Alunos do Ensino Médio (1ºs anos da manhã) irão ao Espetáculo CRIANÇAS DA NOITE com o Professor Tiago Ortaet

Nessa sexta-feira dia 13 de Abril alunos dos 1ºs anos do Ensino Médio visitarão mais uma vez o Centro da Cultura Judaica no bairro do Sumaré na capital Paulistana; nessa ocasião serão espectadores do espetáculo "CRIANÇAS DA NOITE" que promete muitas reflexões.

Outras turmas serão contempladas brevemente com outras ações culturais do professor.


Autor de Einstein, peça que o Núcelo Arte Ciência no Palco encena há mais de doze anos, Gabriel Emanuel traz para a cena outra figura histórica: Janusz Korczak. Pedagogo ainda hoje influente, foi também um exemplo de coragem naquele trágico ano de 1942, em Varsóvia, quando ele e as crianças de seu orfanato terminaram num trem para Treblinka.

Na guerra só sobrevive quem não tem escrúpulos? É ao redor dessa questão que se estabelece o debate entre Janusz e Adam Czerniakov, presidente do Conselho Judaico do Gueto, quando este resgata um menino das mãos da polícia. Já não há mais o que comer no gueto, e Czerniakov ainda negocia com os nazistas quais, entre os membros de sua comunidade, serão deportados para os campos de concentração.

A direção do premiado Marco Antônio Rodrigues procura transcender esse embate moral limítrofe, buscando uma aproximação com nossa própria experiência. Afinal, em que medida estamos imunes à tragédia presente em nossa vida cotidiana? A peça trata os campos de concentração não como uma exceção, mas como um desdobramento inerente ao mundo moderno.
Contemplado com o Prêmio 2011 de Montagem Teatral do Centro da Cultura Judaica – Casa de Cultura de Israel

VEJA TAMBÉM

11 comentários