CONTINUANDO OS ESTUDOS DO CFW12


ROTEIRO DE ESTUDOS ESTÉTICOS – MODA, ARTE E CULTURA
Professor Tiago Ortaet
3º e 4º Bimestre
1)      Elencar palavras que aproximam o universo da moda com a produção artística. Por exemplo: a palavra “procedimento” aproxima uma área da outra, pois procedimento é o caminho para se chegar a um resultado final, e ambas podem usar essa palavra.

2)      Elencar palavras que distanciam a moda da produção artística. Por exemplo: a palavra “lucro” é muito mais usual na indústria da moda do que propriamente da área artística, uma vez que as roupas, em sua maioria, serão reproduzidas e vendidas no comércio.

3)      No documentário “Recortes de Leda” a artista apresenta algumas de suas obras em plena composição em seu ateliê particular. Descreva algumas dessas obras e suas materialidades.

4)      De acordo com as imagens das obras da artista plástica “Nazareth Pacheco” exibidas em sala de aula; quais temáticas e símbolos mais marcantes que você pode destacar aqui? Quais materiais mais usados pela artista?

5)      No documentário “Uma roupa que dança” ficou explicito que desde as cortês da Renascença surgiram as primeiras noções do que entendemos como moda hoje em dia, pois a nobreza encomendava roupas típicas que passassem a identificar os nobres, daí a burguesia queria copiar as roupas dos nobres, eles por sua vez mudavam as roupas, que novamente eram copiadas pelos burgueses; assim sucessivamente. Dê exemplos desse ciclo de cria-copia, copia-cria nos dias de hoje. Quem são modelos dos padrões da atualidade? Você é a favor ou contra essa manipulação ou influência? Pra você quem determina o status das coisas???

6)      O corpo como materialidade da arte pode estar presente em quais linguagens artísticas???

7)      Os homens primitivos vestiam as peles dos animais que eles caçavam para comer, no Egito a grande inspiradora de um estilo foi Cleópatra, as vestes da Idade Média tinham de ser legitimadas pelo poder da igreja; como você analisa o “VESTIR-SE” ao longo da história???

8)     Reorganize sua lista de estilistas nacionais e internacionais




Comentários

MAIS LIDAS

PEÇA TEATRAL SOBRE A CONSCIÊNCIA NEGRA - Professores: Mirian (Português) e Tiago (Arte)

O QUE É E PRA QUE SERVE UM CONSELHO ESCOLAR???

TEXTO "Tráfico Negreiro e Escravismo no Brasil I e II" da PROFESSORA ROSNEY ÀS 6ªs e 7ªs séries INTERDISCIPLINAR com ARTES