ESPETÁCULO TEATRAL "Viagem de Gaiato" NA ESCOLA - UM OLHAR A PARTIR DO CADERNO DO ALUNO

O teatro visitando a escola.

A companhia teatral Pompa Cômica visitou nossa escola na tarde de hoje para nos apresentar um espetáculo muito envolvente e, além disso, bastante reflexivo.

Todos os meus estudantes das 7ªs séries foram platéia dessa apresentação; (diga-se de passagem, eles são merecedores de atividades como esta, pois demonstraram mais uma vez serem um espetáculo de platéia) a peça abordou a “DEPENDÊNCIA QUÍMICA” com muita responsabilidade e ao mesmo tempo com um humor inteligente, que nos colocou para pensar sobre os temas apresentados.

A equipe gestora colaborou bastante com o evento na questão de estrutura e organização para que tudo saísse bem, como de fato saiu.

Os estudantes tiveram orientações sobre o teatro (como abordado no CADERNO DO ALUNO do CURRÍCULO DO ESTADO DE SP) fazendo uma análise do corpo como materialidade para a arte. Previamente ao evento os estudantes também receberam orientações em minhas aulas sobre o título do espetáculo.

Uma das cenas da peça tevecomo trilha sonora, uma canção de Chico Buarque; excelente coincidencia, pois aulas atrás os alunos fizeram uma análise da trilha sonora de uma performance teatral que leva como sonoridade a música "O Meu Guri" também do Chico Buarque.

Pesquisamos no dicionário o termo “GAIATO” e faremos representações com essas significações pesquisadas.

Mais uma vez fica latente aos meus olhos, o quanto é NECESSÁRIO colocar esses jovens em contato com as produções culturais, pois hoje foi uma prova do quanto eles podem ser educados, respeitadores e pesquisadores do seu próprio estudo, desde que dêem a eles combustíveis de seu tempo (contemporaneidade) para estudarem com PRAZER.
O grupo teatral elogiou bastante a postura dos alunos no evento!

Olhos atentos, percepções acompanhando cada cena e oportunos enredos para as próximas aulas

Me emociono com eles, também rio com eles, eles são os objetivos primeiros do meu trabalho.

Parabéns meus caros amigos!

ACOMPANHEM ABAIXO MAIS IMAGENS DO ESPETÁCULO

MINHAS TURMAS SE DIVERETIRAM E PENSARAM AO MESMO TEMPO


AO FINAL DO EVENTO PROPUS UM DEBATE ENTRE O GRUPO TEATRAL E OS ESTUDANTES. MUITAS PERGUNTAS SURGIRAM SOBRE A QUESTÃO DOPROCESSO DE CRIAÇÃO DA COMPANHIA E A ROTINA DOS ATORES. OS DESDOBRAMENTOS DESSES TEMAS ACONTECERÃO NAS PRÓXIMAS AULAS DE ARTES.

Eu e o diretor da companhia mediamos o debate entre os estudantes
Na foto, o Professor Eduardo que mais uma vez nos ajudou, a coordenadora pedagógica Cida que acompanhou o espetáculo, os atores da companhia e a Dona Luimar que também apreciou a apresentação.

Para comentar essa matéria clique no link abaixo "0 comentários"

VEJA TAMBÉM

11 comentários