Arraial Arte na Rua leva mais de 40 mil pessoas ao Bosque Maia



O Arraial Arte na Rua, uma iniciativa da Rede Globo em parceria com a Prefeitura de Guarulhos e a Secel – Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, atraiu mais de 40 mil pessoas para a grande festa realizada, no final de semana, no  Bosque Maia.

A programação com muita música, dança e comidas típicas de diferentes regiões do país, também contou com a participação de artistas guarulhenses, que animaram o público como Vera Bianca e Guaru, Catiras Bota de Ouro e Orquestra de Violeiros Coração da Viola.

O Prefeito Guti enfatizou a importância da parceria para a concretização do Arraial Arte na Rua. “Guarulhos foi escolhida para receber essa festa incrível entre mais de 600 municípios da grande São Paulo, sem dúvida, motivo de muito orgulho para todos nós diante desse grande presente da Rede Globo para a nossa cidade”, disse ele.

Frequentadores assíduos do local, o encarregado de pintura Jorge Santos e sua esposa, a auxiliar-administrativo Magali de Paula, levaram os cinco filhos para o Arraial.

“A festa está linda, a energia das pessoas está muito boa, é disso que a cidade precisa”, vibrou Jorge. Magali parabenizou a realização do evento pelas opções diferentes e por reunir toda a família: “Temos o hábito de trazer as crianças para brincar e hoje está sendo maravilhoso, porque tem música, dança e comida, isso é muito bom porque nos une ainda mais”.


Muito forró, xote e baião
A animação foi garantida com o melhor da música caipira de raiz e grandes atrações, que tiveram como anfitriões  o grupo Rafa e os Forrozeiros, esbanjando  simpatia no melhor do forró pé de serra, xote e baião.
A dupla Vera Bianca e Guaru,  também emocionou o público com um show intimista e empolgado, que passou por diferentes estilos da música caipira, como Rasgueado, em “Saudade da minha terra”, Chamamé, em “Canoeira do Araguaia”, Arrasta-pé, em “Cana Verde” e “Moreninha Linda”, Pagode caipira, em “Cavalo Enxuto”, Batidão, em “O que tem a Rosa”, e Xote, em “As mocinhas da cidade”.
A Orquestra de Violeiros Coração da Viola fez uma apresentação repleta de lembranças que só a verdadeira música de raiz consegue proporcionar. Entre um “causo” divertido e outro, o grupo tocou canções que reviveram momentos singulares da música caipira, como “Meu Ipê Florido”, “Pescador e Catieiro”, “O Caminheiro”, “A natureza”, “Treze de Maio”, “Velhas Cartas”, “Moreninha Linda”, entre outras.
Animação não faltou na apresentação do Catira Botas de Ouro, que além de trazer para o arraial coreografias ritmadas e sincronizadas, embaladas por modas de viola, ensinou um pouco dessa arte aos participantes. Um  show para animar o público de todas as idades.

As quadrilhas show
O Arraial Arte na Rua também surpreendeu quem visitou o Bosque Maia no final de semana pela variedade cultural de danças típicas oferecidas com as quadrilhas show.
Caipiras Alegres, Tia Chalico, Porto Ribeira, Arcos, Herança Sudestina e Andy e Angel, que foi campeã paulista no concurso de quadrilhas juninas do estado de São Paulo em 2016, deram um show de cores e ritmos efervescentes.
A quadrilha de Bonecões da Mantiqueira surpreendeu o público com alegorias, que pareciam romper as alturas do Bosque Maia, divertindo crianças, jovens, adultos e idosos. Uma festa bonita de se ver.
Um pouco da culinária regional
O Arraial trouxe também um pouco da culinária de diferentes regiões do país, aguçando o paladar dos guarulhenses com iguarias muito especiais, como os pratos caipiras de Redenção da Serra e Taubaté, vinhos de São Roque, doces de Guaratinguetá e Cruzeiro, bolos de Paraibuna, pinhão, bananas e caquis esturricados de São Francisco Xavier e as linguiças de Natividade da Serra.
"Há tempos nossa cidade esperava por uma festa como esta. Mostramos nosso jeito guarulhense de sermos anfitriões, e vem muito mais por aí!", comentou o diretor de Cultura Tiago Ortaet.
O destaque, contudo, ficou por conta da sensacional galinhada do Kambukira, prato original de Guararema, verdadeiro sucesso entre os visitantes.
Teve gente que veio especialmente para provar a galinhada, como a funcionária pública Mayra de Araújo Bezerra Dantas, e seu marido, o analista de logística,  Adriano Marcos Ferreira.
“Eu sou de Natal, no Rio Grande do Norte, e gosto muito de galinhada, é um prato que faz parte da minha cultura. Além disso, tenho grande simpatia pela cidade de Guararema, e essa vai ser uma ótima oportunidade de experimentar e reviver o sabor”, conta animada Mayra.
O jovem casal, que mora em Guarulhos há pouco mais de seis meses, contou ainda que ficaram sabendo da festa pela televisão e pela página da Prefeitura de Guarulhos nas redes sociais.
“Estamos encantados com a festa, não sabíamos que a cidade era tão bem preparada para um evento desse tamanho e agora vamos acompanhar sempre, queremos que aconteçam mais festas como essa”, comemora Adriano.
Fotos: Crédito obrigatório: Sidnei Barros e Nicollas Ornelas

Comentários

MAIS LIDAS

PEÇA TEATRAL SOBRE A CONSCIÊNCIA NEGRA - Professores: Mirian (Português) e Tiago (Arte)

O QUE É E PRA QUE SERVE UM CONSELHO ESCOLAR???

TEXTO "Tráfico Negreiro e Escravismo no Brasil I e II" da PROFESSORA ROSNEY ÀS 6ªs e 7ªs séries INTERDISCIPLINAR com ARTES