ARTE CAI NO ENEM???

EDUCAÇÃO

História da Arte é tema recorrente no Enem

Exame Nacional

Artistas como Leonardo da Vinci, Pablo Picasso ou Salvador Dalí são indispensáveis e costumam aparecer em diferentes provas
por Portal BrasilPublicado06/10/2014 17h34Última modificação06/10/2014 17h34
Dentre as diversas competências obrigatórias no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), ganha destaque as questões recorrentes sobre história da arte. Além de conhecer as principais vanguardas artísticas, é preciso que o candidato saiba associar obras de arte com o contexto histórico.
Além disso, ao se preparar para o exame, o estudante deve observar atentamente obras artísticas e analisá-las de forma que contemple o contexto histórico, cultural e até mesmo econômico. Uma vez que essa tríade costuma influenciar os artistas, é necessário reconhecer o valor da diversidade artística observando padrões de beleza distintos.
Também é necessário compreender o valor estético como objeto simbólico que represente não só o contexto local, mas também a identidade cultural e os valores culturais inclusos. Ademais, os estudantes devem estar preparados para reconhecer diferentes funções da arte e a produção dos artistas em seus diversos meios culturais.
Artistas como o renascentista Leonardo da Vinci, o cubista Pablo Picasso ou o surrealista Salvador Dalí, são indispensáveis e costumam aparecer na prova. Tanto na parte de ciências humanas como nas demais.
Preparação
As questões de arte são tão importantes como as demais e podem fazer toda diferença na hora de somar os pontos. Para tanto, o candidato pode se preparar utilizando diversas plataformas on-line de estudo como o ‘Questões Enem’, oferecida gratuitamente pela Empresa Brasil de Comunicação.
O aluno pode acessar o aplicativo, que consiste em um banco de questões que reúne as provas de 2009 a 2013. No sistema é possível escolher quais áreas do conhecimento quer estudar. O banco seleciona as questões de maneira aleatória.
Outra opção é o Geekie Games, selecionado pelo Ministério da Educação (MEC) por meio de edital. A plataforma oferece textos, videoaulas, simulados e jogos para os estudantes, tudo on-line.
O projeto idealizado pela 'Geekie' disponibiliza conteúdo gratuito para todos aqueles que queriam se preparar para o Enem. Ao entrar na plataforma, o aluno faz um teste diagnóstico para identificar quais são as dificuldades e níveis de proficiência em diferentes assuntos, de cada um.
Com o relatório em mãos, o aluno tem acesso a um plano de estudos personalizado baseado nas suas dificuldades e pode estudar em aulas disponíveis na própria plataforma. Ao concluir suas atividades, o estudante faz um novo diagnóstico que testará, além dos assuntos já abordados, outros diferentes. Dessa forma, ele tem acesso a um novo plano de estudos.
Enem 2014
As provas acontecerão no dia 8 e 9 de novembro. No primeiro dia, será aplicada a prova de ciências humanas e ciências da natureza e suas tecnologias. A prova vai durar 4h30. Já no segundo dia de prova, os alunos responderão questões de linguagens, códigos e suas tecnologias e matemática. A redação também será aplicada no dia 9. O tempo da prova será de 5h30.
O Enem de 2014 será realizado em 1.699 municípios. Nos dois dias de prova, os portões de acesso serão abertos às 12h e fechados às 13h, de acordo com o horário de Brasília.
Saiba mais
A nota do Enem pode ser usada para participar de vários programas, entre eles o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas no ensino superior público; o programa de acesso a universidades privadas, que disponibiliza bolsas em instituições particulares; e o Sistema de Seleção Unificada do Ensino Técnico e Profissional (Sisutec), que destina a estudantes vagas gratuitas em cursos técnicos. 
O Enem é também pré-requisito para firmar contratos pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e para concorrer a bolsas de intercâmbio pelo Programa de mobilidade internacional.
Fonte:
Portal Brasil com informações da Empresa Brasil de Comunicação e Ministério da Educação 

fonte: http://www.brasil.gov.br/educacao/2014/10/historia-da-arte-e-tema-recorrente-no-exame-nacional-do-ensino-medio

Comentários

MAIS LIDAS

PEÇA TEATRAL SOBRE A CONSCIÊNCIA NEGRA - Professores: Mirian (Português) e Tiago (Arte)

O QUE É E PRA QUE SERVE UM CONSELHO ESCOLAR???

TEXTO "Tráfico Negreiro e Escravismo no Brasil I e II" da PROFESSORA ROSNEY ÀS 6ªs e 7ªs séries INTERDISCIPLINAR com ARTES