SEGUE ABAIXO O ROTEIRO DE ESTUDOS ESTÉTICOS DO SEGUNDO SEMESTRE... A partir de amanhã começaremos os clicks de início de semestre como tradicionalmente fazemos
Obs.: Esse
roteiro servirá como norteador de nossas aulas de arte até o dia 30 de
Novembro. Esse roteiro é flexível, pois abre infinitas possibilidades de
interação e sugestão por parte dos alunos, do mesmo modo favorece os estudos
para o vestibular
1) Redigir
uma concepção ampla da palavra “roteiro”
com associação de palavras em aula com o professor.
2) Construir
um diário próprio para esse ciclo
estético que vivenciaremos a partir de agora. Esse ciclo é a continuação de
tudo que já pesquisamos no semestre passado.
3) Na
canção “Notícias Populares” a
compositora retrata uma série de acontecimentos cotidianos que ela percebe em
seu percurso; ao mesmo tempo está sendo discutido em sala de aula de forma
superficial a “Teoria da Deriva” do
filósofo Francês GUY DEBORD onde o
pensador propõe uma experiência de resignificar nossa rotina, categorizando
coisas para questioná-las, percepção dos espaços e do que parecia espontâneo e
nem sempre é. Faça uma listagem de ACONTECIMENTOS
num de seus trajetos durante a semana; por exemplo: o cachorro que correu
atrás do carteiro, uma criança que chorou no ponto de ônibus, quantos portões
de madeira existem na rua tal, quantos adultos passavam pela praça x, enfim, um
mapa de fatos que ocorrerão.
4) Pesquise
no google EARTH o trajeto que você
faz todos os dias para vir até a escola e repare em coisas que você nunca
reparou. Anote-as.
5) Transcreva alguma poesia ou letra de música
que trate de situações cotidianas na cidade, ou seja, fatos da vida urbana em detalhes.
6) Eleja
2 notícias em algum jornal da
seguinte forma: Uma delas deve ser de extrema importância pra você, já a outra
deve ser alguma notícia que você considere inútil para a sua vida. Recorte-as e
as cole no caderno de artes.
7) Separe
10 rótulos de embalagens de qualquer
alimento ou produto industrializado, comercializado. Para ser utilizado na aula
prática.
8) O
Poeta Manoel de Barros (exposto em
atividade em sala de aula) tem uma escrita bastante metafórica onde compara as
coisas, os fatos e as sensações de sua infância. Lembre de sua época de criança e a relação que você tinha com os
objetos. Essa relação é a mesma? Você já visitou um lugar que só havia visitado
quando criança? Quando você era criança quais eram suas necessidades mais
básicas para ser feliz e atualmente quais são?
9) Faça
um traçado DE OLHOS FECHADOS numa
folha considerando o trajeto de sua casa até a escola, com todos os detalhes
espaciais possíveis, com todas as direitas, esquerdas, subidas, descidas.
10) Assistir o
filme “A história das coisas”
11) Forme um
grupo de até 5 pessoas para o exercício “A
CARTOGRAFIA DO CAPITALISMO” onde vocês irão demarcar a silhueta do corpo de
um dos colegas num painel. Em seguida inserirão marcas em todo esse corpo.
Transcrever em seu “Diário de Bordo” a poesia “EU, ETIQUETA” do poeta brasileiro Carlos Drumonnd de Andrade.
12) Indicar filmes, documentários e/ou
imagens para as aulas de artes que abordem esses assuntos.
13) Pesquisar
dados estatísticos de consumismo e
descarte de resíduos sólidos em entidades oficiais. Ex.: Secretaria do Verde
e Meio Ambiente (SVMA) ONG´s e etc.
14) Assistir o
Documentário “O LIXO EXTRAORDINÁRIO” do
artista brasileiro Vick Muniz.
15)
Comente a frase que um aluno postou no facebook “Tem gente que tem valores, outras tem
apenas PREÇO”.
16) Nos últimos
meses quais notícias mais te mobilizaram?
17)
Você já ouviu falar no artista americano Andy
Wharol? Então pesquise-o!
Comentários