CASTELO RÁ-TIM-BUM - A EXPOSIÇÃO

Oi galera, tudo bem?

Como foi dito no último post, a professora de artes Roberta levou a minha turma (2ºC) ao MIS dia 11 para conferirmos de perto a exposição (maravilhosa!) do Castelo Rá-Tim-Bum. Esse post é dedicado à todos que assim como eu antes de ir com a escola, não consegue comprar ingressos ou até mesmo ir por ser um pouquinho longe. Vamos começar então!

Assim que chegamos ao MIS, fomos pra uma sala debater com a guia do museu sobre outros museus que nós já fomos e também entender o que é o Museu da Imagem e do Som de São Paulo.

Após isso, parecia mágica: entramos por uma porta exatamente igual a do castelo! Eu fiquei encantada! O porteiro falava a famosa frase 'Click Clock Still, a porta se abriu'. 



Ao lado dessa porta, encontramos a maquete do castelo. Você sabia que a abertura do programa foi feita com filmagens desta maquete? O fundo (o céu) da abertura era produzido com um vidro pintado em cima da maquete. Interessante, não?



Após passarmos a porta, não estávamos no castelo ainda. Conhecemos mais sobre a parte técnica do programa, que foi lançado em 1994 mas estudado desde 1993. Vimos os roteiros, as sinopses... Algumas das curiosidades que aprendemos são: o bigode do tio Victor foi inspirado no pintor Salvador Dalí e as rodas presentes em sua oficina foram retiradas do filme Tempos Modernos, de Charles Chaplin.






 E finalmente entramos no castelo! 

A primeira sala do castelo é a biblioteca, lugar onde mora o inteligente Gato Pintado. Era ele quem controlava quem podia e quem não podia retirar os livros de lá. 






Após a biblioteca, fomos pro laboratório do Tibio e Perônio. Lá havia um microscópio muito legal que era ligado à câmera e permitia você ver todo o ambiente.






"Raios e trovões!!!" era a frase que escutávamos na oficina do tio Victor enquanto a luz piscava, simulando relâmpagos. A oficina também contava com o par de botas com óculos escuros Tap e Flap que sempre falavam rimando um com o outro.




 Do lado da oficina, os encamentos onde moravam o Mau e o Godofredo. O interessante desse ambiente é que além do barulho de água, haviam imagens projetadas de baratas andando por todo o lugar.





E da sala de música, quem lembra? Lá podíamos sentar e pedalar o piano, assim como no programa.



Hmmmm, que fome deu ver a beleza da cozinha do castelo! No armário haviam as portinhas minúsculas, iguais do programa. Quando essas portinhas eram abertas, podíamos ver fotos das gravações. Havia também uma pia com a famosa música Lavar as Mãos, que nos ensinava a ter higiene antes das refeições e após sujar as mãos.

Eu cozinhando pra todos os leitores do BCC! Só não garanto que esteja bom HAHAH

Isso aí, Thay! Lava toda a louça!

Antes de comer, beber, lamber, pegar na mamadeira
Lava uma (mão), lava outra (mão)



O jardim da Caipora (que aparecia sempre que alguém assobiava) é verde e cheio de plantas que se mexem! As inspirações desse personagem foram: nas roupas, Ney Matogrosso. No cabelo, Shania Twain.


O hall de entrada do Castelo contava com a árvore onde morava Celeste, o Ratinho, o Relógio, as roupas do Nino, do Zeca, do Pedro e da Biba.Também era possível entrar no quarto do Nino, que possuía paredes de HQ's. 



Tchau preguiça, tchau sujeira
Adeus cheirinho de suor!


















O primeiro andar da exposição terminou! Para irmos ao segundo, subimos por uma escada em espiral, exatamente igual à do programa. Essa exposição merece ser parabenizada por representar o castelo fielmente!




Reparem na beleza do lustre das fadinhas!

Assim que entramos no segundo andar, fomos ao quarto da Morgana, tia-avó de Nino, uma poderosa feiticeira. 




Adelaide, sua fiel companheira e mascote de bruxa.


Bruna, Mayara, Paloma e Giovanna fazendo feitiços no caldeirão da Morgana. HAHA
 
Estudo do figurino de Morgana.



Passarinho, que som é esse? O ninho do João de Barro e as Patativas contava com instrumentos musicais pendurados na parede e um ovo em que você podia entrar para tirar fotos. Curiosidade: o João de Barro era trocado, em cada programa era um músico diferente. 


Meu nascimento! HAHAHAH

O lustre de Lana e Lara não foi esquecido! Confira os figurinos das fofíssimas fadinhas:






E chegamos ao fim do castelo! :(((((

Mas não acaba por aqui não! Também tenho foto do figurino de outros personagens pra vocês!!!

Uma jovem repórter, muito bonita e popular na televisão, apresentadora de seu próprio telejornal. Sempre destacando-se por sua vestimenta, maquiagem e cabelos cor-de-rosa, Penélope adora visitar o castelo e se divertir com as crianças.


Etevaldo
No espaço sideral
Etevaldo
Realidade virtual
Etevaldo
Uma visita espacial
Etevaldo
No planeta industrial

Dr. Pompeu Pompílio Pomposo, ou simplesmente, Dr. Abrobrinha, vilão que possui uma obsessão em construir um prédio de cem andares com estacionamento e acredita que o espaço onde o castelo está seria perfeito para isso. Constantemente se disfarça e tenta fazer os moradores assinarem um contrato de venda, mas sempre falha tanto por ser desastrado como por ser descoberto, jurando que um dia o castelo será seu.

Telekid, que respondia sempre o "porque sim não é resposta"
E pra finalizar o post, selfie do segundão C!


E aí, gostaram do post? Expliquei direitinho?
Espero que sim! Principalmente para os leitores que não moram aqui em SP!
Até mais!



Comentários

Anônimo disse…
Parabéns professor Tiago.

MAIS LIDAS

PEÇA TEATRAL SOBRE A CONSCIÊNCIA NEGRA - Professores: Mirian (Português) e Tiago (Arte)

O QUE É E PRA QUE SERVE UM CONSELHO ESCOLAR???

TEXTO "Tráfico Negreiro e Escravismo no Brasil I e II" da PROFESSORA ROSNEY ÀS 6ªs e 7ªs séries INTERDISCIPLINAR com ARTES