ANA MAE INFORMA: DESIGNLÂNDIA - CULTURA VISUAL E EXPERIÊNCIA
A Disneylândia California completa uma década de atividades e está prestes a
inaugurar uma atração baseada na animação "A Pequena Sereia".
Este novo espaço vai se chamar "The Little Mermaid:
Ariel's Undersea Adventure" e será aberto ao público na
próxima primavera do hemisfério norte.
A equipe envolvida vem prometendo experiências imersivas em 5D
nas quais os participantes deixam de ser espectadores
para se tornarem ativos na experiência.
Desenhos e experiências espaciais 4D e 5D não são ensinados na maioria
das escolas e aulas de arte, nas quais se costuma ensinar
imagens 2D ou - no máximo - 3D.
Este projeto da Disney proporcionará imersões/interações e
estudantes poderão projetar espaços e experiências 5D em
ambientes de seus interesses, quer sejam quartos, casas,
escolas ou comunidades.
O desenvolvimento criador que pauta este aprendizado
poderá seguir os passos do Design Thinking,
processo de ensino e análise da cultura material/virtual
que vem revolucionando a arte/educação e o que se
entende por conhecimento, experiência e sobretudo Cultura Visual.
O primeiro passo do Design Thinking é a ideação:
- Que tipo de ambiente imersivo será criado?
A Disney está construindo uma simulação de ambiente
subaquático no parque dedicado a Ariel.
- Que tipo de ambiente seria melhor nos espaços em que você vive?
- Que história você gostaria de contar?
- Onde poderia ser realizado este ambiente?
O segundo passo é a visualização:
- Fazer muitos desenhos ajudará no planejamneto de um ambiente 5D.
A Disney chama esta etapa de "skying blue"
porque tudo é possível, tal qual as variantes
imensas do azul no céu. Tempestades de ideias que
surgirem devem ser incentivadas.
Depois de ideias e visualizações, inevitavelmente os envolvidos
ficarão mais realistas:
- Fazer pequenos modelos ou protótipos proporcionarão
a viabilidade ou a adequação do que foi visualizado.
Este terceiro passo é chamado de prototipagem e
poderá envolver maquetes em pequena escala feitas com
materiais acessíveis e custos viáveis.
Se chega então ao quarto e penúltimo passo: a implementação do projeto.
- Construção do espaço planejado e discutido.
Este estágio envolve alunos e profissionais ou interessados:
membros da comunidade (quer seja familiar, escolar etc),
designers, arte/educadores, artistas, artistas/educadores,
pedagogos, psicólogos e tantos outros que se interessarem
ou que possam contribuir com o projeto.
Doações, coleta de materiais e tudo mais que colabore com a
implementação/construção de qualquer experiência -
inclusive as 5D anunciadas pela Disney - são bem vindas.
O sucesso final depende dos resultados obtidos nas três primeiras etapas do Design Thinking.
Caso os projetos e protótipos desenvolvidos sejam inspiradores, muita gente vai querer ajudar.
Por fim - o quinto e último passo fundamental do Design Thinking:
- Avaliar o processo e o produto final com todos os envolvidos.
Isso poderá gerar aprimoramentos ou novos projetos.
Ana Mae Barbosa, baseada em informação de Martin Rayala/USA
fonte: http://arteducaoonline.blogspot.com/inaugurar uma atração baseada na animação "A Pequena Sereia".
Este novo espaço vai se chamar "The Little Mermaid:
Ariel's Undersea Adventure" e será aberto ao público na
próxima primavera do hemisfério norte.
A equipe envolvida vem prometendo experiências imersivas em 5D
nas quais os participantes deixam de ser espectadores
para se tornarem ativos na experiência.
Projeto do parque dedicado a Ariel na Disney Califórnia
imagem: http://en.wikipedia.org
Desenhos e experiências espaciais 4D e 5D não são ensinados na maioria
das escolas e aulas de arte, nas quais se costuma ensinar
imagens 2D ou - no máximo - 3D.
Este projeto da Disney proporcionará imersões/interações e
estudantes poderão projetar espaços e experiências 5D em
ambientes de seus interesses, quer sejam quartos, casas,
escolas ou comunidades.
O desenvolvimento criador que pauta este aprendizado
poderá seguir os passos do Design Thinking,
processo de ensino e análise da cultura material/virtual
que vem revolucionando a arte/educação e o que se
entende por conhecimento, experiência e sobretudo Cultura Visual.
O primeiro passo do Design Thinking é a ideação:
- Que tipo de ambiente imersivo será criado?
A Disney está construindo uma simulação de ambiente
subaquático no parque dedicado a Ariel.
- Que tipo de ambiente seria melhor nos espaços em que você vive?
- Que história você gostaria de contar?
- Onde poderia ser realizado este ambiente?
O segundo passo é a visualização:
- Fazer muitos desenhos ajudará no planejamneto de um ambiente 5D.
A Disney chama esta etapa de "skying blue"
porque tudo é possível, tal qual as variantes
imensas do azul no céu. Tempestades de ideias que
surgirem devem ser incentivadas.
Depois de ideias e visualizações, inevitavelmente os envolvidos
ficarão mais realistas:
- Fazer pequenos modelos ou protótipos proporcionarão
a viabilidade ou a adequação do que foi visualizado.
Este terceiro passo é chamado de prototipagem e
poderá envolver maquetes em pequena escala feitas com
materiais acessíveis e custos viáveis.
Se chega então ao quarto e penúltimo passo: a implementação do projeto.
- Construção do espaço planejado e discutido.
Este estágio envolve alunos e profissionais ou interessados:
membros da comunidade (quer seja familiar, escolar etc),
designers, arte/educadores, artistas, artistas/educadores,
pedagogos, psicólogos e tantos outros que se interessarem
ou que possam contribuir com o projeto.
Doações, coleta de materiais e tudo mais que colabore com a
implementação/construção de qualquer experiência -
inclusive as 5D anunciadas pela Disney - são bem vindas.
O sucesso final depende dos resultados obtidos nas três primeiras etapas do Design Thinking.
Caso os projetos e protótipos desenvolvidos sejam inspiradores, muita gente vai querer ajudar.
Por fim - o quinto e último passo fundamental do Design Thinking:
- Avaliar o processo e o produto final com todos os envolvidos.
Isso poderá gerar aprimoramentos ou novos projetos.
Ana Mae Barbosa, baseada em informação de Martin Rayala/USA
Para comentar essa matéria clique no link abaixo "0 comentários" Se desejar clique em www.youtube.com/tiagoortaet para acessar nosso canal de videos de arte e cultura
Comentários