DICA DE VERÃO - EXERCÍCIOS

Quer se exercitar no verão? Saiba como se preparar para as atividades ao ar livre

Entre outras dicas, o melhor horário para se exercitar é das 16h às 17h

Verão GNT
Este conteúdo faz parte de:Verão GNT 
Com a chegada do verão, não tem desculpa para não se exercitar. As possibilidades se multiplicam com as atividades ao ar livre, que vão desde passear com o cachorro, correr e pedalar até andar de skate, fazer stand-up paddle e praticar esportes como surfe, vôlei, tênis e basquete. É só querer!

Corrida, running, atleta, isotnico, beber gua, exerccio ao ar livre (Foto: Getty Images)A recomendação é beber de 300ml a 500ml antes de se exercitar ao ar livre. Veja outras dicas na lista, abaixo (Imagem ilustrativa: Getty Images)

"A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda, para pessoas acima de 18 anos, a prática de, no mínimo, 30 minutos de atividade física de cinco a sete dias por semana. Mas o mais importante é que a escolha do exercício se adapte ao estilo de vida e que seja prazeroso. Caso contrário, são muitas as chances de interromper a atividade física", ensina a nutricionista Isabel Jereissati.

Para facilitar ainda mais a sua vida, reunimos cinco dicas para você se organizar para se exercitar ao ar livre no verão. Veja:
  • Defina quais exercícios farão parte da sua rotina

"Você terá muitas opções, então tente analisar as atividades que te dão mais prazer, que mais se adequam ao seu objetivo (emagrecer, manter o peso, ganhar massa muscular etc) e também ao seu tempo. Exercícios como caminhada, corrida, natação, bicicleta e pular corda podem ser incluídos na sua rotina de forma intercalada, três vezes por semana, por exemplo", ensina a consultora em organização Gabriela Brasil.
  • Areia, grama ou asfalto: se vai correr, escolha o melhor lugar

Se você quer mesmo queimar calorias e trabalhar a musculatura ao máximo, corra na areia. "Em função da instabilidade, a areia exige mais do corredor, a pessoa faz mais força, exige mais dos músculos. Ela causa mais alteração no corpo, porque o indivíduo afunda o pé e muda toda a mecânica da corrida, muda a pisada", explica Christiano Marques, diretor técnico e treinador da Markes Running+. Mas se você ainda não está preparada para correr na areia, o efeito é o mesmo na grama, só que em menor intensidade, diz o profissional.

Correr no asfalto é para quem quer ganhar velocidade. Na areia e na grama se treina resistência. "Os tendões não foram feitos para absorver o impacto, mas, sim, para expulsá-
lo. Na areia e na grama, esse impacto é absorvido", complementa.
  • O melhor horário é entre 16h e 17h

Entre 16h e 17h, segundo a nutricionista Isabel Jereissati, há menor risco de lesão e risco de enfarte, pois a pressão arterial é menor e a temperatura corporal e capacidade de força e flexibilidade são maiores neste horário.
  • Beba de 300ml a 500ml de água antes da atividade ao ar livre

As academias têm a vantagem de ter sistema de climatização que mantém uma temperatura estável e mais agradável para a prática do exercício. Ao ar livre a atenção com a desidratação é redobrada. Para evitar a desidratação, Jereissati ensina: beber de 300ml a 500ml de água antes da atividade e 200 a 250ml a cada 20 minutos. 
  • Use roupas leves! Suor não é sinônimo de queimar gordura

Às vezes, a gente se ilude de que o suor significa que estamos queimando gordura. Mas Jereissati esclarece: "A transpiração é perda de água e sais minerais e após o treino o corpo repõe o que perdeu em água", explica.

Roupas leves, confortáveis e frescas são as ideais para não atrapalhar o exercício. "Muitas pessoas acham que quanto mais suor, mais está 'queimando' gordura. Mas roupas quentes e pesadas, na verdade, bloqueiam a saída de suor e podem causar desidratação, pressão baixa e até desmaios", alerta.

FONTE: BEM ESTAR - TV GLOBO

Comentários

MAIS LIDAS

PEÇA TEATRAL SOBRE A CONSCIÊNCIA NEGRA - Professores: Mirian (Português) e Tiago (Arte)

O QUE É E PRA QUE SERVE UM CONSELHO ESCOLAR???

TEXTO "Tráfico Negreiro e Escravismo no Brasil I e II" da PROFESSORA ROSNEY ÀS 6ªs e 7ªs séries INTERDISCIPLINAR com ARTES