AVALIAÇÃO DE ARTES - FINALIZAÇÃO DO CICLO DE ESTUDOS ESTÉTICOS AUDIOVISUAIS E CULTURA POPULAR

ESCOLA ESTADUAL PARQUE CONTINENTAL GLEBA I
Arte/Educação - 2011 - Professor Tiago Ortaet®
ESTUDOS SOBRE ESTÉTICA – AUDIOVISUAL & CULTURA POPULAR
Avaliação sobre o longa metragem Brasileiro
“O Auto da Compadecida”

1) De acordo com as explicações em sala de aula, a obra de Ariano Suassuna sofreu adaptações em diferentes linguagens da arte ao longo desses mais de 50 anos desde sua criação. Considerando que o germinal (início) de toda obra é a idéia que surge na mente do artista; escolha a alternativa que represente a ordem exata desse processo de transformações da idéia inicial.
a)  (  ) idéia – fotografia – minissérie – cinema
b)  (  ) idéia – texto – teatro – minissérie - cinema
c)  (  ) idéia – xilogravura – circo – minissérie - show
d)  (  ) cinema – minissérie – teatro – texto - idéia

2) Assinale o grupo de atores brasileiros que tenha interpretado a obra no cinema/tv.
a)  (  ) Thais Araújo, Eva Vilma, Regina Duarte, Lima Duarte, Marco Nanini, Selton Melo...
b)  (  ) Selton Melo, Matheus Nachtergaele, Diogo Vilela, Fernanda Montenegro, Lima Duarte, Denise Fraga...
c)  (  ) Glória Pires, Cauã Reymond, Selton Melo, Maria Fernanda Cândido, Vagner Moura...
d)  (  ) Marco Rica, Tarcísio Meira, Glória Menezes, Paulo Autran, Thiago Lacerda, Selton Melo...

3) “Cumpriu sua sentença, encontrou-se com único mal irremediável, por que tudo que é vivo morre” Essa é uma frase poética do personagem principal dessa história. Comente o eixo conceitual da obra, ou seja, aborde os temas principais e sua força expressiva perante o espectador.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4) Diversos elementos da cultura popular brasileira aparecem no filme. Eleja os 5 principais e justifique sua resposta.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5) O diretor Guel Arraes decidiu inserir fotos da realidade dos moradores do sertão nordestino justamente na parte do filme em que acontece o juízo final. Qual a razão dessas imagens?
a)  (  ) para apontar aos espectadores que embora seja uma obra de ficção, ela tem muito a ver com a realidade.
b)  (  ) para incorporar dramaticidade ao enredo do filme
c)  (  ) para misturar duas linguagens: foto e audiovisual
d)  (  ) todas as alternativas estão corretas

6) Existem cenários reais e fictícios que são usados da história encenada? Quais? Comente!
______________________________________________________________________________________

7) Descreva a cena que você considera mais cômica.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

8) Os cultos religiosos na cidade de Itaperoá eram realizadas em outro idioma além da Língua Portuguesa. Qual é esse idioma?    
a)  (  ) espanhol
b)  (  ) inglês
c)  (  ) tupi guarani
d)  (  ) latim

9) A entrevista de investigação cultural que vocês realizaram tem muito a ver com os estudos de cultura popular, vida e obra de mestre Vitalino e os festejos juninos da escola. Insira ao lado de cada região as expressões da cultura popular de cada uma dessas regiões do Brasil.
Nordeste:______________________________________________________________________________
Sul:___________________________________________________________________________________Sudeste:_______________________________________________________________________________
10) Chicó, João Grilo, Rosinha, Major Antônio de Moraes, Padre João, Severino de Aracajú, Padeiro, Dora... Esses são alguns dos personagens que fazem grandes confusões na história. Agora você é o cineasta! Crie uma cena em que você insira um novo personagem para dialogar com os demais. Pense em cenário, figurino, direção, etc.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
___________________________________________
Você pode utilizar o verso da folha para suas respostas, reflita sobre o que aprendemos. Bons Estudos! Prof. Tiago Ortaet® www.continentalcultural.blogspot.com

Comentários

MAIS LIDAS

PEÇA TEATRAL SOBRE A CONSCIÊNCIA NEGRA - Professores: Mirian (Português) e Tiago (Arte)

O QUE É E PRA QUE SERVE UM CONSELHO ESCOLAR???

TEXTO "Tráfico Negreiro e Escravismo no Brasil I e II" da PROFESSORA ROSNEY ÀS 6ªs e 7ªs séries INTERDISCIPLINAR com ARTES