CRONOGRAMA DE DUAS DAS APRESENTAÇÕES NA USP - GEO-ARTES

19/10 - Apresentação do Projeto Um Mundo Melhor, na VII semana da geografia-USP, participação/apresentação dos alunos do 3o. EM e dos alunos das 7ªs. - Orientação: Tiago/Marineis/Elenice


23/10 - 9:00/12:30 -na AGB/USP - Oficina cujo tema é: TERRITÓRIOS DO IMAGINÁRIO - Uma imersão no consciente re-materializando significantes com ELENICE DA FONSECA, IRACEMA MARINEIS e TIAGO ORTAET, alunos assistentes: 3o. EM e 7ªs.

O lixo está presente em nosso cotidiano e apenas o vemos como problema quando interfere de forma negativa em nossas atividades, sendo que a partir dele podemos compreender as práticas exercidas por determinada sociedade. O lixo é um objeto importante no estudo da interação do homem com o meio, de forma que revela a sua postura e até mesmo o seu grau de consciência quanto à preservação de seu ambiente. É necessário pensar a importância da mudança de nossas concepções a respeito do lixo, que reflete em nosso comportamento e gera consequências em nosso ambiente.

Nesta oficina pretende-se analisar as concepções e abordagens sobre a questão dos resíduos sólidos, cujo foco é a reciclagem. Segundo ANDRADE (2002), a reciclagem é uma alternativa para amenizar a grande quantidade de lixo que é deposto nos espaços de destinação, já que nem mesmo os aterros estão livres de causar danos ao ambiente.

O projeto educacional de uma escola deve considerar, de forma multidisciplinar, esse amplo contexto que se processa na recepção e apropriação que cada aluno faz da realidade, quando e quanto ele estiver preparado para tal. Assim, o projeto maior, aquele discutido em âmbito geral pela escola, desde as séries iniciais até o ensino médio, deve apresentar conceitos e procedimentos distintos em etapas e disciplinas diferentes, mas que considere a reflexão e a ação no que diz respeito às questões de ordem ambiental, seja promovendo conhecimento epistemológico sobre o funcionamento e conservação, seja trabalhando conceitos sociológicos, culturais, ou partindo para pequenas ações no meio.

A geografia com a análise do espaço e a compreensão do processo de desenvolvimento das paisagens pode contribuir para aumentar a consciência sobre essa realidade, porém quando soma-se conhecimentos, o resultado poderá atingir proporções maiores, por isso, este projeto foi realizado conjuntamente com Artes.

O senso estético será mais uma vez experimentado em outr aárea do saber, a cultura visual será provocada e a criatividade será um procedimento relacional com as causas ambientais. Não apenas nas artes plásticas, mas também nas artes cênicas, traremos os debates da performance e da instalação com presença do corpo como suporte, o corpo humano dialogal com o corpo do trabalho artístico que reciclado quer falar, quer exprimir e buscar em outros territórios novas significações.  

Para comentar essa matéria clique no link abaixo "0 comentários"

Comentários

Anônimo disse…
essa materia é da 6 serie ?

MAIS LIDAS

PEÇA TEATRAL SOBRE A CONSCIÊNCIA NEGRA - Professores: Mirian (Português) e Tiago (Arte)

O QUE É E PRA QUE SERVE UM CONSELHO ESCOLAR???

TEXTO "Tráfico Negreiro e Escravismo no Brasil I e II" da PROFESSORA ROSNEY ÀS 6ªs e 7ªs séries INTERDISCIPLINAR com ARTES