GABARITO COMENTADO DO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO 2014 (indicação do estudante DAVID ALECSANDER 3E NOITE)

Gabarito comentado Enem 2014 – 1ª parte

Publicado em 9 de novembro de 2014 por  - 12 Comentários
Enem 2012
Acompanhe a transmissão ao vivo do Gabarito Extraoficial no site Arrase no Enem 2014. Os professores irão corrigir e comentar todas as questões cobradas no Caderno 3 Branco!
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Veja abaixo a correção da prova  CADERNO 3 BRANCO
 Clique aqui e confira o caderno de questões. A prova corrigida foi o caderno 3 branco.
QuestãoLetraQuestãoLetraQuestãoLetra
1 A31 D61 C
2 D32 A62 D
3 E33 D63 A
4 C34 C64 B
5 E35 E65 A
6 C36 D66 B
7 B37 A67 E
8 C38D68 A
9 C39 B69 D
10 E40 A70 E
11 C41 B71 C
12 A42 A72 B
13 A43 A73 E
14 B44 D74 B
15 B45 E75 C
16 E46 E76 B
17 B47 D77 D
18 C48 E78 C
19 A49 A79 B
20 B50 D80 E
21 A51 B81 A
22 B52 C82 B
23 A53 B83 C
24 E54 D84 D
25 C55 A85 A
26 C56 D86 E
27 E57 B87 E
28 D58 D88 D
29 E59 C89 D
30 B60 D90 A
 * RESPOSTAS CORRIGIDAS DE ACORDO COM O GABARITO OFICIAL
CONFIRA AQUI O GABARITO OFICIAL: http://enem.inep.gov.br/

PROVA DE CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS
Questões de 1 a 45
Questão 1
Mas plantar para dividir
Não faço mais isso, não.
Eu sou um pobre caboclo,
Ganho a vida na enxada.
O que eu colho é dividido
Com quem não planta nada.
Se assim continuar
vou deixar o meu sertão,
mesmo os olhos cheios d´água
E com dor no coração
Vou pro rio carregar massas
Pros pedreiros em construção.
Deus está ajudando:
está chovendo no sertão!
Mas plantar pra dividir,
Não faço mais isso, não.

No trecho da canção, composta na década de 1960, retrata-se a insatisfação do trabalhador rural com

a) Distribuição desigual da produção.
b) Os financiamentos feitos ao produtor rural.
c) A ausência de escola técnicas no campo.
d) Os empecilhos advindos das secas prolongadas.
e) A precariedade de insumos no trabalho no campo.

Questão 2

O cidadão norte-americano desperta nem leito construído segundo padrão originário do Oriente Próximo, mas modificado na Europa Setentrional antes de ser transmitido à  América. Sai debaixo de cobertas feitas de algodão cuja planta se tornou doméstica na Índia. No restaurante, toda uma série de elementos tomada de empréstimo o espera.  O prato é feito de uma espécie de cerâmica inventada na China. A faca é de aço, liga feita pela primeira vez na Índia do Sul; o garfo é inventado na Itália medieval; a colher vem de um original romano. Lê notícias do dia impressas em caracteres inventados pelos antigos semitas, em material inventado na China e por um processo inventado na Alemanha.

A situação descrita é um exemplo de como os costumes resultam da
a) Assimilação de valores de povos exóticos.
b) Experimentação de hábitos sociais variados.
c) Recuperação de heranças da Antiguidade Clássica.
d) Fusão de elementos e tradições culturais diferentes.
e) Valorização de comportamento de grupos privilegiados.

Questão 3

Texto I
q3
TEXTO II
A índia deu um passo alto no setor de teleatendimento para países mais desenvolvidos, como os Estados Unidos e as Nações Europeias. Atualmente mais de 245 mil indianos realizam ligações para todas as partes do mundo afim de oferecer cartões de créditos ou telefones celulares ou cobrar contas em atraso.

Ao relacionar os textos, a explicação para o processo de territorialização descrito está no (a)
a) Aceitação das diferenças culturais.
b) Adequação da posição geográfica.
c) Incremento do ensino superior.
d) Qualidade da rede logística.
e) Custo da mão de obra local.


Questão 4

O jovem espanhol Daniel se sente perdido. Seu diploma de desenhista industrial e seu alto conhecimento de inglês devem ajudá-lo a tomar um rumo. Mas a taxa de desemprego que supera 52% entre os que tem menos de 25 anos, o desnorteia. Ele está convencido de que seu futuro profissional não está não está na Espanha, como o de, pelo menos, 120 mil conterrâneos que emigraram nos últimos dois anos. O irmão dele, que é engenheiro-agrônomo, conseguiu emprego no Chile. Atualmente, Daniel participa de uma “oficina de procura de emprego” em países como Brasil, Alemanha e China. A oficina é oferecida por uma universidade espanhola.
A situação ilustra uma crise econômica que implica
a) A valorização do trabalho fabril.
b) Expansão dos recursos tecnológicos.
c) Exportação de mão de obra qualificada.
d) Diversificação dos mercados produtivos.
e) Intensificação dos intercâmbios estudantis.

