Preparativos para Fórum de Direitos Humanos em Guarulhos


Em reunião de gestão da Secretaria de Assuntos Difusos (SAD) as subsecretarias de Acessibilidade e Inclusão, de Igualdade Racial, de Políticas para as Mulheres, da Diversidade, do Idoso e da Juventude, nesta quinta-feira (20), apresentaram propostas de programas que serão inseridos no Observatório de Políticas Públicas de Guarulhos. O encontro também discutiu as etapas de preparação (um total de oito) para o primeiro Fórum Municipal de Direitos Humanos (FMDH), previsto para acontecer em dezembro deste ano.
O Fórum Municipal terá como objetivo articular as políticas públicas de direitos humanos na cidade. Além disso, visa fomentar o debate entre técnicos e gestores municipais de diferentes secretarias para integração das políticas públicas em direitos humanos, envolver as entidades da sociedade civil que atuam neste segmento, por meio de um processo participativo, e iniciar a elaboração do Plano Municipal de Direitos Humanos de Guarulhos. 
O secretário da SAD, Lameh Smeili, propôs aos servidores acompanharem os acontecimentos no mundo que envolve as questões de direitos humanos para que possam entender melhor o papel da pasta. “Nós temos que entender primeiro para podermos desenvolver políticas públicas. É bom estarmos antenados sobre o que acontece no município, estado, país, continente e no mundo”, aconselhou. Além disso, enfatizou a importância do engajamento de outras secretarias para o desenvolvimento de políticas públicas em Direitos Humanos.
As informações mais recentes vindas dos Estados Unidos sobre os imigrantes separados dos seus filhos, inclusive famílias brasileiras, a retirada dos americanos do conselho de direitos humanos da Organização das Nações Unidas (ONU), o interesse nas riquezas dos outros países foram temas de reflexões abordados por Lameh.
A reunião contou com as presenças do secretário da SAD, Lameh Smeili, dos subsecretários Anderson Guimarães (Igualdade Racial), Toninho Messias (Acessibilidade e Inclusão), Walid Shuqair (Idoso), chefias e equipes técnicas da SAD. Já osi subsecretários Erick Watanabe (Juventude), Verinha Souza (Mulheres) e Ana Marques (Diversidade), em compromissos externos, foram representados na atividade. 
As etapas preparatórias terão encontros das equipes técnicas da Secretaria de Assuntos Difusos (SAD) e de outras secretarias e deverão envolver universidades, segundo e terceiro setor.
Imagens: Divulgação/ PMG

Comentários

MAIS LIDAS

PEÇA TEATRAL SOBRE A CONSCIÊNCIA NEGRA - Professores: Mirian (Português) e Tiago (Arte)

O QUE É E PRA QUE SERVE UM CONSELHO ESCOLAR???

TEXTO "Tráfico Negreiro e Escravismo no Brasil I e II" da PROFESSORA ROSNEY ÀS 6ªs e 7ªs séries INTERDISCIPLINAR com ARTES