UMA ANÁLISE SOBRE A EXIBIÇÃO DOS FILMES NACIONAIS - "O ESCARAVELHO DO DIABO" JÁ SAIU DAS SALAS DE CINEMA

APÓS O PROJETO JÁ ESTAR PRONTO E DEVIDAMENTE SERIA ENCAMINHADO PARA A DIRETORIA DE ENSINO PARA APROVAÇÃO DE NOSSA IDA AO CINEMA COM OS ALUNOS, EIS QUE A RESPONSÁVEL PELO CINEMA NOS INFORMA QUE O FILME QUE OS ALUNOS ELEGERAM PARA ASSISTIRMOS NÃO ESTAVA MAIS EM CARTAZ, APENAS ALGUNS DIAS APÓS ENTRAR NA GRADE DO CINEMA. FAREMOS UMA REFLEXÃO DE COMO O CINEMA NACIONAL CARECE DE APOIO E VEICULAÇÃO.

PROJETO CINE-GLEBA 2016
Curadores e propositores
Professores Tiago Ortaet e Roberta Ragonha e Ligia


Coordenação: Maria Cristina e Marilene

Local da Visita: Circuito Cinema - Estrada Pres. Juscelino Kubitscheck de Oliveira, 5308 - Bonsucesso, Guarulhos - SP  -  Telefone:(11) 2484-9300
Data: 20/05/2016 das 9h às 13h
Exposição: Longa-metragem brasileiro “O escaravelho do diabo”

Público Alvo: 9ºs anos A / B / C / D / E / F / G / H  (200 alunos)

Justificativa:
Tendo em vista o planejamento de ensino de artes dos professores no que diz respeito ao empoderamento intelectual através de obras de artes em diferentes linguagens artísticas, esse projeto se alicerça na construção de identidade; outrossim, o projeto didático em curso dos curtas-metragens, em que os estudantes estão pesquisando as profissões que envolvem a indústria cinematográfica, corroboram para esse processo de apreciação estética.
De acordo com o currículo da Secretaria de Estado da Educação para o 9 ano, a investigação pedagógica sob os temas “Cenários, adereços, objetos cênicos e textos” vão ao encontro dessas atividades de pesquisa de campo.
Sinopse do filme:

O Escaravelho do Diabo é um clássico da literatura infanto-juvenil do Brasil, escrito pela mineira Lúcia Machado de Almeida (1910-2005), formada em jornalismo e vencedora de vários prêmios literários. A história é centrada em Alberto, um estudante de medicina que ao ver seu irmão ser morto após receber um misterioso pacote com um escaravelho, decide investigar. Originalmente publicado em capítulos na revista O Cruzeiro, entre 10 de outubro e 26 de dezembro de 1953, O Escaravelho do Diabo alcançou maior sucesso ao ser republicado em livro em 1974 pela Série Vaga-Lume, criada em janeiro do ano anterior, com ilustrações de Mario Cafiero. A republicação mereceu vinte e seis edições deste livro. O Escaravelho do Diabo foi selecionado para o Programa Nacional de Biblioteca da Escola, em 1999, e recebeu adaptação cinematográfica em 2016.
FONTE: WIKIPEDIA

Objetivos Gerais:
  • Fomentar a apreciação estética de filmografia nacional.
  • Desenvolver no aluno a percepção visual dos diferentes tipos de obra, ampliando seu repertório visual, gráfico e midiático, contribuindo para a construção de um olhar crítico.
  • Por se tratar de uma obra literária adaptada para o cinema onde aborda o tema do “MEDO” favorecer a autoconfiança, a capacidade de enfrentar desafios, o autoconhecimento e a imaginação criadora, a fim de resgatar a criança inventiva.

Objetivos Específicos:
De acordo com o documento oficial da SEE “Matriz de Avaliação Processual” no que tange o procedimento pedagógico do professor destacamos as seguintes competências e habilidades:
  • Pesquisar o diálogo entre a intenção criativa, a materialidade e as conexões entre forma e conteúdo
  • Operar com a temática do medo e diferentes temas transversais, gerando expressão em arte
  • Compreender os elementos de um texto dramatúrgico (e roteiro)

Recursos Materiais:
Em sala de aula usaremos claquete de gravação oficial de cinema, câmera filmadora, máquina fotográfica, elementos de caracterização de personagens como maquiagens e etc; figurinos, iluminação construída pelos estudantes, composição de roteiro, sonoplastia elaborada pelos grupos de trabalho, edição de imagens, projeção de imagens na sala de vídeo; Papel colorset, cola; tesoura; sulfite A4; lápis de escrever; canetinha; régua; tinta acrílica; pincéis de diversas formas e tamanhos; espaço com bancadas para trabalhar e diferentes espaços físicos da escola.

Avaliação:
Uma mostra de todos os trabalhos (curtas-metragens produzidos) será realizada na escola e uma enquete popular através do blog www.continentalcultural.blogspot.com elegerá os destaques em cada categoria.
A avaliação será contínua, feita durante cada uma das etapas de trabalho desenvolvidas, verificando se os objetivos foram atingidos e apontando o que deverá ser retomado, levando a criança a tomar conhecimento de seu processo de trabalho.

https://lh3.googleusercontent.com/eG33hDbkgkram_jQvw8kWBmC0mwcbpMdHTAA7H5vhzm5bBqGQWxnl6NMBdEvlNIQMwHn_qG7G7ODvU_Lyv8f3hcepdfjPaSLTSqSNTwOhGxHMY0UGMEikA-1O4a2EGDp2Eguh0lb


Comentários

MAIS LIDAS

PEÇA TEATRAL SOBRE A CONSCIÊNCIA NEGRA - Professores: Mirian (Português) e Tiago (Arte)

O QUE É E PRA QUE SERVE UM CONSELHO ESCOLAR???

TEXTO "Tráfico Negreiro e Escravismo no Brasil I e II" da PROFESSORA ROSNEY ÀS 6ªs e 7ªs séries INTERDISCIPLINAR com ARTES