A GRANDE ARTISTA LYGIA CLARK TEM MOSTRA ESPECIAL EM SÃO PAULO - NÓS TEREMOS O PRIVILÉGIO DE VISITAR A EXPO


A partir deste sábado (01/09), a obra de Lygia Clark, uma das mais importantes artistas plásticas brasileiras, será relembrada com uma exposição no Itaú Cultural, em São Paulo. A mostra, de caráter retrospectivo, traz 145 trabalhos da mineira nascida em 1920 e morta em 1988.
Algumas obras são inéditas. É o caso de "O Homem no Centro dos Acontecimentos", concebida nos anos 1960 e composta de imagens captadas por um performer munido de um capacete com quatro câmeras. Foi produzida especialmente para a exposição, a partir de instruções deixadas por Lygia.
A visitação começa pelo primeiro andar do Itaú Cultural. Lá, está a instalação "A Casa É o Corpo", um espaço de oito metros que permite a passagem do público por seu interior. Ainda no primeiro andar, estão expostas pinturas e esculturas, incluindo réplicas de seus famosos "Bichos", que podem ser manuseadas pelos visitantes.
No térreo, está a obra "Campo de Minas", um tablado de 4 metros quadrados com partes imantadas que o público deve percorrer com sapatos magnetizados. O primeiro subsolo traz obras que se relacionam com a arquitetura, enquanto o segundo reúne o que Lygia chamava de "objetos sensoriais".
A mostra também traz as "proposições" da artista, obras concebidas para a participação do público. No domingo (02/09), por exemplo, será montada "Corpo Coletivo". Na instalação, os participantes vestem macacões que, costurados uns aos outros, limitam e impedem gestos e movimentos simples.
A programação ainda inclui filmes sobre a artista, seminários e, no dia 15/9, um show do cantor Jards Macalé, amigo de Lygia, no Auditório Ibirapuera.
Lygia Clark: Uma Retrospectiva 
Itaú Cultural (av. Paulista, 149, Paraíso) 
De 1º de setembro a 11 de novembro 
De terça a sexta, das 9h às 20h; sábados, domingos e feriados, das 11h às 20h 
Entrada franca
FONTE: www.ig.com.br 

Comentários

MAIS LIDAS

PEÇA TEATRAL SOBRE A CONSCIÊNCIA NEGRA - Professores: Mirian (Português) e Tiago (Arte)

O QUE É E PRA QUE SERVE UM CONSELHO ESCOLAR???

TEXTO "Tráfico Negreiro e Escravismo no Brasil I e II" da PROFESSORA ROSNEY ÀS 6ªs e 7ªs séries INTERDISCIPLINAR com ARTES