TESTE VOCACIONAL - para os terceiros anos do Ensino Médio
Olá galeraaaaa, pra quem faltou no dia que fizemos esse teste vocacional em sala de aula, disponibilizo aqui para que reflitam sobre a carreira que irão optar na vida profissional!!! Abraço e sucesso!!! Prof. Ortaet
1) Na
escola, você prefere assuntos ligados à:
a) Arte,
esportes e atividades extracurriculares
b) Biologia
e genética
c) Ciências
humanas, idiomas
d) Ciências
exatas
2) Você
prefere levar sua vida:
a) Com pouca
rotina e poucas regras
b) Com
regras definidas e disciplina
c)
Interagindo com todo tipo de pessoa
d) Com muita
autonomia: “na sua”
3) Você se
descreveria como uma pessoa:
a) Impulsiva
e um tanto aventureira
b) Cautelosa
e responsável
c)
Entusiasmada e muito amiga
d) Calma e
diferente da maioria
4) Você se
considera uma pessoa:
a) Prática e
hábil para improvisar
b)
Batalhadora, que sabe o que quer
c)
Preocupada com questões humanas
d)
Capacitada para criar e inventar
5) De quais
características suas você sente orgulho:
a) Audácia e
facilidade para lidar com o inesperado
b) Senso de
dever e capacidade de dar exemplo
c) Idealismo
e disposição para compreender os outros
d)
Engenhosidade e rapidez mental
6) Costuma
confiar mais em:
a) Percepção
imediata
b) Costumes
e tradições
c) Intuição
d) Razão e
lógica
7) Quase
sempre, você gosta de:
a) Causar
impacto: os “holofotes” o atraem
b) Ser visto
como membro valioso de um grupo
c) Sonhar em
transformar o mundo
d) Desvendar
um enigma ou inventar algo útil
8) A vida é
mais interessante quando você tem:
a)Desafios,
situações cambiantes
b)
Segurança, emprego garantido, integração social
c)
Possibilidade de fazer algo para mudar o mundo
d)
Possibilidade de ir além do que já é conhecido
9) Você
gostaria de ser:
a) Um craque
na profissão que escolher
b) Um
executivo bem sucedido
c) Um
profissional de prestígio
d) Um
especialista ou um cientista
10) Você é
muito bom lidando com:
a)
Ferramentas, instrumentos e equipamentos
b) Controle
do tempo, comando e execução
c) Pessoas
de todos os níveis sociais e culturais
d) Sistemas
e construção (material ou mental)
11) Antes de
agir, você analisa:
a) As
vantagens imediatas
b) As
experiências já vividas
c) As
possibilidades futuras
d) As
condições e consequências
12) Gosta
quando as pessoas:
a) O surpreendem
com um presente
b) Expressam
gratidão por algo que fez
c)
Reconhecem sua personalidade singular
d)
Reconhecem sua inteligência
13) Você
costuma abraçar um novo projeto:
a) Com a
cara e a coragem
b) Guiado
pela experiência
c) Confiando
na intuição e na criatividade
d) Depois de
verificar todas as variáveis
14)
Geralmente, você prefere agir:
a) No calor
do momento
b) Com
segurança e conforme o costume
c) Quando
está inspirado
d) Quando um
problema o desafia
15) Você
fica motivado quando:
a) Tem a oportunidade
de superar obstáculos
b)
Experimenta estabilidade na vida profissional, ou se a, sabe em que terreno
está pisando
c) Harmonia
e inspiração guiam a atividade
d) Há
liberdade para projetar o futuro
16) Em
atividades em grupo, você prefere:
a) As
desafiadoras, que exigem ação rápida
b)
Administrar os recursos disponíveis
c) Motivar
as pessoas para darem o melhor de si
d) Descartar
logo o que não funciona
17) Liderar
é uma atividade que gosta de exercer:
a) Por pouco
tempo e dependendo da situação
b) Quando
pode comandar do começo ao fim
c) Quando é
preciso identificar e reunir talentos
d) Quando o
raciocínio estratégico é necessário
18) Em uma
escola, você gostaria de ser:
a) Professor
de educação física
b) Diretor
c) Professor
de literatura
d) Professor
de matemática ou física
19) É um
elogio quando se referem a você como:
a) Corajoso,
otimista e divertido
b)
Cauteloso, responsável e aplicado
c)
Harmonizador, íntegro e sábio
d) Uma mente
brilhante
20) Frase
que têm a ver com você:
a) “Deixo a vida
me levar...”
