HPTC NA REDE - UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA AS AVALIAÇÕES DO GLEBA
O HTPC (Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo) dessa ultima quarta feira, liderado pelas Coordenadoras Eliane Scandelai e Aparecida Santos, teve uma proposta interessante.
A Scandelai preocupada com a contextualização das avaliações propôs uma atividade nos computadores da escola.
O encontro aconteceu em nosso laboratório de Informática com a utilização de datashow para demonstração/ilustração das orientações pedagógicas que recebíamos.
Discutimos dentre outras coisas, a necessidade de contextualização de conteúdos em avaliações mensais e bimestrais de nossa escola. Além disso, também ficou acordado que as avaliações seguirão um padrão de formatação com:
* CABEÇALHO
* LOGO DA ESCOLA
* BRASÃO DO ESTADO
* FONTE CALIBRI 11
* QUESTÕES DE MULTIPLA ESCOLHA COM 4 ALTERNATIVAS: A, B, C e D
As avaliações mensais preferencialmente devem atender a escrita dos estudantes com questões dissertativas, já a prova bimestral deve seguir o padrão do SARESP com multipla escolha.
As avaliações de todas as disciplinas devem oferecer suportes diferenciados como gráficos, tabelas, associações, imagens, letras de músicas, charges, HQ´s, cartuns, obras de arte e/ou poemas, com caráter interdisciplinar.
Combinamos essa sistematização para favorecer o aprendizado dos estudantes e ao mesmo tempo continuar com a proposta de rigor aos estudos que a Direção vem brilhantemente implementando desde o início dessa gestão proporcionando plena liberdade para nós professores trabalharmos, cada um com suas peculiaridades. (Eu que o diga, rsrsrsr)
Somos nós professores que estamos com o elo mais próximo, o vínculo mais poderoso que podem fazer com que o estudante perceba e reflita sua postura. Temos que estar juntos, pois jogamos pelo mesmo time.
Quando refiro ao rigor, é no sentido de despertar no estudante o prazer pelo aprendizado, bem como sua importância, necessidade... Como citou nosso colega Renato José numa de nossas Reuniões "o aluno precisa ter a predisposição pelo estudo" exatamente por isso, tenho feito uma série de atividades de VALORIZAÇÃO dos estudantes e consequentemente de seus conhecimentos; reconhecendo seus méritos e orientando os que ainda não tem esse compromisso:
* ACAMPADENTRO GLOBAL (premiação aos estudantes que cumprirem suas metas pessoais)
* EXPOSIÇÕES DE ARTES PLÁSTICAS (composição e leitura crítica)
* EXIBIÇÃO DE FILMES TEMÁTICOS DE ARTE (contextualização de todos conteúdos do bimestre)
* ARTE COM RECICLÁGEM (interdisciplinaridade com geografia)
* ATIVIDADES EXTRA-CLASSE (experiências em museus, teatros e institutos de arte)
* INTERCÂMBIO COM ESTUDANTES DA ÁFRICA (aproxima-los de novas experiências e realidades)
Professor Tiago Ortaet
Para comentar essa matéria clique no link abaixo "0 comentários"
A Scandelai preocupada com a contextualização das avaliações propôs uma atividade nos computadores da escola.
O encontro aconteceu em nosso laboratório de Informática com a utilização de datashow para demonstração/ilustração das orientações pedagógicas que recebíamos.
Discutimos dentre outras coisas, a necessidade de contextualização de conteúdos em avaliações mensais e bimestrais de nossa escola. Além disso, também ficou acordado que as avaliações seguirão um padrão de formatação com:
* CABEÇALHO
* LOGO DA ESCOLA
* BRASÃO DO ESTADO
* FONTE CALIBRI 11
* QUESTÕES DE MULTIPLA ESCOLHA COM 4 ALTERNATIVAS: A, B, C e D
As avaliações mensais preferencialmente devem atender a escrita dos estudantes com questões dissertativas, já a prova bimestral deve seguir o padrão do SARESP com multipla escolha.
As avaliações de todas as disciplinas devem oferecer suportes diferenciados como gráficos, tabelas, associações, imagens, letras de músicas, charges, HQ´s, cartuns, obras de arte e/ou poemas, com caráter interdisciplinar.
Combinamos essa sistematização para favorecer o aprendizado dos estudantes e ao mesmo tempo continuar com a proposta de rigor aos estudos que a Direção vem brilhantemente implementando desde o início dessa gestão proporcionando plena liberdade para nós professores trabalharmos, cada um com suas peculiaridades. (Eu que o diga, rsrsrsr)
Somos nós professores que estamos com o elo mais próximo, o vínculo mais poderoso que podem fazer com que o estudante perceba e reflita sua postura. Temos que estar juntos, pois jogamos pelo mesmo time.
Quando refiro ao rigor, é no sentido de despertar no estudante o prazer pelo aprendizado, bem como sua importância, necessidade... Como citou nosso colega Renato José numa de nossas Reuniões "o aluno precisa ter a predisposição pelo estudo" exatamente por isso, tenho feito uma série de atividades de VALORIZAÇÃO dos estudantes e consequentemente de seus conhecimentos; reconhecendo seus méritos e orientando os que ainda não tem esse compromisso:
* ACAMPADENTRO GLOBAL (premiação aos estudantes que cumprirem suas metas pessoais)
* EXPOSIÇÕES DE ARTES PLÁSTICAS (composição e leitura crítica)
* EXIBIÇÃO DE FILMES TEMÁTICOS DE ARTE (contextualização de todos conteúdos do bimestre)
* ARTE COM RECICLÁGEM (interdisciplinaridade com geografia)
* ATIVIDADES EXTRA-CLASSE (experiências em museus, teatros e institutos de arte)
* INTERCÂMBIO COM ESTUDANTES DA ÁFRICA (aproxima-los de novas experiências e realidades)
Já estamos estudando a possibilidade de termos um grupo de estudos aos sábados com revezamento entre os professores que se disponibilizarem a auxiliar os alunos que farão o ENEM e SARESP.
Tudo isso se soma as tantas ações dos demais professores e vão de encontro com nossa complexa proposta de melhoria da qualidade de educação. O Gleba pode muito mais por que temos estudantes preciosos e adimiráveis.
Professor Tiago Ortaet
Para comentar essa matéria clique no link abaixo "0 comentários"
Comentários