5%... PENSA NISSO!!!
VOCÊ FAZ PARTE DOS 5%????
Tínhamos
uma aula de Fisiologia na escola de medicina logo após a semana da Pátria. Como
a maioria dos alunos havia viajado aproveitando o feriado prolongado, todos
estavam ansiosos para contar as novidades aos colegas e a excitação era geral.
Um
velho professor entrou na sala e imediatamente percebeu que iria ter trabalho
para conseguir silêncio.
Com
grande dose de paciência tentou começar a aula, mas você acha que minha turma
correspondeu? Que nada.
Com
um certo constrangimento, o professor tornou a pedir silêncio educadamente. Não
adiantou, ignoramos a solicitação e continuamos firmes na conversa.
Foi
aí que o velho professor perdeu a paciência e deu a maior bronca que eu já
presenciei. Veja que ele disse.
"Prestem
atenção porque eu vou falar isso uma única vez", disse, levantando a voz e
um silêncio carregado de culpa se instalou em toda a sala e o professor
continuou. –
"Desde
que comecei a lecionar, isso já faz muitos anos, descobri que nós professores,
trabalhamos apenas 5% dos alunos de uma turma. Em todos esses anos observei que
de cada cem alunos, apenas cinco são realmente aqueles que fazem alguma
diferença no futuro; apenas cinco se tornam profissionais brilhantes e
contribuem de forma significativa para melhorar a qualidade de vida das
pessoas.
Os
outros 95% servem apenas para fazer volume; são medíocres e passam pela vida
sem deixar nada de útil. O interessante é que esta porcentagem vale para todo o
mundo.
Se
vocês prestarem atenção notarão que de cem professores, apenas cinco são
aqueles que fazem a diferença; de cem garçons, apenas cinco são excelentes; de
cem motoristas de táxi, apenas cinco são verdadeiros profissionais; e podemos
generalizar ainda mais: de cem pessoas, apenas cinco são verdadeiramente
especiais.
É
uma pena muito grande não termos como separar estes 5% do resto, pois se isso
fosse possível, eu deixaria apenas os alunos especiais nesta sala e colocaria
os demais para fora, então teria o silêncio necessário para dar uma boa aula e
dormiria tranqüilo sabendo ter investido nos melhores.
Mas,
infelizmente não há como saber quais de vocês são estes alunos. Só o tempo é
capaz de mostrar isso.
Portanto,
terei de me conformar e tentar dar uma aula para os alunos especiais, apesar da
confusão que estará sendo feita pelo resto.
Claro
que cada um de vocês sempre pode escolher a qual grupo pertencerá.
Obrigado
pela atenção e vamos à aula de hoje". Nem preciso dizer o silêncio que
ficou na sala e o nível de atenção que o professor conseguiu após aquele
discurso.
Aliás, a bronca tocou fundo em todos nós, pois minha turma teve um
comportamento exemplar em todas as aulas de Fisiologia durante todo o semestre;
afinal quem gostaria de espontaneamente ser classificado como fazendo parte do
resto?
Hoje não me lembro muita coisa das aulas de Fisiologia, mas a bronca do
professor eu nunca mais esqueci. Para mim, aquele professor foi um dos 5% que
fizeram a diferença em minha vida. De fato, percebi que ele tinha razão e,
desde então, tenho feito de tudo para ficar sempre no grupo dos 5%, mas, como
ele disse, não há como saber se estamos indo bem ou não; só o tempo dirá a
que grupo pertencemos. Contudo, uma coisa é certa: se não tentarmos ser
especiais em tudo que fazemos, se não tentarmos fazer tudo o melhor possível,
seguramente sobraremos na turma do resto.
Comentários