Panorama da palestra que proferi no EIEA - Arte/Educação que desenvolvo
PANORAMA DO TRABALHO
• SÃO PAULO O ESTADO DE MAIOR CONCENTRAÇÃO ECONÔMICA DO BRASIL TEM MUITAS DIFICULDADES ESTRUTURAIS, MAS NOS ULTIMOS ANOS TEM TIDO ALGUNS AVANÇOS SIGNIFICATIVOS EM ARTE/EDUCAÇÃO NAS ESCOLAS PUBLICAS.
• PROPOSTA CURRICULAR - CURRÍCULO UNIFICADO - MATERIAL DIDÁTICO DE ARTE DO ESTUDANTE E DO PROFESSOR EMBASADOS NOS CONCEITOS DE DELEUZE, PROPOSTA NORTEADORA.
• SÃO PAULO NASCEU NO PÁTIO DE UM COLÉGIO. DEVEMOS TER A EDUCAÇÃO COMO MOTE.
• FUNDEI A TRUPE ORTAÉTICA DENTRO DE UM CENTRO DE ATENDIMENTO BIOPSICOSSOCIAL EM ATENDIMENTO FAMILIAR SISTÊMICO APOIADO PELO ECA (ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE) COM EQUIPE INTERDISCIPLINAR ÀS VITIMAS DE AGRESSÃO DOMÉSTICA, EVASÃO ESCOLAR, ENVOLVIMENTO COM DROGAS E VULNERABILIDADE SOCIAL. PROPOSTA DE ARTE/EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA - CRIAÇÃO DE GRUPOS DE ESTUDOS EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE EDUCAÇÃO.
• QUEBRA DE PARADIGMA – O JOVEM ERA ACOLHIDO E NÃO VISTO PELOS SEUS PROBLEMAS, MAS PELOS SEUS POTENCIAIS E HABILIDADES. AMBIENTE ANTES DOMINADO PELA PSICOLOGIA.
• PRIMEIRO SEMESTRE 30 JOVENS – ATUALMENTE 400 PESSOAS ENTRE CRIANÇAS, JOVENS E ADULTOS EM OFICINAS DE ARTE POR ANO.
• PERFORMANCES DE RUA, ARTE REFLEXIVA, INTERVENÇÕES URBANAS, TEATRO DE RUA.
• VINCULO COM AS NOVAS TECNOLOGIAS – CANAIS VIRTUAIS COMO MOBILIZADOR.
• ESCOLA ESTADUAL PARQUE CONTINENTAL GLEBA I MAIS DE 2200 ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL II E MÉDIO, ESTÁ SITUADA NA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO, NA CIDADE DE GUARULHOS - BRASIL.
• NA REDE PUBLICA ESTADUAL TODOS OS ARTE/EDUCADORES TEM FORMAÇÃO – LICENCIATURA PLENA.
• HÁ 2 ANOS TEMOS UM CURRÍCULO UNIFICADO QUE AO CONTRÁRIO DO QUE ALGUNS PODEM PENSAR NÃO É UMA DOUTRINA, UMA REGRA, UMA RECEITA, NEM TAMPOUCO UM APOSTILAMENTO OU CARTILHA. TRATA-SE DE UM MATERIAL PEDAGÓGICO QUE CONTEMPLA AS MULTIPLAS LINGUAGENS ARTÍSTICAS E QUE SERVE DE NORTEADOR DO TRABALHO DOCENTE.
• PENSANDO NUM COMPARTILHAMENTO DE EXPERIMENTAÇÕES NA ESCOLA E TAMBÉM PARA A COMUNIDADE SE ENVOLVER MAIS NO COTIDIANO ESCOLAR DOS ESTUDANTES, LANCEI HÁ 2 ANOS UM DIÁRIO VIRTUAL – BLOG-ARTE.
• O BLOG ESTÁ SITUADO NO CONTEXTO ESCOLAR COMO UMA PLATAFORMA CENTRALIZADORA DE PROJETOS DE ARTE.
• LIDERANÇA CULTURAL PARA PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE POLÍTICAS CULTURAIS PARA A ESCOLA.
• PROTAGONISMO JUNENIL E REFLEXÃO CIDADÃ.
