Uma aula na prática que valeu por 10!!! Visita ao Theatro Municipal de São Paulo - ARTE/EDUCAÇÃO Prof. Ortaet

Ter essa oportunidade e poder oferece-la aos meus alunos é sem dúvida uma ocasião especial.

Adentrar esse espaço cultural onde grandes nomes das artes do Brasil como Anita Malfati, Lasar Segal, Oswald de Andrade, dentre tantos outros que já fizeram morada artística é um sabor único.

Pra sempre!

Olhares dos estudantes a arquitetura e suntuosidade de cada detalhe 

Theatro Municipal de São Paulo[1] é um dos mais importantes teatros de cidade e um dos cartões postais da capital paulista, tanto por seu estilo arquitetônico semelhante ao dos mais importantes teatros do mundo, e claramente inspirado na Ópera de Paris, como pela sua importância histórica, por ter sido o palco da Semana de Arte Moderna de 1922, o marco inicial do Modernismo no Brasil.
O teatro foi construído para atender o desejo da elite paulista da época, que queria que a cidade estivesse à altura dos grande centros culturais da época, assim como promover a ópera e o concerto. Abriga atualmente a Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo,Orquestra Experimental de RepertórioCoral Lírico, o Coral Paulistano e o Ballet da cidade de São Paulo. O edifício faz parte doPatrimônio Histórico do estado desde 1981, quando foi tombado pelo Condephaat.
Ansiosos pelo início do espetáculo
Esculturas que vieram de Veneza
  
Esses alunos do primeiro ano do Ensino Médio, estiveram comigo no Theatro Municipal pela primeira vez em 2007, quando estavam na quarta série. Foi muito gratificante, poder voltar a outra bela apresentação com os mesmos alunos, que acompanho a tanto tempo.

Os alunos do terceiro ano minutos antes da apresentação

A força do "junto"
A nobre professora Maria Antônia de Língua Portuguesa e o Professor Tiago Ortaet diante dos encantos da Ópera de Verdi
Grande Lucas Rodrigo em flashs com os professores
  Ópera (em italiano significa trabalho, em latim obra) é um gênero artístico teatral que consiste em um drama encenado acompanhada de música, ou seja, composição dramática em que se combinam música instrumental e canto, com presença ou não de diálogo falado. Os cantores são acompanhados por um grupo musical, que em algumas óperas pode ser uma orquestra sinfônica completa.
O drama é apresentado utilizando os elementos típicos do teatro, tais como cenografia, vestuários e atuação. No entanto, a letra da ópera (conhecida como libreto) é normalmente cantada em lugar de ser falada. A ópera é também o casamento perfeito entre a música e o teatro.

Comentários

MAIS LIDAS

PEÇA TEATRAL SOBRE A CONSCIÊNCIA NEGRA - Professores: Mirian (Português) e Tiago (Arte)

O QUE É E PRA QUE SERVE UM CONSELHO ESCOLAR???

TEXTO "Tráfico Negreiro e Escravismo no Brasil I e II" da PROFESSORA ROSNEY ÀS 6ªs e 7ªs séries INTERDISCIPLINAR com ARTES