Moda é nossa meta por que arte é nossa rotina!!! by Professor Tiago Ortaet


Nesse projeto de moda a marca principal é a interação!

Há tempos atrás, no ano de 2007 surgiu o desejo de um grupo de alunos de extrapolar os estudos estéticos que aconteciam em sala de aula; propus que ousássemos fazer a nossa passarela onde estariam em destaque nossa juventude, sobretudo, estariam nossa quebra de paradigmas. Proposta defendida com todo sucesso!!!

Só seria possível um projeto de intervenção plástica em moda se não nos permitíssemos concordar com os padrões das mídias, com os padrões sociais, mas sim refletirmos coletivamente esses dogmas dessa e de outras gerações; estavam por vir grandes festas, grandes pesquisas e desfiles transgressores.

Na ocasião reunimos líderes culturais do projeto Blog Continental Cultural e optamos em aderir um tema para cada ciclo de desfiles e que essa semana de moda estudantil seria anual para caber dentro do cronograma dos inúmeros outros projetos de arte que realizávamos.

Os ensaios sempre marcaram as semanas que antecedia o grande dia dos desfiles.

Os anos foram passando e eu degustando juntamente com os jovens desse lugar cada nova composição.

Desfiles memoráveis com cenários temáticos, com exposições de vídeos, com o carinho dos alunos, o entusiasmo de cada modelo-aluno e de toda plateia que aprendeu facilmente a respeitar absolutamente todos que passavam por aquela passarela.

Fazer arte é uma ação que não sai de moda em nossa escola. É uma ação permanente!

Já tivemos edições com temas super empolgantes como roupas e produções inspiradas em “Artistas Plásticos de todos os tempos” outra edição com o tema subjetivo titulado de “Veste-reveste” uma edição super entusiasta com o tema “Sustentabilidade” dentre tantas outros temas em que mergulhamos de cabeça em meses de preparação.

A edição de 2013 elegemos o tema ÁFRICA como um desafio a ser batido. Como já previa, missão cumprida!!! Tivemos um desfile encantador e cheio de vida, como a própria africanidade alimenta nossa cultura brasileira.

Tenho o maior orgulho de cumprir um legado com os meninos e meninas que tanto amo; sei do quanto esses momentos se eternizam na memória deles e na minha também.

Que saibamos sempre nos reinventar! Parabéns aos alunos, professores e comunidade... Obrigado de coração aos olhares cheios de carinho para esse projeto que inventei

 

Comentários

MAIS LIDAS

PEÇA TEATRAL SOBRE A CONSCIÊNCIA NEGRA - Professores: Mirian (Português) e Tiago (Arte)

O QUE É E PRA QUE SERVE UM CONSELHO ESCOLAR???

TEXTO "Tráfico Negreiro e Escravismo no Brasil I e II" da PROFESSORA ROSNEY ÀS 6ªs e 7ªs séries INTERDISCIPLINAR com ARTES