PAULO BARROS É O CARNAVALESCO MAIS GENIAL DE TODOS OS TEMPOS

Há pelo menos 3 anos venho acompanhando com empolgação as obras de arte e as super produções que o Carnavalesco Paulo Barros traz com sua imaginação brilhante e sua genialidade de artista contemporâneo.
Várias vezes já ressaltei em meus textos que o que mais adimiro no ser humano é ser pró-ativo, ter iniciativa, lidar com a criatividade de forma produtiva; esse artista tem tudo isso, mas com um detalhe imprescindível: Seu talento é regado a uma ousadia que me encanta.
Ele não teme em ousar, ele arrisca, vai além do que esperam dele, ultrapassa convenções, enfim, tornou-se, na minha concepção o maior carnavalesco de todos os tempos.
Evidente guardadas as proporções do também importante Jãozinho Trinta que já reinou na Sapucaí em outros carnavais; em sua época o Paulo Barros é certeza de um carnaval arrebatador.
Me impressiona sua capacidade, sua entrega e sua condução de uma obra de arte tamanhamente plural como o carnaval que expõe na passarela.
Quando digo isso, não me refiro simplesmente aos ilusionismos ou mistérios das alegorias que ele inventa, mas também pela exploração dos temas abordados nos ultimos carnavais, pelas cenas inusitadas das passistas, pelas alegorias coreografadas e principalmente pela sua sagacidade em "teatralizar" o carnaval.

NÃO É DE HOJE QUE ELE "GENIALIZA" O CARNAVAL, ELE FAZ ISSO A MUITOS ANOS... COMO TODO ARTISTA, TRANSGRESSOR, PROVOCADOR E INVENTIVO NATO ELE DESAFIA AS REGRAS DO CARNAVAL E EVIDENTE CAUSA POLÊMICA... OS CONSERVADORES NÃO O RECONHECEM, NÃO ACEITAM SEU ESTILO... MAS O QUE IMPORTA MESMO É QUE ELE ATINGE QUEM ELE QUER: O PUBLICO!!!

Não a toa escolhi falar desse homem surpresa nesse carnaval:

Abaixo acompanhe um trecho do desfile da UNIDOS DA TIJUCA no Sambódroo do Rio de Janeiro na madrugada desse Domingo para Segunda. 


Na próxima postagem irei falar sobre a escola de samba de São Paulo que mais me chamou atenção: UNIDOS DE VILA MARIA, com um samba-enredo sobre o teatro.

Para comentar essa matéria clique no link abaixo "0 comentários" Se desejar clique em www.youtube.com/tiagoortaet para acessar nosso canal de videos de arte e cultura

Comentários

MAIS LIDAS

PEÇA TEATRAL SOBRE A CONSCIÊNCIA NEGRA - Professores: Mirian (Português) e Tiago (Arte)

O QUE É E PRA QUE SERVE UM CONSELHO ESCOLAR???

TEXTO "Tráfico Negreiro e Escravismo no Brasil I e II" da PROFESSORA ROSNEY ÀS 6ªs e 7ªs séries INTERDISCIPLINAR com ARTES