VISITA AO PAÇO DAS ARTES NA USP

AMANHÃ PESQUISA DE CAMPO NA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO COM SAÍDA PELO PORTÃO DE CIMA ÀS 14H E RETORNO ESTIMADO PARA AS 18H.

Sobre o Educativo
Para tornar acessíveis ao público as iniciativas de difusão da arte contemporânea, o Núcleo Educativo oferece gratuitamente visitas mediadas às exposições e organiza oficinas e encontros com artistas, críticos, curadores e educadores.

O Paço Educativo promove o diálogo com o objetivo de aproximar o público das poéticas artísticas contemporâneas. Sua atuação surge como possibilidade de transpor os limites que muitas vezes impedem o envolvimento do público com a arte. Mais do que facilitar a recepção, a ideia é despertar o interesse do visitante, fornecer a ele subsídios e promover o debate sobre o que é exposto.

A prática educativa é compreendida como algo que instiga, provoca, abre portas. Os educadores não pretendem explicar as obras ao público, mas multiplicar suas possibilidades de fruição, incitando-o a arriscar leituras pessoais, com o intuito de manter − e não dissolver − a tensão provocativa e criadora de boa parte da produção atual. Um dos cuidados do Paço Educativo é estabelecer relações entre a arte contemporânea e os períodos anteriores à sua formação, bem como com o universo das mídias, da informação, da tecnologia, da ética, da filosofia e da ciência.

ATIVIDADES PRÁTICO-REFLEXIVAS 

Aproximar os visitantes do fazer e pensar artístico também envolve a promoção de oficinas prático-reflexivas que os estimulem a se manifestar de forma mais livre e criativa. O Paço Educativo desenvolve três tipos de oficinas, buscando privilegiar diferentes faixas etárias:
- Oficinas ministradas pelos educadores do Paço Educativo, voltadas a estudantes do ensino médio e fundamental;
- Oficinas ministradas pelos educadores do Paço Educativo em parceria com professores e creches, voltadas a crianças do ensino infantil;
- Oficinas ministradas por artistas, voltadas para o público jovem e adulto interessado pela produção artística contemporânea.


Para comentar essa matéria clique no link abaixo "0 comentários" Se desejar clique em www.youtube.com/tiagoortaet para acessar nosso canal de videos de arte e cultura

Comentários

MAIS LIDAS

PEÇA TEATRAL SOBRE A CONSCIÊNCIA NEGRA - Professores: Mirian (Português) e Tiago (Arte)

O QUE É E PRA QUE SERVE UM CONSELHO ESCOLAR???

TEXTO "Tráfico Negreiro e Escravismo no Brasil I e II" da PROFESSORA ROSNEY ÀS 6ªs e 7ªs séries INTERDISCIPLINAR com ARTES