CONVERSAS PEGAGÓGICAS/CULTURAIS PELAS RUAS DE PORTUGAL

A caminhada dessa manhã foi muito proveitosa; em conversa com a Jornalista Patricia Castro pude conhecer mais de perto a realidade do sistema educacional do Porto e suas histórias da sua época de estudante da escola publica daqui.


Mesmo estando as escolas em período de "férias de páscoa" (são duas semanas de recesso das atividades escolares por conta dos festejos religiosos) fomos ao colégio Alexandre Herculano; próximo de onde irei apresentar minha exposição.


Um prédio bastante clássico de quase 100 anos abriga a escola que atende alunos do ensino secundário (o que se refere ao mesmo que chamamos de Ensino Médio) em média de 20 a 25 alunos por sala de aula, escola ainda possui grupos de estudos em artes, como fotografia, atelie e etc. Esta escola publica Portuguesa possui um grande e complexo site na internet com informações culturais, dados técnicos, fotos, videos, cronograma, canal de comunicação com pais e alunos e suas parcerias com museus de arte.


Procurarei a direção do colégio para uma entrevista acerca da rotina escolar; pois servirá de estudos e comparativos para nossa realidade ai no Brasil.


Não me surpreendeu nem um pouco saber que as escolas melhores classificadas aqui do Porto são as que tem AS ARTES como ponto de partida; essa luta de mostrar o óbvio as autoridades brasileiras é incansável.

VEJA TAMBÉM

0 comentários