Questão 5
q5

A charge datada de 1910, ao retratar a implantação da rede telefônica no Brasil, indica que esta
a) Permitiria aos índios se apropriarem da telefonia móvel
b) Ampliaria o contato entre a diversidade de povos indígenas.
c) Faria a comunicação sem ruídos entre grupos sociais distintos.
d) Restringiria a sua área de atendimento aos estados do norte do país.
e) Possibilitaria a integração das diferentes regiões do território nacional.

Questão 6

Sou uma pobre velha mulher,
Muito ignorante, que nem sabe ler.
Mostraram-me na igreja da minha terra
Um Paraíso com harpas pintado
E o inferno onde fervem almas danadas,
Um enche-me de júbilo, o outro me aterra.

Os versos do poeta francês François Villon fazem referência às imagens presentes nos templos católicos medievais. Nesse contexto, as imagens eram usadas com o objetivo de
a) Refinar o gosto dos cristãos.
b) Incorporar ideais heréticos.
c) Educar os fiéis do olhar.
d) Divulgar a genialidade dos artistas católicos.
e) Valorizar esteticamente os templos religiosos.

Questão 7
q7
A discussão levantada na charge, publicada logo após a promulgação da Constituição de 1988, faz referência ao seguinte conjunto de direitos:
a) Civis, como o direito à vida, à liberdade de expressão e à propriedade.
b) Sociais, como direito à educação, ao trabalho e à proteção à maternidade e à infância.
c) Difusos, como direito à paz, ao desenvolvimento sustentável e ao meio ambiente saudável.
d) Coletivos, como direito à organização sindical, à participação partidária e à expressão religiosa.
e) Políticos, como o direito de votar e ser votado, à soberania popular e à participação democrática.

Questão 8
Todo homem de bom juízo, depois que estiver realizado sua viagem, reconhecerá que é um milagre manifesto ter podido escapar de todos os perigos que se apresentam  em sua peregrinação; tanto mais que há tantos outros acidentes que diariamente podem aí ocorrer que seria coisa pavorosa àqueles que aí navegam querer pô-los todos diante dos olhos quando querem empreender suas viagens.

Esse relato, associado ao imaginário das viagens marítimas da época moderna, expressa um sentimento de

a)Gosto pela aventura.
b)Fascínio pelo fantástico.
c)Temor do desconhecido.
d)Interesse pela natureza.
e)Purgação dos pecados.

Questão 9

TEXTO I
Olhamos o homem alheio às atividades públicas não como alguém que cuida apenas de seus próprios interesses, mas como um inútil; nós, cidadãos atenienses, decidimos as questões públicas por nós mesmos na crença de que não é o debate o empecilho à ação, e sim o fato de que não se estar esclarecido pelo debate antes de chegar a hora da ação.

TEXTO II
Um cidadão pode ser definido por nada mais nada menos que pelo direito de administrar a justiça e exercer funções públicas; algumas destas, todavia, são limitadas quanto ao tempo de exercício, de tal modo que não podem de forma alguma ser exercidas duas vezes pela mesma pessoa, ou somente podem sê-lo depois de certos intervalos e tempo prefixados.

Comparando os textos I e II, tanto para Tucídides (no século V a.C.) quando para Aristóteles (no século IV a.C.) a cidadania era definida pelo (a)
a) Prestígio social
b) Acúmulo de riqueza.
c) Participação política.
d) Local de nascimento.
e) Grupo de Parentesco.

Questão 10

Antes de o sol começar a esquentar as terras da faixa ao sul do Saara conhecida como Sahel, duas dezenas de mulheres da aldeia Widou, no norte do Senegal, regam a horta cujas frutas e verduras alimentam a população local. É um pequeno terreno que, visto do céu, forma uma mancha verde – um dos primeiros pedaços da “Grande Muralha Verde”, barreira vegetal que se estenderá por 7 000 km do Senegal ao Djibuti, e é parte de um plano conjunto de vinte países africanos.

O projeto ambiental descrito proporciona a seguinte consequência social imediata:

a)Facilita as trocas comerciais.
b)Soluciona os conflitos fundiários.
c)Restringe a diversidade biológica.
d)Fomenta a atividade de pastoreio.
e)Evita a expansão da desertificação.
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