O Psicanalista e Mestrando Leonardo Alves reflete sobre a relação professor/aluno


Refletindo sobre a relação professor/aluno...

Penso que a relação docente aluno, da mesma forma que penso na minha relação com meus pacientes.
Na minha atividade como psicologo e psicanalista me coloco em uma postura de aprendizagem daquele indivíduo que se apresenta, para assim entrar em sintonia com suas inteligências, potencialidades, bem como com suas fraquezas, tristezas e sentimentos que i
mpedem seu desenvolvimento. A partir desta sintonia tenho como transmitir o conhecimento que aquele ser humano precisa naquele momento de sua vida.
Acredito que o educador que consegue compreender a dúvida, a angustia de seu aluno, conseguirá construir grandes conhecimentos para vida toda deste aluno, pois o mesmo irá sentir-se acompanhado, e entendido.
Portanto penso na relação Professor/Aluno, como uma mistura de Amor de ensinar, com Amor de Aprender, Paciência de explicar com a Paciência do tempo de elaboração, Vontade de Construir com a Vontade de Edificar, enfim uma parceria onde não dá para saber quem aprendeu mais, quem falou ou quem ouviu!

Leo Alves. 

É psicólogo, psicanalista junguiano e atualmente mestrando em psicologia pela Universidade de Lisboa. É idealizador de projetos que envolvem questões humanas em diferentes abordagens, muitos deles serão divulgados nesse site por sua relevância educativa.

___________________________________________________



Agradeço ao profissional Léo Alves  por me contatar informando-me que nessa reflexão pensou em minha metodologia e mediação com meus estudantes; seguimos na condição de eternos aprendizes, todos nós!!!

Tiago Ortaet

VEJA TAMBÉM

2 comentários