PERCURSO - CAMINHO - TRAJETO - ROTA - TRILHA - ROTEIRO... CAMINHEMOS EM BUSCA DO SABER
ROTEIRO DE ESTUDOS - PROJETO
DE ARTE CONTEMPORÂNEA
ENSINO MÉDIO
“MANIFESTUS
– o que me habita”
Professor
Tiago Ortaet – 2016 Obs.: Pinte a bolinha correspondente àquela atividade que você já tenha
realizado.
o
Panorama de associações em sala de aula acerca
do tema-disparador “SIMBOLOS”
o
Orientações do professor sobre semiótica. Ler
texto de referência em www.continentalcultural.blogspot.com
o
Desafio do papel em branco – explorar forma e
conteúdo (criar contexto para o objeto criado) expor o projeto em sala de aula
através da oralidade
o
Transpor a oralidade apresentada para o papel –
no caderno de artes
o
“EU SOU O LUGAR SOU EU” parte da instalação da
exposição “E...ternos” do professor Tiago Ortaet apresentada em sala de aula.
Composição de poesia onde o tema é você e seus labirintos.
o
Ouvir a canção “Vamos Celebrar” de Oswaldo
Montenegro
o
Reescrever seu texto.
o
A partir do conteúdo do seu texto
poético-biográfico transformar as palavras em materialidade. Numa caixa, com
tampa. Seja criativo, personalize, invente, crie!
o
Refletir sobre a frase “Viver é isso: Ficar se
equilibrando o tempo todo entre escolhas e consequências” Sartre. Você sabe
quem é esse pensador? Pesquise!
o
Visitar o Museu da Pessoa em São Paulo. Conheça
através da internet.
o
Através da curadoria do professor, preparar a
exposição das caixas. Com pontes que liguem uma caixa a outra.
o
Assistir o documentário “O Lixo Extraordinário”
do artista Vik Muniz
o
Lançamento do Livro “MANIFESTUS – o que te habita”
Lançamento do Livro “MANIFESTUS – o que te habita”
ROTEIRO DE ESTUDOS - PROJETO DE ARTE CONTEMPORÂNEA
ENSINO FUNDAMENTAL II
“Inquietudes
Líquidas”
Professor
Tiago Ortaet
Obs.: Pinte a bolinha correspondente àquela
atividade que você já tenha cumprido, realizado.
o
Ler
e discutir as páginas de 05 à 12 da referência de imagens e provocações que se
encontra no ateliê de artes..
o
Aula
teórica acerca da representação simbólica (semiótica) em diferentes linguagens
(sala)
o
Ouvir
o áudio com a sinopse do espetáculo teatral “PEDRAnoLAGO” da Trupe Ortaética de
Teatro Comunitário que se encontra em www.facebook.com/tiagoortaetoficial
o
Criar
um panorama de palavras que se associem (remetam) ao nosso tema central: ÁGUA
o
Compor
uma tabela com situações positivas e negativas que haja água como suporte, uso
ou consequência.
o
Você
sabia que aproximadamente 70% do nosso corpo é composto de água”
o
Ouça
a canção “O PULSO” do grupo “OS TITÃS” expoente do Rock nacional da década de
80.
o
Pesquise
o significado da palavra “Assemblage” e crie uma imagem nesse formato, com
profusões de outras imagens, sobre o nosso tema de pesquisa.
o
Fotografe
3 situações distintas com base no tema e traga as imagens no celular para a
aula.
o
Desenhe
um projeto de maquete (rascunho) em que haja ambiente “tranquilo e favorável”
para a proliferação do mosquito Aedes Aegypt.
o
Construa
essa maquete em grupo de até 4 pessoas (Não pode usar isopor. Explorar outros
materiais)
o
Redija
um breve texto a partir da leitura da imagem que você fará da obra “MARULHO” do
artista Cildo Meireles. Faça também uma análise objetiva e subjetiva da obra,
conforme explicado em sala de aula.
o
Tome
um banho de chuva (se possível) e depois grave um áudio contando como foi essa
experiência sensorial. Traga o áudio em seu celular para ouvirmos juntos na
aula de artes.
o
Em
grupo (ou individual) crie uma performance de 30 a 60 segundos sobre a liquidez
do corpo, busque referências na internet, escolha uma trilha sonora que você
considere apropriada ao tema e apresente em sala de aula.
o
Pesquise
a série de obras “Monumento Mínimo” da artista brasileira Néle Azevedo e crie
relações para seu processo de criação ou ao menos se inspire!
o
Compor
uma poesia a partir da frase “O que é líquido em minha vida pode ser moldado,
desaguado, corrente feito água no rio ou como a maré cheia do mar, ondas bravas...
Mas o que me submerge pode me afogar”
o
Após
todo esse percurso de pesquisas, referências e experimentos realizar trabalho
artístico acerca do tema pesquisado, podendo explorar seus diferentes
contextos. Pode ser realizado em dupla e se apropriando de qualquer uma das
linguagens artísticas.
o
Entregar
relatório individual de auto-avaliação do processo de criação realizado.
Comentários