SEGUE ABAIXO O ROTEIRO DE ESTUDOS ESTÉTICOS DO SEGUNDO SEMESTRE... A partir de amanhã começaremos os clicks de início de semestre como tradicionalmente fazemos

Obs.: Esse roteiro servirá como norteador de nossas aulas de arte até o dia 30 de Novembro. Esse roteiro é flexível, pois abre infinitas possibilidades de interação e sugestão por parte dos alunos, do mesmo modo favorece os estudos para o vestibular

1)      Redigir uma concepção ampla da palavra “roteiro” com associação de palavras em aula com o professor.

2)      Construir um diário próprio para esse ciclo estético que vivenciaremos a partir de agora. Esse ciclo é a continuação de tudo que já pesquisamos no semestre passado.

3)      Na canção “Notícias Populares” a compositora retrata uma série de acontecimentos cotidianos que ela percebe em seu percurso; ao mesmo tempo está sendo discutido em sala de aula de forma superficial a “Teoria da Deriva” do filósofo Francês GUY DEBORD onde o pensador propõe uma experiência de resignificar nossa rotina, categorizando coisas para questioná-las, percepção dos espaços e do que parecia espontâneo e nem sempre é. Faça uma listagem de ACONTECIMENTOS num de seus trajetos durante a semana; por exemplo: o cachorro que correu atrás do carteiro, uma criança que chorou no ponto de ônibus, quantos portões de madeira existem na rua tal, quantos adultos passavam pela praça x, enfim, um mapa de fatos que ocorrerão.

4)      Pesquise no google EARTH o trajeto que você faz todos os dias para vir até a escola e repare em coisas que você nunca reparou. Anote-as.

5)       Transcreva alguma poesia ou letra de música que trate de situações cotidianas na cidade, ou seja, fatos da vida urbana em detalhes.

6)      Eleja 2 notícias em algum jornal da seguinte forma: Uma delas deve ser de extrema importância pra você, já a outra deve ser alguma notícia que você considere inútil para a sua vida. Recorte-as e as cole no caderno de artes.

7)      Separe 10 rótulos de embalagens de qualquer alimento ou produto industrializado, comercializado. Para ser utilizado na aula prática.

8)      O Poeta Manoel de Barros (exposto em atividade em sala de aula) tem uma escrita bastante metafórica onde compara as coisas, os fatos e as sensações de sua infância. Lembre de sua época de criança e a relação que você tinha com os objetos. Essa relação é a mesma? Você já visitou um lugar que só havia visitado quando criança? Quando você era criança quais eram suas necessidades mais básicas para ser feliz e atualmente quais são?

9)      Faça um traçado DE OLHOS FECHADOS numa folha considerando o trajeto de sua casa até a escola, com todos os detalhes espaciais possíveis, com todas as direitas, esquerdas, subidas, descidas.

10)  Assistir o filme “A história das coisas”

11)  Forme um grupo de até 5 pessoas para o exercício “A CARTOGRAFIA DO CAPITALISMO” onde vocês irão demarcar a silhueta do corpo de um dos colegas num painel. Em seguida inserirão marcas em todo esse corpo. Transcrever em seu “Diário de Bordo” a poesia “EU, ETIQUETA” do poeta brasileiro Carlos Drumonnd de Andrade.

12)  Indicar filmes, documentários e/ou imagens para as aulas de artes que abordem esses assuntos.

13)  Pesquisar dados estatísticos de consumismo e descarte de resíduos sólidos em entidades oficiais. Ex.: Secretaria do Verde e Meio Ambiente (SVMA) ONG´s e etc.

14)  Assistir o Documentário “O LIXO EXTRAORDINÁRIO” do artista brasileiro Vick Muniz.

15)  Comente a frase que um aluno postou no facebook “Tem gente que tem valores, outras tem apenas PREÇO”.

16)  Nos últimos meses quais notícias mais te mobilizaram?


17)  Você já ouviu falar no artista americano Andy Wharol? Então pesquise-o!

Comentários

MAIS LIDAS

PEÇA TEATRAL SOBRE A CONSCIÊNCIA NEGRA - Professores: Mirian (Português) e Tiago (Arte)

O QUE É E PRA QUE SERVE UM CONSELHO ESCOLAR???

TEXTO "Tráfico Negreiro e Escravismo no Brasil I e II" da PROFESSORA ROSNEY ÀS 6ªs e 7ªs séries INTERDISCIPLINAR com ARTES