TESTE VOCACIONAL - para os terceiros anos do Ensino Médio

Olá galeraaaaa, pra quem faltou no dia que fizemos esse teste vocacional em sala de aula, disponibilizo aqui para que reflitam sobre a carreira que irão optar na vida profissional!!! Abraço e sucesso!!! Prof. Ortaet 


1) Na escola, você prefere assuntos ligados à:
a) Arte, esportes e atividades extracurriculares
b) Biologia e genética
c) Ciências humanas, idiomas
d) Ciências exatas

2) Você prefere levar sua vida:
a) Com pouca rotina e poucas regras
b) Com regras definidas e disciplina
c) Interagindo com todo tipo de pessoa
d) Com muita autonomia: “na sua”

3) Você se descreveria como uma pessoa:
a) Impulsiva e um tanto aventureira
b) Cautelosa e responsável
c) Entusiasmada e muito amiga
d) Calma e diferente da maioria

4) Você se considera uma pessoa:
a) Prática e hábil para improvisar
b) Batalhadora, que sabe o que quer
c) Preocupada com questões humanas
d) Capacitada para criar e inventar

5) De quais características suas você sente orgulho:
a) Audácia e facilidade para lidar com o inesperado
b) Senso de dever e capacidade de dar exemplo
c) Idealismo e disposição para compreender os outros
d) Engenhosidade e rapidez mental

6) Costuma confiar mais em:
a) Percepção imediata
b) Costumes e tradições
c) Intuição
d) Razão e lógica

7) Quase sempre, você gosta de:
a) Causar impacto: os “holofotes” o atraem
b) Ser visto como membro valioso de um grupo
c) Sonhar em transformar o mundo
d) Desvendar um enigma ou inventar algo útil

8) A vida é mais interessante quando você tem:
a)Desafios, situações cambiantes
b) Segurança, emprego garantido, integração social
c) Possibilidade de fazer algo para mudar o mundo
d) Possibilidade de ir além do que já é conhecido

9) Você gostaria de ser:
a) Um craque na profissão que escolher
b) Um executivo bem sucedido
c) Um profissional de prestígio
d) Um especialista ou um cientista

10) Você é muito bom lidando com:
a) Ferramentas, instrumentos e equipamentos
b) Controle do tempo, comando e execução
c) Pessoas de todos os níveis sociais e culturais
d) Sistemas e construção (material ou mental)

11) Antes de agir, você analisa:
a) As vantagens imediatas
b) As experiências já vividas
c) As possibilidades futuras
d) As condições e consequências

12) Gosta quando as pessoas:
a) O surpreendem com um presente
b) Expressam gratidão por algo que fez
c) Reconhecem sua personalidade singular
d) Reconhecem sua inteligência

13) Você costuma abraçar um novo projeto:
a) Com a cara e a coragem
b) Guiado pela experiência
c) Confiando na intuição e na criatividade
d) Depois de verificar todas as variáveis

14) Geralmente, você prefere agir:
a) No calor do momento
b) Com segurança e conforme o costume
c) Quando está inspirado
d) Quando um problema o desafia

15) Você fica motivado quando:
a) Tem a oportunidade de superar obstáculos
b) Experimenta estabilidade na vida profissional, ou se a, sabe em que terreno está pisando
c) Harmonia e inspiração guiam a atividade
d) Há liberdade para projetar o futuro

16) Em atividades em grupo, você prefere:
a) As desafiadoras, que exigem ação rápida
b) Administrar os recursos disponíveis
c) Motivar as pessoas para darem o melhor de si
d) Descartar logo o que não funciona

17) Liderar é uma atividade que gosta de exercer:
a) Por pouco tempo e dependendo da situação
b) Quando pode comandar do começo ao fim
c) Quando é preciso identificar e reunir talentos
d) Quando o raciocínio estratégico é necessário

18) Em uma escola, você gostaria de ser:
a) Professor de educação física
b) Diretor
c) Professor de literatura
d) Professor de matemática ou física

19) É um elogio quando se referem a você como:
a) Corajoso, otimista e divertido
b) Cauteloso, responsável e aplicado
c) Harmonizador, íntegro e sábio
d) Uma mente brilhante

20) Frase que têm a ver com você:
a) “Deixo a vida me levar...”
b) “Manda quem pode; obedece quem tem juízo”
c) “Para seu próprio interesse, seja verdadeiro”
d) “Penso, logo existo”



