culturais de vários lugares do Brasil e do mundo; a equipe de Guarulhos se mostrou muito entusiasmada com nossas possibilidades de parcerias” destaca a líder gramadense. 

Comentários

MAIS LIDAS

PEÇA TEATRAL SOBRE A CONSCIÊNCIA NEGRA - Professores: Mirian (Português) e Tiago (Arte)

O QUE É E PRA QUE SERVE UM CONSELHO ESCOLAR???

TEXTO "Tráfico Negreiro e Escravismo no Brasil I e II" da PROFESSORA ROSNEY ÀS 6ªs e 7ªs séries INTERDISCIPLINAR com ARTES