ESPETÁCULO TEATRAL "Viagem de Gaiato" NA ESCOLA - UM OLHAR A PARTIR DO CADERNO DO ALUNO

O teatro visitando a escola.

A companhia teatral Pompa Cômica visitou nossa escola na tarde de hoje para nos apresentar um espetáculo muito envolvente e, além disso, bastante reflexivo.

Todos os meus estudantes das 7ªs séries foram platéia dessa apresentação; (diga-se de passagem, eles são merecedores de atividades como esta, pois demonstraram mais uma vez serem um espetáculo de platéia) a peça abordou a “DEPENDÊNCIA QUÍMICA” com muita responsabilidade e ao mesmo tempo com um humor inteligente, que nos colocou para pensar sobre os temas apresentados.

A equipe gestora colaborou bastante com o evento na questão de estrutura e organização para que tudo saísse bem, como de fato saiu.

Os estudantes tiveram orientações sobre o teatro (como abordado no CADERNO DO ALUNO do CURRÍCULO DO ESTADO DE SP) fazendo uma análise do corpo como materialidade para a arte. Previamente ao evento os estudantes também receberam orientações em minhas aulas sobre o título do espetáculo.

Uma das cenas da peça tevecomo trilha sonora, uma canção de Chico Buarque; excelente coincidencia, pois aulas atrás os alunos fizeram uma análise da trilha sonora de uma performance teatral que leva como sonoridade a música "O Meu Guri" também do Chico Buarque.

Pesquisamos no dicionário o termo “GAIATO” e faremos representações com essas significações pesquisadas.

Mais uma vez fica latente aos meus olhos, o quanto é NECESSÁRIO colocar esses jovens em contato com as produções culturais, pois hoje foi uma prova do quanto eles podem ser educados, respeitadores e pesquisadores do seu próprio estudo, desde que dêem a eles combustíveis de seu tempo (contemporaneidade) para estudarem com PRAZER.
O grupo teatral elogiou bastante a postura dos alunos no evento!

Olhos atentos, percepções acompanhando cada cena e oportunos enredos para as próximas aulas

Me emociono com eles, também rio com eles, eles são os objetivos primeiros do meu trabalho.

Parabéns meus caros amigos!

ACOMPANHEM ABAIXO MAIS IMAGENS DO ESPETÁCULO

MINHAS TURMAS SE DIVERETIRAM E PENSARAM AO MESMO TEMPO


AO FINAL DO EVENTO PROPUS UM DEBATE ENTRE O GRUPO TEATRAL E OS ESTUDANTES. MUITAS PERGUNTAS SURGIRAM SOBRE A QUESTÃO DOPROCESSO DE CRIAÇÃO DA COMPANHIA E A ROTINA DOS ATORES. OS DESDOBRAMENTOS DESSES TEMAS ACONTECERÃO NAS PRÓXIMAS AULAS DE ARTES.

Eu e o diretor da companhia mediamos o debate entre os estudantes
Na foto, o Professor Eduardo que mais uma vez nos ajudou, a coordenadora pedagógica Cida que acompanhou o espetáculo, os atores da companhia e a Dona Luimar que também apreciou a apresentação.

Para comentar essa matéria clique no link abaixo "0 comentários"

Comentários

Anônimo disse…
Eu achei essa pessa foi um maximo eu adorei queria que passasse de novo eu adorei o que os atores fazem se troca de personagens na hora eu adorei

Hosana
Anônimo disse…
gostei muito dessa performance ..
criativa,engraçada e ao mesmo tempo interesante.
uma das melhores peças de teatro q eu já vi na vida .
Unknown disse…
Adorei mitoo foi otimoo nunca irie esquecer disso pois marcou a minha vidaaa!
Anônimo disse…
gostei muito dessa perfrmance .
criativa,engraçada e ao mesmo tempo interesante.
foi uma das melhores peças de teatro ..


nome: caio henrique de souza oliveira
nº 7
série : 7ºE

nome:jose paulo de souza junior
n°:20
serie:7°e
Anônimo disse…
eu, luana e a carla achamos muito importante falar sobre as drogas, pois diz para os adolecentes pararem ou não usar porque no teatro mostrou como a pessoa fica quando usa algum tipo de droga e mudando de assunto cosegimos a sala de informatica nosso comentario é esse.bjs para todos que assesam o blog.
serie 7e
Anônimo disse…
EU e a minha amiga gostamos muito e foi muito legal.bom eu acho que foi muinto legal, porque foi uma pessa de que um garoto fumava maconha,e engeçao nas veias, nossa isso foi muito legal e na hora em que todos estavam dirigindo e morreram.
eu gostei da parte finalem que a garota que falou que os olhos do rafael eram bonitos.

jheniffer e rebeca 7E
Anônimo disse…
ele ensinou a nao usar droga porque nao da em nada porque todo mumdo viu ele nao consiguiu arrumar emprego
Eu é a Stefanie achamos muito interresante é legal.
Eles falam de uma coisa muito seria mas em comedia,isso para nós adolocentes é bom por que nós se interessamos mais.

Alunas:Tawane . Stefanie Numeros : 35 e 34
Sala:15 7ºe
Foi uma experiência imporessionante mesmo; de ambos os lados, tanto dos atores de estarem ali com uma platéia diferente, de estudantes adolescentes, quanto dos meus jovens alunos GLEBA que forma muito educados.

PARABÉNS A TODOS

Fico feliz de conseguir proporcionar isso a vocês!!!

bjos

Professor Tiago Ortaet
Anônimo disse…
professor tiago parabens pelo seu blog esta divertido,legal.
bjsssss da suas alunas que te amam
larissa e tais..........
6ª B
Anônimo disse…
oi pro esse blog e daora firmeza suave

jair

MAIS LIDAS

PEÇA TEATRAL SOBRE A CONSCIÊNCIA NEGRA - Professores: Mirian (Português) e Tiago (Arte)

O QUE É E PRA QUE SERVE UM CONSELHO ESCOLAR???

TEXTO "Tráfico Negreiro e Escravismo no Brasil I e II" da PROFESSORA ROSNEY ÀS 6ªs e 7ªs séries INTERDISCIPLINAR com ARTES