INTEGRANTE DO GRUPO "BEIJAFULO" NA NOSSA VIRADA CULTURAL - ZENEIDE ALVES


Breve Release:
O Grupo Beija–fulô nasceu em 2002 das oficinas de Cantos e danças brasileiras ministradas por Renata Mattar e Téo Menezes na Casa de Cultura da Penha/SP. Inicialmente composto por educadoras que buscavam um diferencial em suas práticas pedagógicas, atualmente compreende um conjunto de aproximadamente 28 integrantes com idades variadas entre 8 e 82 anos, nos quais se agregam maridos, filhas, mães e netas tornando-se uma grande família que se reúnem semanalmente para cantar e dançar os ritmos da cultura de tradição popular, resgatando nossa identidade cultural. A maioria das professoras atua como multiplicadoras realizando atividades nas salas de aula e desenvolvendo projetos pedagógicos nas escolas de educação infantil e ensino fundamental da Rede Municipal de São Paulo.

Zeneide Alves: Pedagoga (Unicid) e Arte-educadora, pós-graduada em Docência em Música Brasileira (Anhembi Morumbi) e Linguagens da Arte (USP). Docente em cursos universitários de formação de professores pela UNICID, FINOM, FMA, Interativa e atualmente pelo Ineq. Realizou oficinas e palestras pela SME e SMC, inclusive nos Projetos ADI Magistério (Fundação Vanzoline e Avisalá) e Projeto Rede em Rede (formação de Coordenadores Pedagógicos). Participou da equipe de técnicos avaliadores dos projetos da ASSAOC no Estado de SP, foi professora de musicalização infantil nos CEUs pela EMIA e pelo Instituto Pão de Açúcar sob coordenação de Teca Alencar de Brito. Estudou com as principais figuras da Arte e Pedagogia musical. Sócia-diretora da Empresa Simetria Ltda., presta assessoria pedagógica na área de Arte educação, desenvolve oficinas, palestras e workshops sobre Educação musical, cultura da infância, cultura popular brasileira e danças circulares para educadores em Instituições públicas e privadas. É percussionista, cantora, compositora e produtora do grupo de cultura popular tradicional brasileira “Beija-fulô”, composto por educadoras da rede municipal de SP.


Para comentar essa matéria clique no link abaixo "0 comentários" Se desejar clique em www.youtube.com/tiagoortaet para acessar nosso canal de videos de arte e cultura

VEJA TAMBÉM

0 comentários