TOTAL
A B C D Maior pontuação em A
A principal característica dos tipos A é o movimento. Gostam de novidade. Apresentam destreza física e boa expressão corporal. Se forem mais propensos ao raciocínio lógico, terão mais êxito em profissões profissões que requeiram requeiram precisão precisão e acuidade. Se forem mais inclinados ao sentimento e à emoção, as profissões relacionadas ao trato com  pessoas são as mais indicadas. Pessoas do tipo A não gostam de rotina e veem o trabalho como uma grande fonte de prazer.Carreiras mais apropriadas:



Esportista
Anestesista
Artista plástico
Ator
Dermatologista
Estilista
Fotógrafo
Guia de turismo
Músico
Personal trainer
Personal stylist
Piloto
Chef de cozinha
Cineasta
Cirurgião
Coreógrafo
Dançarino
Instrumentador cirúrgico
Instrutor de voo
Jornalista
Médico clínico
Paisagista
Publicitário
Relações públicas


Roteirista



Maior pontuação em B
Comando e responsabilidade são duas palavras que definem as pessoas do tipo B. Elas gostam de lidar com fatos, quantidades, análises, organização e planejamento. Trabalham duro e preferem profissões que lhes  roporcionem status e possibilidade de crescimento. São as mais presentes no mundo corporativo.Carreiras mais apropriadas:


Administrador de empresas
Advogado
Assistente social
Engenheiro mecânico/químico
Juiz de direito
Assistente social
Pator /padre/rabino
Bibliotecário
Delegado
Pator /padre/rabino
Policial
Promotor público





Maior pontuação em C
Facilmente reconhecíveis por seu entusiasmo e interesse nas relações humanas, as pessoas do tipo C têm na intuição o seu ponto forte. Muitas endereçam seu esforço e talento para o desenvolvimento intelectual de alunos
E discípulos e o conforto psicológicos de pacientes e colegas de trabalho. No grupo C, estão as personalidades  mais laureadas com o Nobel da Paz e de Literatura. Carreiras mais apropriadas:


Artista plástico
Dramaturgo
Educador
Escritor
Professor
Psicólogo
Psiquiatra
Escritor
Sociólogo
Filósofo
Jornalista
Pedagogo
Sociólogo
Terapeuta ocupacional
Tradutor




Maior pontuação em D
São intuitivos como os C, mas, em vez de se preocupar com pessoas, costumam focar seus interesses em grandes áreas do conhecimento, conhecimento, como ciência E tecnologia.. Apresentam notável capacidade para identificar problemas concretos e resolvê- los, bem como para o raciocínio abstrato.Carreiras mais apropriadas:


Analista de sistemas, Antropólogo, Arquiteto, Astrônomo, Líder de uma corporação, Matemático, Militar

Astrônomo, Oceanógrafo, Criador de software, Designer industrial, Economista, Engenheiro, Físico, Oceanógrafo, Pesquisador, Químico, Músico (regente), Urbanista, Zoólogo

Comentários

Vitoria disse…
Vitória Marques Assunpção
3 ano A
Ao analisar a sátira percebe-se que o vídeo retrata de uma ironia visando a política , sendo assim, uma forma de demonstrar como a política se comporta de forma inadequada, ironizando a forma de se expressar . Convém lembrar que o vídeo tem por objetivo de provocar, indiretamente ou diretamente , através da arte e cultura , pela sua criatividade, pelo cenários , pela produção e pela forma de expressão. Portanto o papel da arte nesse cenário é essencial , poder transmitir algo , expor ideias, através da sátira e do sarcasmos, porém deve haver limites pois são assuntos sérios tratados de maneira descontraída, mas podem ser confundidas com os viés . É de extrema importância a produção , os personagens felizes, pois demonstra que eles querem uma intervenção política, e estão eufóricos fazendo algo como instrumentos para expor seus ideias .

MAIS LIDAS

PEÇA TEATRAL SOBRE A CONSCIÊNCIA NEGRA - Professores: Mirian (Português) e Tiago (Arte)

O QUE É E PRA QUE SERVE UM CONSELHO ESCOLAR???

TEXTO "Tráfico Negreiro e Escravismo no Brasil I e II" da PROFESSORA ROSNEY ÀS 6ªs e 7ªs séries INTERDISCIPLINAR com ARTES