b) “Manda
quem pode; obedece quem tem juízo”
c) “Para seu
próprio interesse, seja verdadeiro”
d) “Penso,
logo existo”
TOTAL
A B C D Maior pontuação em A
A principal
característica dos tipos A é o movimento. Gostam de novidade. Apresentam
destreza física e boa expressão corporal. Se forem mais propensos ao raciocínio
lógico, terão mais êxito em profissões profissões que requeiram requeiram
precisão precisão e acuidade. Se forem mais inclinados ao sentimento e à
emoção, as profissões relacionadas ao trato com
pessoas são as mais indicadas. Pessoas do tipo A não gostam de rotina e
veem o trabalho como uma grande fonte de prazer.Carreiras mais apropriadas:
Esportista
Anestesista
Artista
plástico
Ator
Dermatologista
Estilista
Fotógrafo
Guia de
turismo
Músico
Personal
trainer
Personal
stylist
Piloto
Chef de
cozinha
Cineasta
Cirurgião
Coreógrafo
Dançarino
Instrumentador
cirúrgico
Instrutor de
voo
Jornalista
Médico
clínico
Paisagista
Publicitário
Relações
públicas
Roteirista
Maior pontuação em B
Comando e
responsabilidade são duas palavras que definem as pessoas do tipo B. Elas
gostam de lidar com fatos, quantidades, análises, organização e planejamento. Trabalham
duro e preferem profissões que lhes roporcionem
status e possibilidade de crescimento. São as mais presentes no mundo
corporativo.Carreiras mais apropriadas:
Administrador
de empresas
Advogado
Assistente
social
Engenheiro
mecânico/químico
Juiz de
direito
Assistente
social
Pator /padre/rabino
Bibliotecário
Delegado
Pator /padre/rabino
Policial
Promotor
público
Maior pontuação em C
Facilmente
reconhecíveis por seu entusiasmo e interesse nas relações humanas, as pessoas
do tipo C têm na intuição o seu ponto forte. Muitas endereçam seu esforço e
talento para o desenvolvimento intelectual de alunos
E discípulos
e o conforto psicológicos de pacientes e colegas de trabalho. No grupo C, estão
as personalidades mais laureadas com o
Nobel da Paz e de Literatura. Carreiras mais apropriadas:
Artista
plástico
Dramaturgo
Educador
Escritor
Professor
Psicólogo
Psiquiatra
Escritor
Sociólogo
Filósofo
Jornalista
Pedagogo
Sociólogo
Terapeuta
ocupacional
Tradutor
Maior pontuação em D
São
intuitivos como os C, mas, em vez de se preocupar com pessoas, costumam focar seus
interesses em grandes áreas do conhecimento, conhecimento, como ciência E tecnologia..
Apresentam notável capacidade para identificar problemas concretos e resolvê- los,
bem como para o raciocínio abstrato.Carreiras mais apropriadas:
Analista de
sistemas, Antropólogo, Arquiteto, Astrônomo, Líder de uma corporação, Matemático,
Militar
Astrônomo, Oceanógrafo,
Criador de software, Designer industrial, Economista, Engenheiro, Físico, Oceanógrafo,
Pesquisador, Químico, Músico (regente), Urbanista, Zoólogo
Comentários
3 ano A
Ao analisar a sátira percebe-se que o vídeo retrata de uma ironia visando a política , sendo assim, uma forma de demonstrar como a política se comporta de forma inadequada, ironizando a forma de se expressar . Convém lembrar que o vídeo tem por objetivo de provocar, indiretamente ou diretamente , através da arte e cultura , pela sua criatividade, pelo cenários , pela produção e pela forma de expressão. Portanto o papel da arte nesse cenário é essencial , poder transmitir algo , expor ideias, através da sátira e do sarcasmos, porém deve haver limites pois são assuntos sérios tratados de maneira descontraída, mas podem ser confundidas com os viés . É de extrema importância a produção , os personagens felizes, pois demonstra que eles querem uma intervenção política, e estão eufóricos fazendo algo como instrumentos para expor seus ideias .