VEM AÍ - PRIMEIRO COLÓQUIO CULTURAL DO GLEBA (by Jessica Mendes e equipe)


I. Definição
O Primeiro Colóquio Cultural do Gleba será um espaço de conversação entre várias pessoas, no qual haverá um debate sobre assuntos especificamente relacionados às matérias de filosofia, sociologia, história e artes. Será constituído por comunicações de alunos e professores, e oficinas temáticas realizadas por especialistas da área, que transcenderá as fronteiras entre diferentes matérias do currículo do Ensino Médio. Será, ainda, uma maneira de apresentação de conhecimentos específicos. Para participar da apresentação do colóquio, é necessário elaborar um texto (pequeno resumo), que deverá ser apresentado durante a exposição. O trabalho apresentado é chamado de comunicação.

II. Proposta
Desde Outubro de 2012, após uma visita à 30ª Bienal de Artes (A Iminência das Poéticas), alunos e professores vêm discutindo sobre uma maneira de abordar conhecimentos específicos numa reunião extracurricular. Através, principalmente, das redes sociais, intensificou-se o contato entre alunos, ex-alunos e professores, gerando, assim, a proposta para o evento. Propõe-se, portanto, a realização de um colóquio, no qual seja possível a interação entre escola e comunidade para a apresentação de temas específicos, além de tirar dúvidas e, ainda, desenvolver um debate direto entre os participantes.

III. Conteúdo

A Ideia é explorar a história da humanidade marcando os principais eventos do desenvolvimento cultural (no pensamento, na sociedade, na história e na arte), desde a antiguidade até os nossos dias. Sendo assim, os alunos devem se inscrever enviando resumos de conteúdos ligados à filosofia, sociologia, história e/ou artes, especificando o contexto histórico relacionado ao tema.

Eu tentei escrever estas definições a partir da observação de um Colóquio de Filosofia que será realizado este ano na USP, o qual a professora indicou como modelo. (http://www.fflch.usp.br/df/site/agenda/arquivos/chamada_XVI_encontro_graduacao.pdf)

Também criei um blog na web, que podemos alimentar para divulgar nosso evento:
http://primeirocoloquioculturaldogleba.blogspot.com.br/

Depois de tudo isso, eu ainda conversei com a Tami, e ela (que conhece este tipo de evento muito melhor do que eu, diga-se de passagem, rs) acrescentou algumas propostas relevantes, que eu acho que ela vai dizer aqui em breve.

Enfim. É isso. Ah, claro, devo também reforçar que tudo está sujeito a aprovação geral, alterações e etc. Por favor, acrescentem alguma coisa se eu tiver esquecido. Desculpa de novo pela demora! Boa noite (:

Jéssica Mendes (via grupo de estudos no facebook)

Comentários

MAIS LIDAS

PEÇA TEATRAL SOBRE A CONSCIÊNCIA NEGRA - Professores: Mirian (Português) e Tiago (Arte)

O QUE É E PRA QUE SERVE UM CONSELHO ESCOLAR???

TEXTO "Tráfico Negreiro e Escravismo no Brasil I e II" da PROFESSORA ROSNEY ÀS 6ªs e 7ªs séries INTERDISCIPLINAR com ARTES