O Psicanalista e Mestrando Leonardo Alves reflete sobre a relação professor/aluno


Refletindo sobre a relação professor/aluno...

Penso que a relação docente aluno, da mesma forma que penso na minha relação com meus pacientes.
Na minha atividade como psicologo e psicanalista me coloco em uma postura de aprendizagem daquele indivíduo que se apresenta, para assim entrar em sintonia com suas inteligências, potencialidades, bem como com suas fraquezas, tristezas e sentimentos que i
mpedem seu desenvolvimento. A partir desta sintonia tenho como transmitir o conhecimento que aquele ser humano precisa naquele momento de sua vida.
Acredito que o educador que consegue compreender a dúvida, a angustia de seu aluno, conseguirá construir grandes conhecimentos para vida toda deste aluno, pois o mesmo irá sentir-se acompanhado, e entendido.
Portanto penso na relação Professor/Aluno, como uma mistura de Amor de ensinar, com Amor de Aprender, Paciência de explicar com a Paciência do tempo de elaboração, Vontade de Construir com a Vontade de Edificar, enfim uma parceria onde não dá para saber quem aprendeu mais, quem falou ou quem ouviu!

Leo Alves. 

É psicólogo, psicanalista junguiano e atualmente mestrando em psicologia pela Universidade de Lisboa. É idealizador de projetos que envolvem questões humanas em diferentes abordagens, muitos deles serão divulgados nesse site por sua relevância educativa.

___________________________________________________



Agradeço ao profissional Léo Alves  por me contatar informando-me que nessa reflexão pensou em minha metodologia e mediação com meus estudantes; seguimos na condição de eternos aprendizes, todos nós!!!

Tiago Ortaet

Comentários

Unknown disse…
Dois icones de educação!
Admiro vocês!
Beijos Rafa Machado
Unknown disse…
Dois ícones!
Admiro muito vocês, assim como os trabalhos que vocês fazem
Grande beijo
Rafa Machado

MAIS LIDAS

PEÇA TEATRAL SOBRE A CONSCIÊNCIA NEGRA - Professores: Mirian (Português) e Tiago (Arte)

O QUE É E PRA QUE SERVE UM CONSELHO ESCOLAR???

TEXTO "Tráfico Negreiro e Escravismo no Brasil I e II" da PROFESSORA ROSNEY ÀS 6ªs e 7ªs séries INTERDISCIPLINAR com ARTES