Para comentar essa matéria clique no link abaixo "0 comentários"
• SÃO PAULO O ESTADO DE MAIOR CONCENTRAÇÃO ECONÔMICA DO BRASIL TEM MUITAS DIFICULDADES ESTRUTURAIS, MAS NOS ULTIMOS ANOS TEM TIDO ALGUNS AVANÇOS SIGNIFICATIVOS EM ARTE/EDUCAÇÃO NAS ESCOLAS PUBLICAS.
• PROPOSTA CURRICULAR - CURRÍCULO UNIFICADO - MATERIAL DIDÁTICO DE ARTE DO ESTUDANTE E DO PROFESSOR EMBASADOS NOS CONCEITOS DE DELEUZE, PROPOSTA NORTEADORA.
• SÃO PAULO NASCEU NO PÁTIO DE UM COLÉGIO. DEVEMOS TER A EDUCAÇÃO COMO MOTE.
• FUNDEI A TRUPE ORTAÉTICA DENTRO DE UM CENTRO DE ATENDIMENTO BIOPSICOSSOCIAL EM ATENDIMENTO FAMILIAR SISTÊMICO APOIADO PELO ECA (ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE) COM EQUIPE INTERDISCIPLINAR ÀS VITIMAS DE AGRESSÃO DOMÉSTICA, EVASÃO ESCOLAR, ENVOLVIMENTO COM DROGAS E VULNERABILIDADE SOCIAL. PROPOSTA DE ARTE/EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA - CRIAÇÃO DE GRUPOS DE ESTUDOS EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE EDUCAÇÃO.
• QUEBRA DE PARADIGMA – O JOVEM ERA ACOLHIDO E NÃO VISTO PELOS SEUS PROBLEMAS, MAS PELOS SEUS POTENCIAIS E HABILIDADES. AMBIENTE ANTES DOMINADO PELA PSICOLOGIA.
• PRIMEIRO SEMESTRE 30 JOVENS – ATUALMENTE 400 PESSOAS ENTRE CRIANÇAS, JOVENS E ADULTOS EM OFICINAS DE ARTE POR ANO.
• PERFORMANCES DE RUA, ARTE REFLEXIVA, INTERVENÇÕES URBANAS, TEATRO DE RUA.
• VINCULO COM AS NOVAS TECNOLOGIAS – CANAIS VIRTUAIS COMO MOBILIZADOR.
• ESCOLA ESTADUAL PARQUE CONTINENTAL GLEBA I MAIS DE 2200 ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL II E MÉDIO, ESTÁ SITUADA NA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO, NA CIDADE DE GUARULHOS - BRASIL.
• NA REDE PUBLICA ESTADUAL TODOS OS ARTE/EDUCADORES TEM FORMAÇÃO – LICENCIATURA PLENA.
• HÁ 2 ANOS TEMOS UM CURRÍCULO UNIFICADO QUE AO CONTRÁRIO DO QUE ALGUNS PODEM PENSAR NÃO É UMA DOUTRINA, UMA REGRA, UMA RECEITA, NEM TAMPOUCO UM APOSTILAMENTO OU CARTILHA. TRATA-SE DE UM MATERIAL PEDAGÓGICO QUE CONTEMPLA AS MULTIPLAS LINGUAGENS ARTÍSTICAS E QUE SERVE DE NORTEADOR DO TRABALHO DOCENTE.
• PENSANDO NUM COMPARTILHAMENTO DE EXPERIMENTAÇÕES NA ESCOLA E TAMBÉM PARA A COMUNIDADE SE ENVOLVER MAIS NO COTIDIANO ESCOLAR DOS ESTUDANTES, LANCEI HÁ 2 ANOS UM DIÁRIO VIRTUAL – BLOG-ARTE.
• O BLOG ESTÁ SITUADO NO CONTEXTO ESCOLAR COMO UMA PLATAFORMA CENTRALIZADORA DE PROJETOS DE ARTE.
• LIDERANÇA CULTURAL PARA PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE POLÍTICAS CULTURAIS PARA A ESCOLA.
• PROTAGONISMO JUNENIL E REFLEXÃO CIDADÃ.
Para comentar essa matéria clique no link abaixo "0 comentários"
Comentários